Unicesumar
Unicesumar

Inovação e criatividade compõem cronograma da Semana de Gestão e Contábeis da UniCesumar

Programação é formada por profissionais que tratarão temas como design thinking, investimento, educação financeira e desenvolvimento de startups

Um dos objetivos da UniCesumar é oferecer aos alunos e à comunidade ações de desenvolvimento e aprendizagem sobre os mais variados assuntos. Por isso, entre os dias 21 e 24 de outubro, a Instituição promoverá a 16ª Semana de Gestão e Contábeis, com palestras, workshops e minicursos. O evento, que abrange temáticas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior e Processos Gerenciais, ocorrerá das 19h às 22h30 no campus da UniCesumar.

Neste ano, o evento foi idealizado a partir de duas palavras: inovação e criatividade. Por isso, toda a programação foi desenvolvida para contemplar essa proposta, com a participação de profissionais que são referência na área para tratar temas como design thinking, investimentos, relação do contador com a Receita Federal, neurociência, educação financeira e o desenvolvimento de startups.

Segundo o coordenador dos cursos de administração da UniCesumar, Reginaldo Carneiro, as atividades foram escolhidas em conjunto com o Núcleo Docente Estruturante dos cursos envolvidos. Para ele, é importante que o conhecimento esteja sempre em primeiro lugar. “O aluno precisa estar ciente de que o conhecimento não é obtido somente durante a graduação, mas também após isso. Seja com uma pós-graduação, mestrado ou doutorado, os estudantes precisam aprender a aprender. Ou seja, terem domínio do aprendizado deles.”

Uma das novidades é que, neste ano, a Semana de Gestão e Contábeis inclui atividades matutinas, com o workshow “O Músico e o Mágico”.

FUTURO DAS PROFISSÕES

Os participantes da semana também acompanharão workshops e palestras sobre o mercado de trabalho em si. Além disso, estarão presentes representantes de agências recrutadoras, que darão dicas para entrevistas e trarão oportunidades de estágio e emprego para os acadêmicos.

Para o professor Reginaldo Carneiro, trabalhar o futuro das profissões é algo essencial no contexto atual. “O dinamismo é muito forte. Talvez a profissão que hoje está em evidência não esteja daqui a dez anos, assim como a profissão que será muito relevante talvez ainda nem exista. O aluno tem que ter essa percepção”, explicou.

STARTUPS E INTERAÇÃO DOS ALUNOS

Além das palestras, aproximadamente 70 alunos se dividiram em grupos inscreveram projetos em uma oficina dedicada ao desenvolvimento de startups. Durante três dias, eles receberão orientações sobre as propostas e, na quinta-feira (24), os projetos serão apresentados a investidores-anjo da Software By Maringá e Startup Flugo.

“Por se tratar de um tema que está em evidência e ter um significado muito forte junto aos cursos de administração, o desenvolvimento de startups também fará parte da nossa programação”, disse o professor Reginaldo.

A programação da Semana de Gestão e Contábeis também inclui apresentações culturais, atividades em grupo para apresentação de trabalhos e minicursos oferecidos pelos próprios alunos. Para mais informações, basta acessar o site oficial do evento.

SERVIÇO

XVI Semana de Gestão e Contábeis

Data: 21 a 24 de outubro

Horário: 19h às 22h (exceto workshow “O Músico e o Mágico”);

Local: Campus da UniCesumar (conferir local de cada atividade de acordo com a programação);

Valor: R$ 25,00;

Realização: UniCesumar.

Últimas notícias

Categorias