Unicesumar
Unicesumar
RECOMENDE:

EAD - Dúvidas Frequentes

A Unicesumar investe na melhoria da qualidade do Ensino a Distância, sempre atendendo às necessidades e anseios da região. Dessa forma, para auxiliá-lo no seu desenvolvimento educacional, disponibilizamos, abaixo, informações importantes que podem contribuir para uma melhor compreensão do ambiente virtual e do aprendizado mediado pela Internet. Em caso de dúvidas técnicas, acesse a Central de Ajuda - Dúvidas Técnicas.

Caso não tenha encontrado a informação que procura, entre em contato, gratuitamente, com nosso atendimento pelo telefone:

0800-600-6360

PARA CANDIDATOS

Networking, termo tão valorizado no mundo corporativo, fica ainda mais rico na EAD. Por meio da plataforma digital, você pode ampliar seu contato com pessoas, do Brasil inteiro, que possuam ideias e aspirações iguais às suas.

Sim, nos termos do Art. 5º do Decreto 5.622 de 2005: Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional. Dessa forma, os certificados e diplomas da modalidade a distância não diferem, em nada, dos diplomas e certificados da modalidade presencial. Vale ressaltar que a UniCesumar emite seus próprios diplomas e certificados, o que garante uma agilidade no recebimento dos mesmos, tão logo acabe o curso.

A Educação a Distância da UniCesumar funciona por meio de transmissão via satélite e internet. As aulas são transmitidas, ao vivo, diretamente dos estúdios do NEAD - Núcleo de Educação a Distância da UniCesumar para todo o Brasil. Os alunos podem assistir às aulas em casa ou no polo de apoio presencial. Para quem não consegue acompanhar as aulas em tempo real, estas ficam disponíveis no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem onde o aluno poderá visualizá-las quantas vezes quiser.

Para conferir se uma instituição é credenciada pelo MEC, entre no site www.educacaosuperior.inep.gov.br e use as palavras-chave e/ou expressões: "instituições de educação superior", "cursos de graduação", "autorização" ou "credenciamento".

Se surgirem dúvidas durante a aula ao vivo, estas poderão ser sanadas em tempo real via chat, pois o mediador irá transmitir o seu questionamento e o professor responderá ao vivo. Caso tenha dúvida fora do horário de aula, esta deverá ser feita ao mediador, que está apto para fornecer orientações específicas sobre os conteúdos e responderá em um prazo de até 48 horas úteis.

Faça um levantamento, pois geralmente é possível visualizar o curso antes de efetuar a matrícula.

Confira o número de ferramentas disponíveis;
Verifique o número de horas para treinamento;
Converse com alunos e ex-alunos e peça informações;
Avalie o método, os critérios de avaliação para conclusão e a plataforma de gestão de curso.

É uma modalidade de ensino não presencial, mediada por tecnologias, que oferece cursos de graduação e pós-graduação com a mesma qualidade dos cursos presenciais.

Alinhada aos novos ritmos dos estudantes de hoje, a Educação a Distância oferece ensino capacitado, com flexibilidade de horários e locais de estudo. Durante os cursos, o aluno tem acesso a aulas gravadas e ao vivo, tutores de apoio, materiais didáticos diferenciados e toda a estrutura necessária para que conclua seus estudos com comodidade e qualidade.

Os novos métodos de ensino que fazem uso da tecnologia são baseados no estudo de teóricos da educação como Jean Piaget e Constance Kamis, que defendem a mudança de foco do aprendizado do professor para o aluno. Na Educação a Distância é o aluno o responsável por organizar seu tempo de estudo e ditar seu desenvolvimento, cabendo ao professor exercer o papel de tutor, orientando esse processo. Na EAD UniCesumar, o aluno conta com a ajuda de profissionais capacitados a orientar e apoiar os estudantes na construção desse aprendizado.

As atividades acadêmicas complementares são componentes do Projeto Pedagógico de cada curso e cumprem dois objetivos:
1. Estimular a prática de estudos independentes, buscando uma progressiva autonomia profissional e intelectual do estudante;
2. Possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive as que se referem à experiência profissional, que sejam relevantes para a área de formação.

São consideradas atividades complementares: monitorias, visitas monitoradas, estágios extracurriculares, iniciação científica, participação em projetos de pesquisa e de extensão, participação em eventos científicos (seminários, simpósios, congressos, conferências, entre outros), certificação em cursos de extensão, matrícula em disciplinas oferecidas por outros cursos da UniCesumar ou por outra instituição, publicação de produção científica e outras atividades definidas, reconhecidas, supervisionadas e homologadas pelos colegiados de curso.

A flexibilidade do tempo e o controle que o aluno tem sobre seu estudo são alguns dos diferenciais da Educação a Distância, que permite ao estudante desta modalidade conciliar a vida pessoal e profissional aos estudos. A modalidade a distância possibilita, também, que pessoas que residam longe de instituições de ensino consigam concluir cursos de graduação e pós-graduação, mesmo não estando presente no polo de apoio presencial*.

Dessa forma, você pode escolher uma instituição séria, reconhecida pela qualidade de ensino que oferece, mesmo sem residir na mesma cidade. Outro ponto positivo e muito importante é a economia que o aluno consegue ao optar pela Educação a Distância; além de não gastar com transporte todos os dias, as mensalidades são até 74% mais baratas. É a tecnologia abrindo novas possibilidades e ajudando na realização de sonhos.

*Há avaliações presenciais obrigatórias.

Sites importantes sobre EAD como o da ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância), neste site é possível fazer uma busca por cursos de EAD de diversos níveis e áreas de conhecimento. Clicando no link você encontrará todos os cursos de Educação a Distância credenciados pelo MEC e os polos onde são ofertados. Basta acessar e fazer a pesquisa.

É possível, também, conferir os cursos ofertados ou as instituições participantes da Universidade Aberta do Brasil na página da própria UAB na internet. A legalidade, tanto do polo quanto da instituição que está ofertando o curso, pode ser checada acessando o Sistema de Consulta de Instituições Credenciadas para a Educação a Distância e polos de apoio presencial.

O material é composto por livros, impressos e conteúdo on-line, que estão disponíveis no AVA. Todos os materiais são preparados por profissionais extremamente capacitados e reconhecidos nacionalmente.Os materiais disponibilizados no AVA incluem:

Material de leitura: no qual o aluno encontra os fundamentos teóricos que lhe darão suporte para a compreensão dos conceitos inerentes à disciplina em estudo. Este material pode ser impresso e também visualizado em diferentes dispositivos que suportam o formato PDF.

Aulas conceituais: são aulas produzidas e gravadas pelos professores, com explicações que possibilitam a compreensão dos conceitos referentes à disciplina e sua aplicação prática no mercado de trabalho.

No Brasil, as bases legais para a modalidade de Educação a Distância estão estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, regulada pelo decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007, e pela portaria normativa nº40, de 12 de dezembro de 2007.

Nos cursos de graduação da Educação a Distância da Unicesumar, o aluno  pode desenvolver todas as atividades, regularmente,  onde preferir, através da internet.

A obrigatoriedade de comparecer ao Polo de Apoio Presencial acontece para a  realização de avaliações, tanto da disciplina que ocorre duas vezes por módulo bimestral conforme a metodologia de cada curso, quanto para as provas de segunda oportunidade ou substitutivas.

Na pós-graduação, o aluno pode assistir às aulas e fazer suas atividades totalmente on-line. É obrigatório comparecer ao Polo de Apoio Presencial para a realização das duas provas presenciais finais e, ainda, para defesa escrita do TCC.

As aulas são ministradas por professores titulares, altamente treinados e qualificados para essa atividade. Há, ainda, o apoio dos tutores que têm a função de acompanhar virtualmente os alunos, desde o início até o final do curso, com orientação de atividades, trabalhos acadêmicos e esclarecimento de dúvidas.

Em caso de dúvidas técnicas, acesse a Central de Ajuda - Dúvidas Técnicas.