Unicesumar
Unicesumar

Biotec-Cesumar vai sediar experiência de clonagem animal

O Departamento de Pesquisa da Materbaby-Reprodução Humana e Genética em conjunto com o Centro Universitário de Maringá (Cesumar) realiza nesta sexta e sábado (27 e 28), o “I Curso Teórico-Prático avançado em Reprodução”. Um dos pontos altos desse curso será a clonagem de uma vaca, sendo esta a primeira experiência a acontecer no Paraná.


Outra importante pesquisa a ser divulgada será uma técnica de vitrificação de óvulos desenvolvida em Maringá, que deverá diminuir sensivelmente o congelamento de embriões em laboratório, trazendo solução para os problemas ético, moral e religioso que os pesquisadores estão enfrentando.


Este curso representa um marco nas pesquisas que vêm sendo realizadas em Maringá, segundo o médico organizador e diretor da Materbaby, Carlos Gilberto Almodim. Conforme explicou, o curso é inédito e reúne pela primeira vez, na América Latina, profissionais que lidam com reprodução humana e animal.


O curso terá como convidado especial o médico veterinário Gabor Vatja, do Instituto de Agricultura e Ciências da Dinamarca. Doutor Gabor é um dos maiores especialistas em reprodução, congelamento e clonagem animal do mundo. Tem sido responsável pelas principais pesquisas no processo de vitrificação de gametas e embriões.


Doutor Gabor fará uma clonagem animal para transmitir experiência e conhecimento para todos os presentes.  O interesse, segundo Almodin, não é para clonar humanos e sim dar início a uma linha de pesquisa que possibilite clonar células sadias para repor em caso de doença, principalmente as degenerativas. Como por exemplo, abrir caminho para a clonagem de células do tecido nervoso que possibilite a recuperação de paraplégicos e cegos. Já no caso da veterinária, existe o interesse de aprimoramento genético.


Doutor Gabor e doutor Carlos Almodin resolveram unir experiêcias e estarão discutindo a possibilidade de desenvolvimento de pesquisa em conjunto aqui em Maringá. Neste curso, doutor Almodin estará apresentando o modelo de vitrificação de gametas que desenvolveu e já testou, estando inclusive com a primeira gestação neste momento.


O curso terá aulas teóricas ministradas pelos doutores Gabor Vajta e Carlos Almodim no dia 27 pela manhã e prática no dia 27 à tarde e 28 pela manhã, no Centro de Biotecnologia do Cesumar,   instalado na Fazenda Experimental da instituição.

Últimas notícias

Categorias