Você está perdendo o sono para descobrir como fazer um currículo perfeito?

Essa tarefa é desafiadora, mas não impossível. Para ajudar você, preparamos este post!

Continue lendo para conferir nosso guia completo para escrever o seu “folheto de vendas pessoal” e conquistar a oportunidade de trabalho que tanto deseja.

unicesumar_cta_1_3_modelos_de_curriculo_para_encher_os_olhos_das_empresas

Como fazer um currículo perfeito

Siga as dicas abaixo para preencher cada parte do currículo, passar à frente de outros candidatos e conseguir ser chamado para a entrevista:

https://www.youtube.com/watch?v=mctcfU8KZms&feature=youtu.be

1. Dados pessoais: inclua apenas as informações essenciais

Está vendo esta seção do currículo da Paula? Esse pequeno trecho destacado a seguir é um ótimo exemplo do que você NÃO deve fazer.

PAULA SILVA SANTOS

16/07/1993

Penha, Rio de Janeiro/RJ

RG 012345678 – DIC/RJ

CPF 000.000.000-00

Filiação: Maria Silva Santos e José Silva Santos

(21) 0100-0000 | (21) 9000-0000

paula_rbd_forever_2005@email.com

Na hora de preencher a primeira seção do currículo, nada de incluir o número de todos os seus  documentos. Você não precisa informar os dados de seu CPF, RG, título de eleitor, passaporte ou qualquer outro documento de identificação pessoal.

Além disso, não acrescente os nomes de seus pais e fique de olho no seu e-mail. Nada de usar aquela conta com apelidos que você tem desde a adolescência, pois isso causa má impressão. Caso não tenha um e-mail mais “sério”, crie um novo!

Mas, afinal, o que colocar nessa parte? As seguintes informações:

  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • Telefone para contato (se possível, um telefone fixo e celular)
  • E-mail
  • Endereço completo (rua, número da casa ou prédio e apartamento, bairro, cidade e CEP).
  • Link do perfil no LinkedIn

Só isso? Sim!

Essas informações são mais que suficientes para que o recrutador tenha uma ideia da região que você mora, possa entrar em contato facilmente e verificar a sua rede social profissional.

Veja como ficou o currículo da Paula ajustado:

PAULA SILVA SANTOS

16/07/1993

Rua dos Pardais, 10, Bloco 2, ap. 301, Bairro, Cidade / ES

(21) 0100-0000 | (21) 9000-0000

paulasantos@email.com

linkedin.com/in/nomedeusuario

Bem melhor, concorda?

Agora, vamos para a segunda seção – um espaço valioso que muitos candidatos usam da forma errada!

2. Objetivo profissional: informe o cargo que deseja ocupar

Um erro muito comum nesta segunda parte é colocar objetivos genéricos como “colaborar com o crescimento da empresa”, “estou à disposição para ocupar qualquer cargo” e por aí vai.

Esse tipo de informação não ajuda o recrutador a descobrir rapidamente o que você deseja. Lembre-se de que o departamento de Recursos Humanos recebe uma grande quantidade de currículos frequentemente.

Sabe o que isso significa? Que o profissional responsável pela análise tem pouco tempo para ler cada documento durante o processo de triagem. Se você não consegue chamar atenção do jeito correto, seu currículo será descartado. Você não quer que isso aconteça, certo?

Mas o que informar como objetivo profissional? Simples: o cargo específico que você deseja ocupar.

Vamos voltar ao exemplo da Paula para ficar mais fácil entender como fazer um currículo perfeito? Ela é uma estudante de Pedagogia que está à procura do primeiro estágio remunerado.

Em vez de informar objetivos imprecisos – como vimos –  ela descobriu que ser direta é a melhor prática para seu currículo se destacar. Como participou de atividades na brinquedoteca da sua faculdade e gostou da experiência, Paula informou o seguinte no objetivo profissional: Estágio em Pedagogia para atuar na Brinquedoteca

Quando o recrutador da vaga para Brinquedoteca bater o olho no currículo, vai saber rapidamente o que Paula quer fazer na empresa. E provavelmente vai continuar lendo para saber um pouco mais sobre as experiências profissionais que ela teve.

Faça isso no seu currículo também!

3. Resumo profissional: escreva sobre suas qualificações e diferenciais

Esse momento é desafiador para todos que buscam fazer um currículo perfeito. Afinal, como preparar um parágrafo sucinto e interessante que faça você sair na frente na busca por um emprego?

Para ajudar nessa tarefa crucial, veja o que a Paula escreveu no primeiro resumo profissional: Sou uma pessoa determinada e dinâmica. Não tenho medo de colocar a mão na massa para trabalhar: sou proativa e sempre ajudo quando posso. Se não souber fazer alguma coisa, corro atrás de conhecimento para aprender. Preciso apenas de uma oportunidade para demonstrar minha garra e colaborar com o crescimento da empresa.

Se você fez algo parecido no seu currículo, saiba que isso provavelmente é um dos fatores que dificultam a sua entrada no mercado de trabalho.

Um bom resumo profissional não deve ser assim.

Mas como elaborá-lo? Esse parágrafo deve ser objetivo e apresentar, sem demora, suas experiências e diferenciais para a vaga que deseja ocupar.

Vamos ver como Paula ajustou esse trecho para fazer um currículo perfeito?

Ela encontrou a seguinte vaga:

Estagiário de Pedagogia

Atribuições

  • Atuar nas diferentes áreas da Brinquedoteca
  • Recepcionar as crianças e monitorá-las durante as atividades lúdicas
  • Manter livros e brinquedos organizados
  • Preparar atividades lúdicas e recreativas adequadas às faixas etárias das crianças

Requisitos

  • Cursar Pedagogia (entre o 3º e 6º semestre)
  • Concluir o curso nos próximos 12 meses

Diferencial

  • Experiência prévia em atividades para crianças de 0 a 10 anos na Brinquedoteca da faculdade

Depois que viu esse anúncio, Paula modificou o seu resumo profissional e o deixou desse jeito: Experiência de 1 ano em rotinas da Brinquedoteca do Centro Universitário de Maringá: recepção e monitoramento de crianças, desenvolvimento de atividades lúdicas para a faixa etária de 0 aos 10 anos e organização diária de jogos, livros e brinquedos.

Percebe como Paula virou o jogo a seu favor? Como estudante universitária ela ainda não tinha uma experiência de trabalho formal no mercado de Pedagogia. Mesmo assim, conseguiu desenvolver um resumo profissional eficaz em que aproveita as experiências que teve durante os estudos na faculdade.

E você, que está em busca de como fazer o currículo perfeito, deve seguir o exemplo dela. Portanto, dê uma olhada na vaga que deseja conquistar para adaptar o seu resumo profissional e todo o resto do currículo.

Lembre-se de que esse pequeno texto precisa evidenciar que você tem experiência, conhecimento e, se possível, diferenciais para obter a posição ofertada pela empresa.

como fazer um currículo perfeito

4. Formação acadêmica: liste apenas os cursos de longa duração

Essa é a etapa mais fácil desse processo sobre como fazer um currículo perfeito! Aqui, você deve listar a faculdade que você fez (ou está cursando), assim como as datas de início e término. Paula deixou o currículo dela assim:

Licenciatura em Pedagogia

Unicesumar – Centro Universitário de Maringá

Jul/2016 a jul/2019 (cursando 4º período)

Como ela já está matriculada na faculdade, não precisou informar onde estudou no ensino médio. Mas se você ainda não começou os estudos universitários, deve obrigatoriamente informar onde cursou o ensino médio, mencionando também o período de início e término. Veja um exemplo:

Colégio Estadual da Cidade

Ensino Médio

Jan/2013 – dez/2015 (concluído)

Você deve preencher esse campo porque é um dos critérios usados pelos profissionais de RH para verificar se o candidato é compatível ao cargo ofertado.

unicesumar_cta_1_3_modelos_de_curriculo_para_encher_os_olhos_das_empresas

 

5. Experiência profissional: forneça dados reais e atualizados

Este é, provavelmente, o item que mais preocupa quem está em busca do primeiro emprego depois da faculdade e tem pouca experiência no mercado. Afinal, como fazer um currículo perfeito se o candidato nunca trabalhou com carteira assinada na área?

Você não precisa perder o sono por causa desta seção. Vamos mostrar como pode preenchê-la para deixar o currículo atraente aos olhos dos recrutadores.

Primeiro, vale listar as informações que não podem faltar. Veja quais são elas:

  • Nome da empresa
  • Tempo em que trabalhou (datas de entrada e saída)
  • Cargo ocupado
  • Atribuições (atividades e projetos realizados, resultados obtidos)

Segundo, você pode incluir um trabalho voluntário ou estágio não remunerado que tenha feito anteriormente. Mesmo sendo atividades sem um retorno financeiro, você certamente teve vivências comuns ao ambiente corporativo.

Isto é, deve ter trabalhado em equipe, desenvolvido planejamentos, estabelecido metas e objetivos, produzido relatórios, entre outras atividades. Portanto, não deixe essas experiências de fora. Veja como Paula organizou esta seção assim que aprendeu como fazer um currículo perfeito:

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Brinquedoteca Unicesumar – jan/2017 a atual

Estagiária em Pedagogia

  • Recepção de crianças e monitoramento das atividades lúdicas
  • Organização diária dos materiais da brinquedoteca
  • Planejamento de atividades lúdicas e recreativas para crianças de 0 a 10 anos.

Projeto: processos de planejamento das atividades lúdicas, resultando em um artigo acadêmico com análise dos benefícios gerados à equipe e às crianças.

Agora é a sua vez: liste suas experiências. Comece pela mais atual para a mais antiga. E nada de tentar melhorar o currículo acrescentando vivências que não teve, combinado?

Lembre-se de que os recrutadores podem ligar para as empresas para pegar referências sobre o seu trabalho no local. Portanto, seja franco durante a elaboração deste documento.

6. Idiomas: seja honesto ao informar seu nível de conhecimento

Não caia na tentação de informar que seu Inglês é intermediário quando, na verdade, ainda não saiu do “the book is on the table”. Assim como todos os dados que incluiu até agora, o nível de conhecimento do idioma deve ser real.

Em outras palavras, saber como fazer um currículo perfeito significa ser sincero ao informar o seu nível de inglês, espanhol, francês ou qualquer outro idioma.

Mas devo colocar nível básico também? Não! Se você tem conhecimento mínimo de uma língua estrangeira não vale a pena adicionar esse dado no currículo. Afinal, como ajudar a empresa com um domínio superficial do idioma?

Acrescente essa informação a partir do nível intermediário, mencionando os níveis das habilidades de leitura, escrita e conversação.

Veja como Paula, que aprendeu inglês estudando sozinha online, incluiu esse dado na hora de fazer um currículo perfeito: Inglês intermediário (leitura, escrita e conversação).

7. Informações complementares: liste cursos e vivências relacionados à área de atuação

A última seção do currículo perfeito também requer cuidados. Nesta etapa, você não pode cair na armadilha de listar todos os cursos que fez até hoje.

Aqueles atuais e antigos que você fez por hobby e não estão relacionados ao seu trabalho devem ficar de fora. Acrescente apenas as formações de curta duração que demonstram que você está atualizado sobre a/o profissão/ramo e agregam valor ao seu currículo.

Por exemplo, digamos que uma empresa requer conhecimento avançado em Excel para um profissional ocupar a vaga. Você já sabia que dominar o uso desse programa era importante para o seu futuro e, por isso, fez um curso sobre o tema no ano passado.

Não deixe-o de fora do seu currículo: liste-o no documento, informando o nome da formação, o nível de conhecimento, o período de estudos, a carga horária e o nome da instituição. Veja como a Paula fez isso: Brinquedoteca Escolar e Aprendizagem Infantil – set/2017 a nov/2017 (Instituição XYZ / 40h)

Pronto! Agora você sabe como fazer um currículo perfeito.

Para ajudar a ter uma ideia ainda melhor de como esse documento importantíssimo deve ficar, dá uma olhada no trecho abaixo para conferir o currículo repaginado da Paula.

cta_2_curriculo

Estrutura completa de um currículo perfeito

PAULA SILVA SANTOS

16/07/1993

Rua dos Pardais, 10, Bloco 2, ap. 301, Penha, Rio de Janeiro / RJ

(21) 0100-0000 | (21) 9000-0000

paulasantos@email.com

linkedin.com/in/nomedeusuario

OBJETIVO PROFISSIONAL

Estágio em Pedagogia para atuar na Brinquedoteca

RESUMO PROFISSIONAL

Experiência de 1 ano em rotinas da Brinquedoteca do Centro Universitário de Maringá: recepção e monitoramento de crianças, desenvolvimento de atividades lúdicas para a faixa etária de 0 aos 10 anos e organização diária de jogos, livros e brinquedos.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Licenciatura em Pedagogia

Unicesumar – Centro Universitário de Maringá

Jul/2016 a jul/2019 (cursando 4º período)

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Brinquedoteca Unicesumar – jan/2017 a atual

Estagiária em Pedagogia

  • Recepção de crianças e monitoramento das atividades lúdicas
  • Organização diária dos materiais da brinquedoteca
  • Planejamento de atividades lúdicas e recreativas para crianças de 0 a 10 anos.

Projeto: processos de planejamento das atividades lúdicas, resultando em um artigo acadêmico com análise dos benefícios gerados à equipe e às crianças.

IDIOMAS

Inglês intermediário (leitura, escrita e conversação)

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Brinquedoteca Escolar e Aprendizagem Infantil – set/2017 a nov/2017 (Instituição X / 40h)

Percebe como esses ajustes fazem diferença? Se o seu currículo está precisando de uma cara nova, separe um tempo ainda esta semana para modificá-lo.

Mas atenção! A sua jornada para fazer um currículo perfeito ainda não terminou. Antes de  imprimi-lo ou enviá-lo pela internet, é preciso conhecer os erros que deixam você mais longe do primeiro emprego.

Erros que impedem a seleção de seu currículo

Veja algumas falhas que fazem o seu currículo ser eliminado de primeira durante o processo de triagem no departamento de Recursos Humanos.

Informações desatualizadas

Cuide bem do seu currículo! Mantenha o documento sempre em dia com os seus dados de contato (telefone e email) atuais. Se você usa uma plataforma online para buscar vagas de emprego, atualize o sistema quando mudar o número do celular, da casa ou e-mail.

Se você distribui currículos impressos, vale entregar uma nova versão naquela empresa que deseja trabalhar.

Omissão de dados

Lembra que falamos para você ser sincero com as informações fornecidas? Não omita dados nem experiências duradouras no seu currículo. Isso pode gerar desconfiança no recrutador e tirar você do jogo do processo seletivo.

Linguagem inapropriada e erros de português

O currículo é um documento profissional. Portanto, nada de escrever em tom informal pois os recrutadores notam esses detalhes e podem descartá-lo se você usar linguagem inadequada. Antes de enviá-lo para empresa, revise-o atentamente para ajustar o texto e encontrar erros de português que podem acabar com você.

Poluição visual

Cuide também para que o seu currículo não esteja poluído visualmente. Ou seja, não use diferentes fontes em cores e tamanhos variados. Mais vale um currículo simples e objetivo, produzido no bom e velho editor de texto do que um currículo “criativo” que dificulta a localização das informações.

Currículo longo demais

O ideal é que você reúna as informações em uma folha. Mas se isso não for possível, atente-se para manter todos os dados relevantes em apenas duas páginas.

Pronto! Agora você já sabe como fazer um currículo perfeito. Que tal receber mais novidades sobre educação e dicas para se dar bem no mercado de trabalho?

Acompanhe de perto a Unicesumar nas redes sociais: siga o perfil no Instagram e curta a página no Facebook para ficar por dentro de conteúdos que ajudam a impulsionar sua carreira.

unicesumar_cta_1_3_modelos_de_curriculo_para_encher_os_olhos_das_empresas

Avalie este post

Comentários

Comentários