Unicesumar
Unicesumar

Extensão do Festival de Cinema começa segunda no campus


Começa segunda-feira no Cesumar a extensão do 9º Festival de Cinema de Maringá, que este ano irá percorrer 19 locais diferentes na cidade e região. O Centro Universitário de Maringá recebe pela primeira vez a apresentação desse expressivo festival, que se consolidou como um dos mais importantes eventos culturais da cidade nos últimos nove anos.

Considerado um dos maiores eventos de cinema do sul do país, o festival superou a expectativa dos organizadores este ano, tendo recebido a inscrição de  456 filmes de curta e longa metragem, dos quais 72 foram selecionados para apresentação em Maringá.

O Cesumar receberá a apresentação dos 72 filmes de 4 a 8 de junho em três espaços diferentes: Praça do Conhecimento, Auditório Dona Etelvina (bloco 7)  e auditório de Odonto (bloco 6), com horários simultâneos de exibição pela  manhã e  à noite. O acesso é livre a todo o público universitário e pessoas da comunidade.

De acordo com o organizador do evento, Pery de Canti, a extensão no campus será especial e relevante "porque vamos atingir o público universitário". Mas ele lembra que ao todo o festival terá dezenove  locais de apresentação, incluindo diversos bairros de Maringá e cidades vizinhas, além do cine móvel - uma novidade no evento - e oficinas de cinema.  

A coordenadora de Artes Visuais do Cesumar, Deborah Kemmer, diz que é um prazer para a instituição receber um evento como este, que estimula o desenvolvimento da cultura e da educação. "Nós vamos aproveitar para associar a criação da arte cinematográfica com as atividades e conteúdos de sala de aula", relata.

Programação e debates

A programação no campus inicia-se na segunda-feira de manhã, com exibições a partir das 9h30, no auditório Dona Etelvina e auditório de Odonto. Serão quatro exibições no Dona Etelvina - um documentário e três curtas (ficção e animação) – e duas no auditório de Odonto.

Já à noite, serão exibidos 13 filmes de curta metragem na Praça do Conhecimento, a partir das 19h30. No auditório Dona Etelvina, será exibido o longa "Réquien para Laura Martin", de Luiz Rangel e Paulo Duarte, que tem como protagonista o reconhecido ator Anselmo Vasconcellos e a atriz Cláudia Alencar, homenageados este ano pelo Festival  com o troféu "Cunha de Aço".

Debates com diretores e atores também estão previstos. Logo na primeira noite (segunda-feira) estará presente no Dona Etelvina o protagonista do filme, Anselmo Jorge, ator que compõe o elenco oficial do humorístico Zorra Total, da Rede Globo, e que já participou de mais de 50 filmes nacionais.

Na programação de terça-feira à noite está incluída a presença da esposa de Abdias Nascimento, um  político negro que lutou contra o racismo, cuja história é contada no filme de mesmo nome.  Já no terceiro dia, quarta-feira, estará presente o diretor do filme de animação "A verdadeira origem das espécies" , Tadao Miaki, e na sexta-feira o protagonista do filme "Dia de preto", Marcelo Batista.

Confira aqui a programação completa.

Últimas notícias

Categorias