Unicesumar - Nova marca

Assessoria de Imprensa Unicesumar

Orquestra Cesumar grava DVD ao vivo neste domingo
  Notícia(s) Relacionada(s)
Público que quiser prestigiar pode comparecer ao teatro Calil Haddad às 20 horas; entrada é gratuita

______________________________________________

Domingo, dia 18, será um novo marco na história da Orquestra Filarmônica do Cesumar, que grava o seu primeiro DVD ao vivo em um grande espetáculo aberto ao público, no teatro Calil Haddad de Maringá.

A gravação do DVD ao vivo foi uma idéia do reitor da instituição, professor Wilson de Matos Silva, e tem a intenção de comemorar os seis anos de existência da Orquestra e mostrar para o público um pouco de todo o trabalho que o grupo vem desenvolvendo na cidade e região para valorizar a música orquestrada.

Toda a produção e gravação será feita pelo próprio Cesumar, tendo à frente o engenheiro de som Emmanuel Tavares, coordenador de estúdios na instituição. Ele disse que o trabalho pretende expressar simplicidade, não no sentido técnico, mas com um repertório cativante, unindo músicas clássicas e populares conhecidas do público.

Serão gravadas catorze canções com a participação de solistas, Grupo Vocal e Coral Cesumar. Segundo o maestro Davi Oliveira, o repertório passará do erudito ao popular, das óperas aos temas de filmes.

"Tecnicamente, o trabalho envolve muita gente, desde a pré-produção até a finalização do produto", disse Tavares, lembrando que há gente envolvida com a cenografia, áudio, vídeo e todo o processo de pós-produção, que vai da edição de imagens, mixagem de áudio, efeitos gráficos à masterização.

Para fazer a captação de imagens e som serão utilizadas sete câmeras e 24 microfones e cerca de 30 pessoas estarão envolvidas nesse processo. O início das gravações começa no domingo à tarde e irá demandar de 6 a 8 horas de trabalho, segundo informou o engenheiro responsável.

O espetáculo será aberto ao público somente à noite, a partir das 20 horas. É o momento em que serão feitas captações de imagens do público, das reações sonoras e visuais, integrando a platéia à apresentação da orquestra.

O espetáculo irá ainda além da apresentação musical, pois juntamente com a execução das músicas serão inseridos em três telões de três metros de altura por oito de largura, imagens que ilustram cada canção.

A montagem final do DVD vai incluir também o making off, mostrando como foi desenvolvido todo o trabalho, desde os preparativos iniciais, os ensaios da orquestra, os bastidores antes da gravação e declarações de pessoas importantes dentro de todo o processo de produção.

O  DVD deverá ter cerca de 1 hora e meia de apresentação e só chegará ao público em meados de dezembro. Depois de todo processo de gravação, o engenheiro Emmanuel Tavares prevê de 20 a 30 dias para finalização da montagem e produção da matriz, que será enviada então para réplica em uma fábrica de São Paulo.

A Orquestra
A Orquestra Filarmônica do Cesumar começou a ser montada em janeiro de 2003 pelo regente titular Davi do Carmo Oliveira e pelo spalla Bruno de Oliveira Corrêa, ambos vindos de Belo Horizonte (MG), a  convite do reitor da instituição, Wilson de Mattos Silva, que idealizou o projeto da Filarmônica.

Já em fevereiro, com o grupo de músicos montado, tiveram início os ensaios e em 17 de março do mesmo ano ocorreu a primeira apresentação para o público acadêmico. Dois meses depois, a OFC fez apresentação aberta à comunidade na Praça da Catedral.
A OFC é totalmente subsidiada pelo Cesumar, que se preocupa com a divulgação da boa música e com a formação do indivíduo como um todo, ratificando a cada dia a cultura e a arte por toda a cidade de Maringá e região.
A orquestra executa um repertório eclético, com obras eruditas, populares brasileiras, temas de filmes, entre outros. Seus integrantes - em sua maioria - são estudantes de graduação superior em música, sendo que alguns já possuem graduação na área. A Orquestra é composta hoje por 55 músicos.

Repertório

1.      J. BIZET: Prelúdio da Ópera Carmen (orquestra)
2.      M.W. SMITT: Agnus Dei (coro e orquestra) / arr.: Lari Goss
3.      L. WEBBER: Don´t Cry For Me Argentina (solista e orquestra) / trans.: Davi Oliveira / solo: Ana Vitória