Unicesumar - Nova marca

Alunos do Cesumar são vencedores do FIEP Criando Moda
Assessoria de Imprensa Cesumar. Colaboração de Alexandre Fumagalli

Alunos do Cesumar são vencedores do FIEP Criando Moda
Os ganhadores: Bruna Almeida (short vermelho), Rafael Yudi (camiseta preta) e Edson José (calça marrom) ao lado da coordenadora de moda (vestido preto) e do reitor Wilson Matos
  Notícia(s) Relacionada(s)
Acadêmicos de Moda levaram os três primeiros lugares do concurso e a instituição ficou com o prêmio Destaque

Pela segunda vez, acadêmicos do curso de graduação de Moda do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) conquistaram os três primeiros lugares na nona edição do Concurso FIEP Criando Moda, que ocorreu na última sexta-feira (23), no Moinho Vermelho Eventos, em Maringá, e tinha como tema: "África – Inspirações". A instituição novamente recebeu o prêmio Destaque.

O primeiro lugar ficou para Bruna Anadão de Almeida, que levou para a passarela uma apresentação performática. As modelos entraram dançando para apresentar o título "Vida da terra", que, por meio de formas e cores, demonstrou a cultura do continente africano. O look conceitual foi traduzido em um macacão com pernas e cintura volumosas na cor verde; colares coloridos adornavam o busto. O look comercial veio em um vestido na altura dos joelhos e decote profundo entre os seios, balonê e assimétrico, formado por várias faixas com estampas diferentes, onde predominavam as cores verde e vermelho.

O acadêmico Rafael Yudi Faria Yaedú ficou com a segunda colocação e trouxe até a passarela o título "Encontro com Oyá", remetendo ao misticismo e crenças africanas. Elementos surpresas tomaram conta da apresentação, de maneira que a cada passo das modelos os looks se transformavam em frente ao olhar atento da platéia. O modelo comercial começou por uma saia assimétrica e blusa decotada na cor terra, que passou para um short na cor terra e um colete acinturado por uma fita vermelha. O chapéu presente no look conceitual, por fim, virou uma
bolsa.

Édison José da Silva levou o prêmio de terceiro. Com o título "Máscaras Áfricas", o acadêmico incorporou uma mobília como elemento surpresa em sua apresentação. A máscara que fazia parte do look conceitual se transformou em uma cadeira.  A tradução da inspiração do conceito para o comercial veio em um vestido de frente-única curto, com a mesma estampa do look conceitual; a barra assimétrica dava um volume ao vestido e uma trama, fazendo um modelo de espartilho, acinturava a roupa.

O desfile final do concurso apresentou dez trabalhos vindos de cinco instituições diferentes, de quatro cidades do Estado. O Cesumar esteve presente com cinco participantes: Bárbara de Moraes Silva, Bruna Anadão de Almeida, Édison José da Silva, Fernanda Tiemi Tanaka e Rafael Yudi Faria Yaedú. Na fase inicial do concurso, os estudantes do Cesumar concorreram com 72 inscritos.

Para a coordenadora do curso de Moda, Sandra Franchini, os três primeiros lugares conquistados por alunos do Cesumar é muito satisfatório porque mostra o resultado de um trabalho que vem sendo feito durante  anos para que o curso tenha um perfil voltado para muita pesquisa, o que dá base à criação dos alunos. "Nada é por acaso, os alunos trabalharam muito, pesquisaram profundamente o tema e cada vez fica mais evidente que não se faz moda por acaso, com simples ímpetos de criação. É notória a mudança de estilo que os nossos alunos estão tendo, assim como é importante o envolvimento dos professores no processo de orientação a cada um", disse a coordenadora, ao ressaltar que o resultado do concurso é importante também  para os confeccionistas da região perceberem que "estamos formando profissionais de moda capazes de sair da faculdade e ir para o mercado de trabalho"

Promovido pelo Sindivest (Sindicato da Indústria do Vestuário) e Prefeitura Municipal de Maringá FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) o Fiep Criando Moda é destinado a acadêmicos de moda, design e confecção e tem como objetivo descobrir, divulgar e incentivar os novos talentos, além de projetar o Estado do Paraná como produtor de moda.

» 30/10/2009 - Cesumar empresarial precisa de voluntários para projeto
» 29/10/2009 - SESI e Cesumar avaliam saúde dos trabalhadores de indústrias
» 29/10/2009 - Semana de Jornalismo discute a democratização da comunicação
» 29/10/2009 - Alunos inauguram cantinho da leitura no Hospital Municipal