Unicesumar - Nova marca

Formada em Fisioterapia, Márcia Angeli dedica carreira há três décadas à dança
Assessoria de Imprensa Unicesumar

Ex-aluna do Cesumar recebe o Prêmio Acim Mulher
Márcia posa com um dos grupos de balé em sua academia
  Notícia(s) Relacionada(s)
"Estou lisonjeada". É assim que Márcia Angeli demonstra a emoção pelo título que receberá na noite de hoje no Teatro Marista. Eleita por um júri que reuniu pessoas de diversos segmentos profissionais, Prêmio Acim Mulher 2011 será oferecido à profissional que vem dedicando sua vida, desde os sete anos, à dança e às artes. Profissional em Dança pela Banca do Teatro Guaíra e formada em Fisioterapia pelo Cesumar, Márcia vem se destacando há 30 anos na cidade por sua veia empreendedora e busca constante pelo aperfeiçoamento.

O amor à arte ela aprendeu em casa. A família Angeli incentivava os filhos a dedicar um período todos os dias para alguma expressão artística. Foi assim que Márcia começou a produzir suas primeiras coreografias ainda menina. "Minha família sempre nos transmitiu valores de responsabilidade, pontualidade e comprometimento. Isso eu herdei e trouxe para a dança e foi assim que comecei a conquistar minhas primeiras turmas de alunos".

Aos 16 anos, durante o 3º ano do ensino do médio que o lado empreendedor aflorou mais forte e foi emancipada pelos pais para abrir a sua academia, atendendo a inúmeros convites para aulas particulares. "Comecei com 7 alunos. Em um mês eram mais de 100".

Anos mais tarde a já consagrada professora de dança passou para o banco dos alunos e iniciou o curso de graduação em Fisioterapia. Ela conta que buscava conhecer melhor as nuances do corpo humano e formas para melhorar o desempenho de seus alunos. "É preciso ter humildade para reconhecer que a gente não sabe tudo. É por isso que é tão importante pesquisar sempre, aprender mais e mais".

Márcia lembra da rotina atribulada de estudos uma vez que assistia às aulas em período integral no Cesumar e ao final do dia ainda tinha aulas na academia até tarde. "Tive de conciliar a faculdade e queria entender mais o corpo, entender como melhorar as técnicas. A Jaqueline Guinoza [ex-coordenadora de Estética] era uma grande amiga de classe e ia sempre à minha casa após eu sair da academia para me ajudar a estudar. Quando o sono batia,  ela vinha e falava 'mais um pouquinho, vamos'. Isso foi lindo". Para ela, estudar é fundamental e uma tarefa de todos os dias.

Sempre humana, Márcia define como o momento mais marcante de sua carreira a homenagem que prestou ao grande companheiro de trabalho Marcos Leão. "Alguns dias antes de falecer, ele me pediu ajuda para coreografar a inauguração do balé de Londrina. Foi um momento muito doloroso [pausa] e perde-lo foi traumático. Eu acabei criando uma coreografia em homenagem a ele". Outros momentos marcantes foram a homenagem que prestou a Andréa Luz, dançarina que ficou paraplégica, e o espetáculo com crianças carentes de uma escola do Jardim Santa Felicidade. "Todos com histórias de vida muito tristes, muito fortes e foi uma emoção inexplicável".

Entre os projetos futuros, Márcia Angeli está escrevendo um livro sobre anamnese com o aluno de dança para entender o desenvolvimento motor.

O Cesumar é um dos patrocinadores da homenagem a sua ex-aluna. O evento está na oitava edição e é realizado pelo Conselho da Mulher Empresária e Executiva de Maringá (ACIM Mulher). Tem o apoio da ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá) e conta com o patrocínio de diversas empresas.

Foto da capa: Ivan Amorim (ACIM)

» 31/03/2011 - RUC estreia programa sobre economia e mercado
» 31/03/2011 - Secretário de Estado da Comunicação visita o Cesumar
» 31/03/2011 - TV Cesumar entra no ar