Unicesumar - Nova marca

Reitor destaca compromissos com a educação na Semana Pedagógica
Assessoria de Imprensa Unicesumar

Reitor destaca compromissos com a educação na Semana Pedagógica
Professores, coordenadores e diretores acompanham palestra do reitor Wilson Matos
  Notícia(s) Relacionada(s)
Aproximadamente quinhentos professores, coordenadores e diretores participaram ontem à noite da abertura da Semana Pedagógica 2013 do Cesumar, que tem como intuito debater a transformação pelo conhecimento  e servir como preparativo para o novo ano letivo.

A abertura da Semana foi marcada pela palestra do reitor Wilson de Matos Silva, que discorreu sobre os projetos da instituição no que consiste à busca da qualidade, como também os investimentos e ampliações programados para os  próximos dois anos com a finalidade de continuar seu ritmo de expansão.

Para o reitor Wilson Matos, o sistema educacional  é o instrumento operacional para construir o formato de futuro que a sociedade pretende obedecendo os valores que ela mesma estabelece. "Nossa luta é para estabelecer um sistema que permita transmitir o conhecimento em alto nível, capaz de promover mudanças sociais e melhorar a vida das pessoas e do país", disse o reitor.

Wilson Matos lembrou que o projeto de qualidade do Cesumar está ancorado em dezoito programas que dão suporte à equipe pedagógica para agir e levar o aluno a estudar cada vez mais, bem como incentivá-lo na busca do conhecimento. "Nós temos visitado países do mundo todo conhecendo modelos educacionais e procuramos implantar aqui aquilo que temos visto nos países mais desenvolvidos."

Dentre as propostas para o desenvolvimento da educação de qualidade, o reitor informou que este ano entra em curso o programa de "aula Estruturada". O projeto prevê que os temas a serem tratados em sala de aula pelos professores deverão antes ser estudados em casa pelo aluno, de forma que a aula se torne mais rica e participativa. "Trata-se do modelo que a maioria dos países desenvolvidos já vêm usando, porque o padrão de apenas o professor transmitir conhecimento em sala de aula está ultrapassado", frisou.

A Semana Pedagógica prossegue até sexta-feira (1), com diversas palestras, oficinas e reuniões entre professores e coordenadores de cursos. Entre os temas que serão tratados nas palestras estão o plano de ensino como elemento chave para a implementação do projeto pedagógico, liderança e gestão de pessoas e, ainda, como perceber melhor a vida através de uma visão diferenciada.

Também serão tratados os atos regulatórios do MEC (Ministério da Educação), diretrizes curriculares nacionais e o cotidiano educacional e o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

As palestras da Semana Pedagógica do Cesumar estão sendo transmitidas ao vivo na internet  pela TV Cesumar  e podem ser vistas pelo site www.cesumar.br. O link para acesso está disponível no banner rotativo número 1. O internauta pode se conectar pelo facebook.