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05/02/2013
Calouros de Pilotagem de Aeronaves chegam cheios de expectativa
Curso é novo no Cesumar e um dos poucos no Sul do país; carreira está em ascensão
Assessoria de Imprensa Unicesumar
 
Calouros de Pilotagem de Aeronaves chegam cheios de expectativa
O coordenador do curso, professor César de Melo, fala aos alunos no primeiro dia de aula
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Mais do que em qualquer outro tipo de formação, o curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves, faz os alunos, literalmente,  pensarem em voar alto. Sim, é com a expectativa de atuarem em grandes companhias aéreas que chegaram vários calouros da primeira turma do curso no Cesumar, voltado a formar tanto pilotos como preparar os profissionais para atuar em outras áreas da aviação civil.

Com duração de dois anos,  o curso de Pilotagem de Aeronaves de nível superior é novo na instituição e um dos poucos ofertados na região Sul do País. Por isso, a turma é formada por muitos alunos da região de Maringá, mas também de outros estados como São Paulo e Minas Gerais.

 A turma conta com 46 alunos e a grande maioria é homem. Duas mulheres apenas fazem parte do grupo e uma delas já experiente, com brevê de piloto privado. Trata-se de Alyne Mayara Carneiro, de Umuarama,  que pretende, com o curso superior, ingressar para a aviação comercial.

A turma é heterogênea, com muitos alunos iniciantes, mas também pessoas que já estão no mercado, segundo o coordenador do curso, professor César Roberto de Melo, que foi instrutor da Força Aérea Brasileira por 30 anos e é especialista em meteorologia, embora tenha como formação básica a pedagogia.

Segundo o professor Melo, o mercado hoje da aviação é bastante promissor e a formação superior está sendo valorizada pelas companhias aéreas. "O momento é ainda animador inclusive para as companhias regionais, já que a presidente Dilma anunciou recentemente a intenção de estimular a aviação de pequeno porte; portanto, muitas vagas de trabalho irão se abrir no país."

Expectativas

Atrás dessas novas oportunidades está o estudante Matheus Araújo Teixeira, que veio de Alfenas (MG) para fazer o curso em Maringá. Ele já tem formação técnica de piloto, mas quer completar os estudos e obter o diploma superior a fim de galgar novas oportunidades. 

"Desde pequeno eu sempre disse que ia ser piloto e estou atrás de realizar o meu sonho", disse ele, ao observar que as perspectivas de ganhos na carreira também o atraem e que pretende entrar para uma grande companhia aérea no futuro.

Lucas Soares também escolheu o curso pelo prazer que sente de voar.  Ele é de Campo Mourão, próximo a Maringá,  e praticante de voo à vela.  Assim como Matheus, sonha com a aviação comercial e a realização na carreira.

Já o paulistano Diego Henrique não teve facilidade de escolher a profissão porque a mãe é médica e queria que o filho seguisse a mesma carreira. Mas, por influência de um amigo do avô, que era piloto e ele admirava, decidiu-se pela aviação. Diego contou que procurou faculdades em São Paulo que oferecessem o curso e não encontrou, por isso buscou o Cesumar.

Já a segunda mulher matriculada no curso é Inara Bianchini Spagnol, de Cianorte, que escolheu a profissão devido ao seu espírito aventureiro, segundo disse. Ela acha que o curso vai ser difícil, mas disse que vai dar conta.  "Considero uma boa profissão", afirmou a caloura.  

O curso

O curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves conta com parte teórica realizada no Cesumar, enquanto a parte prática será realizada em escolas de aviação homologadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), devendo o aluno realizar 35 horas de voo para a licença de piloto privado e 150 horas para obter o certificado de piloto comercial. O aluno passará ainda por provas teóricas, com banca da ANAC, a cada período de estudo para obter as certificações necessárias para o exercício profissional.

A formação oferece aos profissionais habilidades para trabalhar no transporte aéreo regular (companhias aéreas  -  domésticas ou internacionais) ou geral (serviços aéreos especializados, como aviação executiva, transporte aeromédico, aerofoto, aeroagrícola, publicidade aérea, ensino, etc), dentro dos níveis de proficiência estabelecidos nos exames da Agência Nacional de Aviação. Também para operar sistemas complexos de navegação, aplicar regras de tráfego aéreo de acordo com as condições meteorológicas e procedimentos de segurança de voo, dentre outros.