Reitor Wilson Matos (ao centro), vice-reitor, Wilson Filho (à dir,) e o presidente da Mantenedora, professor Cláudio Ferdinandi |
Notícia(s) Relacionada(s) |
Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira à tarde, o reitor Wilson de Matos Silva, o vice-reitor Wilson Filho e o presidente da mantenedora, professor Cláudio Ferdinandi, explicaram sobre a nova fase que a instituição está passando e os motivos porque mudou sua marca para Unicesumar.
O reitor lembrou que em 23 anos de história a instituição se consolidou e se tornou reconhecida pela qualidade e credibilidade e, por isso, dá agora um novo passo rumo à continuidade de sua expansão, deixando de ser uma marca apenas regional para avançar ainda mais por todo o Brasil.
A nova marca parte da proposta de universalidade, uma vez que a instituição chega em 2013 com 50 mil alunos, atingindo grande parte do território nacional por meio do ensino presencial e à distância. Hoje a UniCesumar está presente em doze estados, com o funcionamento de 58 polos de EAD (Educação à Distância), e também recebe alunos estrangeiros de 13 países.
"Diante de pesquisas realizadas, apontando os atributos da marca (qualidade, credibilidade, responsabilidade, comprometimento e modernidade) e o reconhecimento da instituição no Estado, tomamos a decisão de transformar a sigla Cesumar – que remete a Centro Universitário de Maringá - em nome próprio e acrescentar o prefixo "Uni", que remete à autonomia universitária que um centro universitário possui, facilitando o reconhecimento da população quanto ao segmento e à organização acadêmica que a instituição está inserida", explicou Wilson Matos.
Segundo a resolução Nº 7, de 28 de novembro de 2008, do Conselho Nacional de Educação, que dispõe sobre a utilização de denominações e siglas por Instituições de Educação Superior, a sigla "Uni" é de uso exclusivo de instituições de Educação Superior detentoras da prerrogativa legal de autonomia universitária, entre elas universidades e centros universitários.
O vice-reitor Wilson Filho explicou sobre o sentido da nova marca, mas enfatizou que a missão da UniCesumar continua a mesma, que é "promover a educação de qualidade nas diferentes áreas do conhecimento, formando profissionais cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária".
Novos investimentos
Os investimentos para os próximos anos anunciados pelos reitor Wilson de Matos Silva e o vice-reitor Wilson Filho juntamente com o lançamento da nova marca preveem a ampliação da estrutura física do campus e também a expansão do número de polos de educação à distância. A instituição projeta chegar a 150 polos de EAD em 2015 e 120 mil alunos em 2016 no ensino presencial e a distância.
Como suporte para este crescimento, a UniCesumar, uma das maiores empregadoras de Maringá, com 1.800 funcionários atualmente, deu início este ano à construção de um prédio administrativo de nove pavimentos e 9 mil metros quadrados de área construída. O investimento chega a R$ 18 milhões, gerando cerca de 200 empregos diretos e indiretos.
Também estão projetados abertura de novos campi em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Guarapuava e Arapongas com investimentos que deverão chegar a mais de R$ 40 milhões nos próximos anos. Ponta Grossa é a primeira cidade a ser beneficiada. Já está adiantado na cidade o processo de abertura dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Além disso, a instituição criou este ano o ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação e também conta com três novos programas de mestrado para aprovação na Capes (Coodenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): Ciências Aplicadas à Saúde, Gestão do Conhecimento nas Organizações e Tecnologias Limpas.
A nova marca
A marca UniCesumar é formada por um símbolo e um logotipo que representam toda transformação e evolução que a instituição alcançou nas áreas do conhecimento, tornando-se referência regional e nacional por sua qualidade e compromisso na formação de profissionais.
O elemento central da marca é uma modernização da logo anterior, que representa a letra "C" de Cesumar juntamente com a esfera tridimensional característica.
Como a proposta é retratar uma evolução, tanto da logo quanto da instituição, um novo arco é colocado ao redor do conjunto central, representando agora a letra "U" de autonomia universitária.
O logotipo é escrito em tom de cinza nas letras iniciais "Uni" e, no restante, Cesumar, em tom azul. As letras U e C em caixa alta remetem aos elementos que a representam na marca.
|