Unicesumar - Nova marca

Orquestra Filarmônica Unicesumar faz concerto de 10 anos neste domingo
Assessoria de Imprensa Unicesumar

Orquestra Filarmônica Unicesumar faz concerto de 10 anos neste domingo
Orquestra tocará canções que mais caíram no gosto do público ao longo de dez anos
  Notícia(s) Relacionada(s)
No próximo domingo (28),  o Teatro Calil Haddad recebe em seu palco mais uma apresentação histórica da Orquestra Filarmônica Unicesumar. O grupo formado por sessenta músicos completa dez anos de atividades e comemora a data com um concerto relembrando o melhor do seu repertório. A apresentação começa às 20 horas e toda a comunidade é convidada a prestigiar mais uma vez o trabalho da Filarmônica.

Durante dez anos de história, a OFUC se apresentou mais de 200 vezes gratuitamente  para o público de Maringá e muitas outras cidades do Paraná e do interior paulista, tendo como um dos espetáculos mais prestigiados o concerto "Temas de Filmes", levado ao Teatro Guaíra no ano passado e ao Teatro Calil Haddad, em Maringá,  reunindo um público aproximado de 5 mil pessoas.

Como a admiração pela Orquestra cresceu ano a ano e o seu repertório foi sempre bastante variado, o maestro Davi Oliveira conta que resolveu fazer o concerto de 10 anos, reunindo as principais canções do repertório da OFUC, ou seja, aquelas que mais caíram no gosto do público.

A peça de abertura da noite de comemoração dos dez anos será a Dança Húngara N°5, de Johannes Brahms; para representar o ano de 2003, Adágio in C Minor, de Yanni; 2004, Amigo de Deus, de Adhemar de Campos; 2005, Swept  Away, de Yanni; 2006, Aquarela do Brasil, de Ary Barroso; 2007, Santorini, de Yanni; 2008, tema do filme "O Senhor dos Anéis", de Howard Shore; 2009, tema do filme "Piratas do Caribe", de Klaus Badelt; 2010, da suíte "Reisado do Pastoreio" Batuque, de Lorenzo Fernandes; 2011,  Sinfonia do Novo Mundo, de Antonin Dvorak; 2012, tema do filme "Gladiador", de Hans Zimmer; 2013,  Um Sábado Qualquer, de Wellington E. Alves.

Para o maestro Davi Oliveira, "a grande satisfação ao longo de dez anos de trabalho é sentir que ganhamos uma legião de admiradores e saber que fizemos a diferença dentro do cenário cultural da cidade, ao implementar um projeto que vem contribuindo para que as pessoas tomem o gosto tanto pela música erudita quanto às apresentações orquestrais, o que não era comum na cidade até então".

A Orquestra

A Orquestra Filarmônica UniCesumar (OFUC) foi idealizada pelo reitor Wilson de Matos Silva e criada em janeiro de 2003, sob a coordenação do Diretor Artístico e Maestro Davi Oliveira. Mantida pela UniCesumar, a OFUC iniciou seus ensaios em fevereiro do mesmo ano, sendo que a primeira apresentação ocorreu no dia 17 de março de 2003, no campus universitário.

A Filarmônica já gravou vários CDs e três DVDs, sendo dois deles, gravados ao vivo nos anos de 2009 e 2010 no Teatro Calil Haddad de Maringá e, em 2012, também ao vivo, no Teatro Guaíra de Curitiba (PR).

A Orquestra executa um repertório diversificado com obras eruditas, populares nacionais e internacionais, trilhas sonoras, dentre outros. Os concertos temáticos também fazem parte do conteúdo inovador e qualificado da Orquestra com apresentações didáticas, infantis, temas de filmes, operísticas e sacras.

Consta na história da Filarmônica mais de 200 apresentações realizadas tanto em teatros quanto em igrejas, parques, praças e clubes das cidades do interior paranaense e paulista.

Seu corpo artístico é formado por estudantes de música, profissionais da área com formação superior, músicos de outras áreas do conhecimento e da comunidade. Conta hoje com 60 músicos além da equipe de apoio do DCA – Departamento de Cultura e Artes.

Em 2012 os integrantes da OFUC receberam da Câmara de Vereadores de Maringá o Título de Mérito Comunitário pelos serviços prestados à cidade.

A apresentação do concerto será às 20 horas, no Calil Haddad.
Entrada: um litro de leite longa vida (deve ser trocado pelo ingresso no local, uma hora antes do início da apresentação).

» 30/04/2013 - NOTA DE PESAR
» 29/04/2013 - Concerto de 10 anos da OFUC lota teatro Calil Haddad
» 29/04/2013 - Diretoria do Sicredi visita a Unicesumar
» 29/04/2013 - Estudantes de farmácia orientam sobre uso correto de medicamentos e coletam remédio vencido