Unicesumar - Nova marca

- Sistemas
  
16/09/2013
Festival de Cinema: Conheça as sinopses dos filmes apresentados na Unicesumar
Assessoria de Imprensa Unicesumar
 
Festival de Cinema: Conheça as sinopses dos filmes apresentados na Unicesumar
  Notícia(s) Relacionada(s)
Segunda feira (16/09) - Manhã - Auditório Joaquim Lauer (bloco 6 )

9h30 - Um filme para Dirceu, de  Ana Johann - documentário/80 minutos
O documentário paranaense "Um filme para Dirceu", de Ana Johann conta a história do gaitero Dirceu, que aos 17 anos ficou paraplégico e depois voltou a andar.

10h50 - O Fim do Filme, de André Dib -  Ficção/15 minutos
João Lucas é funcionário de uma videolocadora e sempre acaba revelando o final dos filmes aos clientes. Após ser surpreendido com uma cliente que aluga sempre o mesmo filme, os dois passam a debater nas madrugadas o que quer dizer o final desse filme.

Segunda feira (16/09) - Noite - Praça do Conhecimento


19h30 - Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas, de Ceci Alves - 13 minutos
Filme que trata da homofobia e seus desdobramentos. No caso real, eram duas travestis de rua; no curta, uma delas é de show e sua melhor amiga faz pista. Na noite de abordagem, ela termina sendo levada por engano, junto com a outra, de rua. A de show sobrevive e denuncia os algozes de Joy. E tem que fugir do País para se proteger. Mas, antes, ela faz uma apresentação de despedida, em homenagem à amiga que morreu. Parte da ação dramática do curta acontece durante este show. É fácil deduzir por que há pelo menos duas décadas os versos de Mudanças – cantados por Vanusa com ênfase dramática de fazer corar feministas que na década de 70 queimavam sutiãs em praça pública – são os preferidos de 10 entre 10 travestis e transformistas que fazem shows em boates gays Brasil afora.
Gravada no LP Mudanças, lançado em 1986, a música, feita por Sérgio Sá e a própria Vanusa, embala o curta-metragem Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas, de Ceci Alves, que resgata a história das travestis baianas Luana e Joyce, obrigadas a se jogar no mar para fugir dos tiros e espancamento de dois policiais que as escoltaram à noite até a perigosa praia da Pedra do Sal, em Salvador.
O caso, com ampla cobertura pelos jornais baianos, aconteceu na década 90 do século passado. Joyce morreu, mas Luana conseguiu se salvar e denunciar os militares. Hoje vive na Itália assistida pelo Programa de Proteção a Testemunhas.

19h45 -  Abrigo ao Sol, de Emerson Evêncio - 18 minutos
O curta-metragem "abrigo ao Sol" conta a história de uma idosa e viúva e sua espera. Repleta de significados, a narrativa revela o processo de reação da Senhora X sobre sua própria inércia, motivada por um surto, quase irracional, mas poético, rumo à contramão dos seus comportamentos cotidianos.

20h - Bonitinha mas Ordinária, de Moacyr Góes - 90 minutos
Edgard (João Miguel) trabalha como subalterno na empresa do milionário Werneck (Gracindo Junior) e é apaixonado por Ritinha (Leandra Leal), uma mulher simples que trabalha como professora para sustentar a mãe e suas três irmãs. Um dia Peixoto (Leon Góes), genro e funcionário de Werneck, lhe faz uma proposta para que se case com Maria Cecília (Letícia Colin), filha do patrão. O motivo é que Maria Cecília foi currada e agora precisa de um noivo, mesmo que seja comprado. Edgard hesita, mas aceita a proposta. A partir de então ele entra em uma grande dúvida: deve depositar o cheque e se casar com Maria Cecília ou ficar com Ritinha, seu grande amor?

Terça feira (17/09) – Manhã - Auditório D. Etelvina (bloco 7)

9h30 - Amundiá – Soatá, de Dourival Geraldo de Moura Neto e Douro Moura - 86 minutos
Documentário fala sobre a influência do carimbó na produção da banda Soatá (DF). O documentário foi filmado em setembro de 2012, numa viagem que saiu de Belém em direção aos municípios de Colares, Marudá e Salinópolis, onde o grupo encontrou mestres e grupos de carimbó para conhecer o gênero musical que influenciou a sua formação. As imagens mostram os integrantes do grupo – que inclui a cantora Ellen Oléria (vencedora da primeira edição do reality show The Voice Brasil) e o guitarrista e compositor paraense Jonas Santos (ex-integrante do grupo Epadu) – interagindo com os mestres.
A equipe que produziu o filme "amundiá Soatá" conta com a direção de Douro Moura, produção executiva de Margarete Marchini, direção de fotografia de Daniel Brasil e direção musical de Alfredo Bello. O vídeo também tem animações de Carlon Hardt. Teve o apoio institucional da Prefeitura de Belém, do Bar Coisas de Negro, da loja Ná Figueredo e da MM Produções.
O grupo Soatá nasceu há quatro anos em Brasília. As composições do quarteto são influenciadas pelos sons que vem da Amazônia, principalmente por influência de Jonas Santos.

11h - A Dama dos Carimbos, de Pedro Murad - 12 minutos
Suspense psicológico sem diálogos, revelando a rotina solitária de uma secretária numa grande e sombria metrópole. Num ambiente impessoal e vazio de contatos humanos, a heroína se percebe sendo observada por um misterioso vulto, numa janela defronte à sua. Com o passar dos dias, se enamora pelo vulto, vivendo uma secreta e platônica paixão.Trilha feita para o filme Dama dos Carimbos da Rapsódia Filmes. Momento de introdução do filme, no qual é demonstrada a rotina massacrante da protagonista. A trilha é feita de ostinatos que se somam para representar a rotina de forma musical, através de um tema que reaparece várias vezes durante o filme, sempre rearranjado e rearmonizado.

11h15 - A Mão Que Afaga, de Gabriela Amaral Almeida  - 19 minutos
 No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.

Terça feira (17/09) - Manhã - Auditório Joaquim Lauer

9:30 - O Lobisomem da Paraíba, de Sílvio Toledo - 16 minutos
Baseado em uma história real. Graciano, já com idade avançada, conta para um garoto que acabara de se machucar como ele ganhou, quando jovem, a ferida na perna que nunca cicatriza. Pra ele, a ferida é a prova real de seu encontro  com o Lobisomem.

9h45 - Belo Monte, Anúncio de uma Guerra: o filme sobre a usina e os índios de Xingu, de  André D'Elia - 104 minutos
É um filme de depoimentos e gravações com líderes e pessoas das comunidades locais e diversas figuras envolvidas no processo, de políticos a caciques, da ambientalistas a retirantes em busca de emprego. E principalmente com índios, os habitantes originais dessa terra, os atuais moradores das margens do Rio Xingu, onde a Belo Monte e provavelmente outras usinas estão prestes a ser construídas. Belo Monte é a maior e mais polêmica obra dos últimos tempos no Brasil. Sua construção, rodeada de informações contraditórias, gerou reações diversas na sociedade brasileira e na comunidade internacional, tornando-se um grande tema de discussão. Em novembro de 2011, no auge do debate nas redes sociais, Belo Monte, Anúncio de Uma Guerra lançou uma campanha de financiamento coletivo na internet para angariar recursos para a finalização do filme. O projeto já contava com mais de 120 horas de imagens capturadas durante dois anos, revelando a opinião de diversos entrevistados a respeito da construção da usina. Estas imagens foram feitas em Altamira, Brasília, São Paulo e durante três expedições ao Xingu. Porém, ainda faltava editar e finalizar o filme. O filme cumpriu sua função de alertar o máximo de pessoas sobre os reais impactos e interesses por trás da construção de Belo Monte.

Terça feira (17/09)- Noite - Praça do Conhecimento

19h30 - L'anime, de Diego Urrutia - 4minutos
Produzido durante o ano de 2012, é um curta metragem em animação que conta de maneira descontraída os caminhos que levam a profissão de animador. Um documentário animado a partir dos eventos descritos por colegas de trabalho e faculdade do diretor e roteirista Diego Urrutia.

19h35
– Paleolito, de Ismael Lito e Gabriel Calegario -  minutos
(Animação) de Ismael Lito e Gabriel Calegario. Baseado no toy art PALEOLITO, o curta narra as aventuras de um homem das cavernas e sua busca diária por comida. No interior de uma caverna o caçador assiste ao despertar do seu aliado PALEOLITO e juntos saem para caçar um animal imponente e impossível de ser capturado, uma grande e mal humorada Mamute. Através de planos mirabolantes desenhados no corpo de pedra do PALEOLITO eles tentarão em vão capturar a caça tão desejada.

19h45 – Nina, de Rodrigo Zerbetto - 15 minutos
Nina conta a estória de um clown que não difere a vida e a arte quando encontra seus próprios pensamentos projetados em outros dois personagens: a bailarina de circo e outro clown. Tustão, um homem de paixão e alegria reprimidas pelo caminho que a vida o levou. Ele busca um sentido para o mundo em que vive, enfrentando suas
angústias, sendo a maior delas a de não ter ninguém ao seu lado, sejam amigos ou
amores. É neste momento que encontra uma maneira para dialogar consigo mesmo
através da criação de desenhos. Estes criam vida, literalmente, e expandem a
possibilidade deste homem de conhecer a si mesmo.

20h – Elena, de Petra Costa - 82 minutos
Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também torna-se atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Apanha o comboio que Elena pegou, bate à porta dos seus amigos, percorre os seus caminhos e acaba por descobrir Elena num lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs confundem-se, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.

Terça feira (17/09) – Noite -  Auditório do bloco I

19h30 - Sobre Anões e Cifrões, de Marcelo Martins - 15 minutos
Lendas não são apenas histórias que correm mundo afora, passadas de geração para geração. E "Sobre Anões e Cifrões" mostra que elas fazem parte da nossa vida. Pelo menos da vida do personagem principal Marcelo, vivido por Heitor Martinez. A narrativa, uma sátira às lendas urbanas, conta a história de Marcelo, um apostador de loterias, que em um dia bizarro se depara com situações surreais, entre elas, ver um bacalhau com cabeça, dois gêmeos negros, um enterro de anão e conhecer um ex-homossexual. Ao comentar os fatos com amigos, ele descobre que um ganhador da megasena também estaria inserido em tais lendas urbanas. Marcelo é sorteado e coisas estranhas e divertidas acontecem quando ele vai receber o prêmio. No elenco, além de Martinez, estão também os atores Tonico Pereira, Nelson Freitas,  Rodrigo Candelot e André Matos e Carina Sachelli, que também divide a produção com Ricardo Valle.

19h45 - A Batalha do Passinho, de  Emílio Domingos - 75 minutos
A Batalha do Passinho, filme de Emílio Domingos sobre o fenômeno cultural dos dançarinos do funk carioca. O Filme retrata a nova nuance do funk e mostra como a cultura derivada do gênero musical se expandiu para além dos bailes, DJ's e polêmicas já conhecidas, mostrando esse novo capítulo na história da dança e deixando claro que o funk é uma das maiores manifestações da cultura carioca do século XXI, embora ainda encontre resistência.

Quarta-feira (18/09) - Manhã  - Auditório D. Etelvina
 

9h30 - Olho Vivo na Natureza, de Cristiano Requião - 12 minutos
No Rio de Janeiro, as Marionetes comandadas pelo Sapo Olho Vivo transformam a comunidade onde o Circo Sonhador se apresenta num lugar feliz e agradável para se viver. "Nada vai mudar se você não se tocar."

9h15 – Referendo, de Jaime Lerner - 90 minutos
É um documentário sobre a questão do desarmamento em nosso país, um tema polêmico que trata de assuntos muitos sensíveis. No dia 23 de outubro de 2005 o Brasil votou em uma eleição incomum. Não se tratava de eleger partidos ou representantes para cargos legislativos ou executivos. A questão era responder SIM ou NÃO a uma única pergunta: "o comércio de armas e munição deve ser proibido no Brasil?" A discussão, que teve início na época, perdura até hoje, pois diz respeito a cada um de nós. O filme se propõe a estimular essa troca de ideias, com revelações surpreendentes numa estrutura de grande debate.

Quarta feira (18/09) – Manhã – Auditório Joaquim Laurer (bloco 6)

9h30  -  O Lobisomem da Paraíba, de Sílvio Toledo - 16 minutos
Baseado em uma história real. Graciano, já com idade avançada, conta para um garoto que acabara de se machucar como ele ganhou, quando jovem, a ferida na perna que nunca cicatriza. Pra ele, a ferida é a prova real de seu encontro  com o Lobisomem.

9h45 - Os Donos da Mata, de Luciana Bezerra - 13 minutos

Crianças penetram na mata para caminhar e tomar banho no rio. Subitamente, começam a acontecer fatos estranhos. Apesar do medo que sentem, elas continuam o passeio, com a certeza de que a mata tem seus donos.
10h - Remar é..., de Valério Fonseca  - documentário - 74 minutos
Um passeio pelos clubes de regatas do Rio de Janeiro,suas glórias do passado,histórias de superação,abandono e vitórias...Os atletas olímpicos e os amadores...a natureza e o remo...

Quarta feira (18/09) – Noite - Praça do Conhecimento

19h30 - Paralelo 10, de Silvio Da-Rin - 87 minutos
Paralelo 10 é um documentário que retrata um trabalho pioneiro e arriscado realizado em uma pequena base Xinane, da FUNAI, próximo ao Paralelo 10º Sul, oeste do Acre, na fronteira com o Peru. Em instalações simples, no meio da selva, o sertanista José Carlos Meirelles leva adiante a difícil missão de proteger os índios isolados da região, contando com o auxílio do antropólogo Terri Aquino. Com poucos recursos, os especialistas desempenham incansavelmente suas tarefas. Além de realizarem uma negociação permanente com as populações ribeirinhas da área, eles também lidam com o enfrentamento com traficantes e posseiros que tentam invadi-la.

Quarta feira (18/09) – Noite - Auditório de Odontologia

19h30 - Paixão e Acaso, de Domingos Oliveira - 86 minutos
Paixão e Acaso trata da inusitada situação de uma psicanalista apaixonada por dois homens, traindo ambos sem saber que, na verdade, seus dois amores são pai e filho. É um assunto bem recorrente na obra de Domingos Oliveira.

21h - Baque Solto en Buenos Aires, de Angelo Lima - 18 minutos
Onde Carlos Gardel nunca cantou, Astor Piazzola jamais tocou; O tango não é dançado, Mas Buenos Aires é chamado.

21h20h - Preto ou Branco!, deAlison Zago - 15 minutos
Durante o período da ditadura militar brasileira, o jornalista Eduardo Pena descobrirá que o seu inconsciente pode ser seu maior algoz.

Quinta feira (19/09) – Manhã - Auditório D. Etelvina

9h30 – Desalmados, e Raphael Borghi -15 minutos
Cinco jovens paulistanos precisam sobreviver em meio a uma infestação de zumbis, iniciada por um vírus criado pela indústria farmacêutica.

9h45 - Para te encontrar, de Rubens Belli  - 3 minutos
Um apaixonado e seu violão steampunk partem em uma grande viagem...

9h50 - Super Nada, de Rubens Rewald - 94 minutos
Super nada, dirigido por Rubens Rewald e co-dirigido por Rossana Foglia, é estrelado pelo cantor Jair Rodrigues e pelo ator Marat Descortes. O longa conta a história de um jovem ator, Guto, que tenta sobreviver em São Paulo e que vê sua sorte mudar quando é convidado a atuar em programa de TV chamado Super Nada. Trata-se de "uma comédia depressiva sobre o teatro, a televisão e a sobrevivência em São Paulo".

Quinta feira (19/09) – Manhã Auditório Joaquim Lauer

9h30 - Puxada do mastro de Olivença, de Ronald Souza - 12 minutos
O documentário faz um registro de Olivença, um distrito de Ilhéus, no sul da Bahia, remanescente do povo indígena Tupinambá, onde ocorre um ritual de fé e tradição. Durante a um surto de varíola ocorrido na aldeia por volta do século XVI, quando vários indígenas ficaram doentes, o pajé decidiu fazer uma promessa a São Sebastião: se os índios fossem curados da doença, levariam uma árvore da mata até a porta da igreja, por um percurso de aproximadamente 6 km. Desde então, a Puxada do Mastro ocorre todos os anos, no mês de janeiro. Um ritual que se transforma ao longo do tempo e que atualmente envolve índios e não índios em uma festa popular que se tornou parte do calendário municipal.

9h45 – Neófito, de Jetro Osytek – ficção - 9 minutos
Carlos acorda em um lugar estranho. Sua memória foi apagada e agora ele vaga em um lugar misterioso e idílico a procura de respostas. Imagens do passado e de pessoas estranhas surgem em seus sonhos, e aos poucos essas pessoas vão se tornando reais, o ajudando a decifrar esse quebra-cabeça de emoções.

10h - Efeito reciclagem, de Sean Walsh  - Documentário -  91 minutos
Trata-se do cotidiano e trabalho de Claudinês Alvarenga e sua família, que representam milhares de brasileiros que encaram a reciclagem como sustento de vida mesmo tendo que passar por preconceito e descriminação.

Quinta feira (19/09) -  Manhã - Auditório de Odontologia

9h30 – Ki, de Guile Martins - 5 minutos
O documentário Ki é uma crônica sobre a respiração em São Paulo, no ponto de vista de uma romanzeira transplantada. A planta atravessa a cidade e nos leva até uma casa, de onde emanam misteriosos sons de uma arte milenar.

9h35 - O mensageiro, de Dácio Cardoso – Ficção - 16 minutos

9h50 - Super Nada, de Rubens Rewald – Ficção - 94 minutos
Super nada, dirigido por Rubens Rewald e co-dirigido por Rossana Foglia, é estrelado pelo cantor Jair Rodrigues e pelo ator Marat Descortes. O longa conta a história de um jovem ator, Guto, que tenta sobreviver em São Paulo e que vê sua sorte mudar quando é convidado a atuar em programa de TV chamado Super Nada. Trata-se de "uma comédia depressiva sobre o teatro, a televisão e a sobrevivência em São Paulo".

Quinta feira dia (19/09) – Manhã – Auditório do bloco 1


9h30 - Efeito reciclagem/ Sean Walsh - Documentário  - 91 minutos
Trata-se do cotidiano e trabalho de Claudinês Alvarenga e sua família, que representam milhares de brasileiros que encaram a reciclagem como sustento de vida mesmo tendo que passar por preconceito e descriminação.

11h - Em Cartaz, de Fernanda Teixeira – Documentário - 18 minutos
Cotidiano de um homem que aguarda o momento de sua morte acompanhado apenas por seu cão.

Quinta feira (19/09) – Noite - Praça do Conhecimento

19h30 -Lukas, perfil, de Camila Munhoz Maciel e Gustavo Hermsdorff – Documentário - 70 minutos
O documentário "Lukas, perfil", sobre a vida e obra do artista Marcos César Lukaszewigz, o Lukas, que conquistou os maringaenses com suas irônicas e humoradas charges. o filme reconstrói a trajetória de Lukas, que faleceu em 2011, desde o trabalho como funcionário público até a ascensão e reconhecimento nas páginas dos jornais. Por meio de imagens de arquivo e depoimentos de familiares e amigos da imprensa, o documentário apresenta o homem por trás do artista, um lado do chargista que poucos puderam conhecer. "Lukas, perfil" foi produzido no ano passado pelos jornalistas Camila Munhoz e Gustavo Hermsdorff como trabalho de conclusão de curso da faculdade.

20h40 -  Uns Braços, de  Luciano Coelho – Ficção -  20 minutos
Nos anos 50, o garoto Inácio é levado do interior para a cidade grande para trabalhar como aprendiz do meticuloso Senhor Borges. O descontentamento do rapaz com a mudança acaba quando ele se depara com Dona Severina, a esposa de Borges, e fica fascinado por seus braços. Durante a rotina de trabalho ele sonha com os braços de Severina, sem perceber que seu fascínio pode ter alguma reciprocidade.

21h - A Equação do Amor, de Fábio Allon – Ficção - 20 minutos
Colégio Cecília das Flores. 9:15 da manhã. Sala de aula do 3o ano. Prova de Recuperação. IAN, que pensa namorar NINA, que pensa várias outras coisas menos namorar IAN, delira com sua amada e se complica na resolução da prova que pode selar seu destino – conseguirá nosso anti-herói sul-americano resolver seus problemas e não deixar esta página da sua vida em branco? "a Equação do Amor" é uma fábula sobre o amor, aquele amor infantil que nos marcou e deixou lembranças por toda a vida. Embarquem nesta incrível odisséia do amor e acompanhem as peripécias de IAN e o fabuloso destino que o aguarda ou, resumindo, como IAN saiu de uma lata de lixo e assistiu televisão num sofá comendo pipoca ao lado de NINA!

Quinta-feira (19/09) – Noite - Auditório Joaquim Laurer

7h30 - Águas Mornas, de Mauricio Venturi – Ficção - 15 minutos
Um homem em conflito com a morte tenta uma reaproximação com sua família antes que perca o controle sobre seu corpo e racionalidade.

19h15 - O Tamanho Do Mundo, de Marcus Werneck – Ficção - 15 minutos
Vindo de família carente José e sua irmã seguem os dias entre casa e escola sem grandes surpresas, até que um acontecimento muda completamente o destino de sua família.

19h30 - A Guerra de Toyo, de Guto Pasko – Documentário - 71 minutos
"a Guerra de Toyo" é um relato impressionante de uma sobrevivente dos bastidores periféricos de uma guerra. Toyo Kato é japonesa, mas vivia na Manchúria (China) no período da segunda guerra mundial. Ela não sabia o que estava acontecendo ao seu redor, nem do que fugiam. Nunca viu nenhum confronto de perto, mas presenciou a morte trágica do marido, das duas filhas e de muitas outras pessoas. Depois de tentativas frustradas de suicídio, Toyo encontrou forças para reconstruir a sua vida no Brasil.

Quinta-feira (19/09) – Noite - Auditório do bloco 1

19h30 - Fora Do Figurino, de Paulo Pélico – Ficção - 73 minutos
O longa aborda a dificuldade de brasileiros para achar roupas adequadas a sua numeração, devido à falta de estudos que determinam os tamanhos ideais de vestuário para o cidadão médio no país. Ao contrário dos países desenvolvidos, o filme mostra que nunca houve um levantamento antropométrico capaz de apontar as medidas brasileiras médias. As numerosas e frustradas tentativas de se resolver a questão na base do improviso levaram a resultados que ficaram entre o cômico e o constrangedor. Diversos segmentos da indústria brasileira não têm outra opção senão empregar tabelas estrangeiras de medidas e apresentam dificuldades de adaptação acarretando enormes prejuízos econômicos, problemas de saúde pública e, até mesmo, de competitividade econômica para o país. O documentário conta com depoimentos da apresentadora Adriane Galisteu, que fala da dificuldade de encontrar produtos brasileiros adequados à sua numeração, e de personalidades como Ana Maria Braga, Beatriz Segall e Odilon Wagner.

20h45 - Los Eucaliptos, de Cristian de Ciancio – Ficção - 12 minutos

21h – Amor Proibido, de Maciel Brum – Ficção - 20 minutos
O filme é de Maciel Brum e conta com Paulo Vilela,Thierry Figueira e Giovanna Ewbank no elenco. O curta conta a historia de Paulo, gay não assumido que divide um apartamento com o amigo heterossexual Daniel. No decorrer da trama, Paulo se apaixona por Daniel. Revoltado e surpreso ao descobrir a sexualidade do amigo, Daniel acaba se afastando dele, que, triste e magoado, resolve desabafar com sua melhor amiga Marina, que, até então, sem saber que Paulo é gay, cultiva uma paixão por ele. A trama, então, passa a misturar muitos sentimentos: amor, ódio, preconceito e vingança. Amizade, confiança, falsidade e outros sentimentos são explorados nesse curta muito interessante e que deixa o público querendo mais. O final é surpreendente e deixa no ar o que pode ou não acontecer...

21h20 -Abc da noite, de  Aline Meira – Documentários -  18 minutos
Sintaxe urbana do cotidiano.

Sexta-feira (20/09) – Manhã - Auditório D. Etelvina

9h30 – Mazzaropi, de Celso Sabadin – Documentário - 110 minutos
A vida de um dos mais populares comediantes da história do cinema brasileiro: Amácio Mazzaropi. Além de atrair multidões aos cinemas ao retratar a cultura caipira de São Paulo, Mazzaropi revolucionou o método de produção, distribuição e exibição do cinema no Brasil, já que ele próprio coordenava todos os detalhes da produção e do lançamento de seus filmes.

Sexta-feira (20/09) - Manhã - Auditório Joaquim Lauer

9h30 – Francisco  Brennand, de Mariana Brennand Fortes - 75 minutos
O documentário é focado na cidadela do Brennand. Na oficina cerâmica de onde ele não saiu depois que entrou.

10h45 - A idade da inocência, de Ivann Willig – Ficção - 16 minutos
A linha é um ponto que saiu caminhando.

11h – Frineia, de Aline Portugal -  17 minutos
"Ter amor, de uma pessoa por outra, talvez seja a coisa mais difícil que nos foi dada, a mais extrema, a derradeira prova e provação, o trabalho para o qual qualquer outro trabalho é apenas uma preparação". Rainer Maria Rilke

11h20 - MBYÁ REKO PYGUÁ - A LUZ DAS PALAVRAS, de Kátia Klock - Documentário/ 20 minutos
A sensibilidade do povo guarani em educar as crianças permanece viva apesar das influências urbanas. Mas esforços dos professores indígenas são marcados por dilemas, buscas, encontros e desencontros. Este registro todo gravado em guarani na aldeia Yynn Moroti Wherá, em Biguaçu (SC), comprova: espiritualidade, simplicidade e verdade traduzem a luz dos guarani no seu processo de educação.

Sexta feira (20/09) - Auditório de Odontologia (bloco 6)
9h30 - Expedição Phoenicia, de Yuri Sanada  - Documentário/ 125 minutos
O idealizador da Expedição Phoenicia é o inglês Philip Beale que tem a empresa Pioneer Adventures, que realiza expedições históricas, como o aventureiro Thor Heyerdahl, que fez a Expedição KonTiki e a Ra. Philip pesquisou quem foram os primeiros a navegarem a costa da África e encontrou a lenda fenícia, narrada pelo historiador grego Heródoto, considerado o pai da história, que diz que os fenícios deram a volta na África contratados pelo faraó egípcio Necho II, no ano 600 a.C.

Sexta-feira (20/09) – Noite - Praça do Conhecimento

19h30 -  A Tímida Luz de Vela das Últimas Esperanças, de Salete Machado / Ficção -  82 minutos
Uma história construída por nuances dramáticas e com certa dose de humor. Duas mulheres solitárias, que há décadas dividem o mesmo teto, as mesmas mágoas, ranhetices, angústias e fantasmas do passado. Zizi e Antonieta são cúmplices de uma vida que não viveram e sonharam viver.

Carreras/ Salete Machado/Ficção/ 12 anos/77 minutos

O enredo dirigido pela Salete Sirino trata da saga do mecânico Pedrão, que por motivos que ainda não assimilei bem (não vi o filme, claro; só que vê filmes antes de serem lançados é o Lula), acaba virando piloto de corridas. A história é ambientada no automobilismo de Cascavel.

Sexta-feira (20/09) – Noite - Auditório Joaquim Laurer (bloco 6)

19h30 - Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista, de Riba de Castro - Documentário/ livre/97 minutos.
A história do teatro, que foi um marco na produção cultural nas décadas de 70 e 80, acaba de receber a homenagem de um de seus fundadores em forma de documentário, feito sem nenhum apoio de lei de incentivo, apenas com ajuda de amigos e artistas envolvidos no Universo dessa explosão cultural em São Paulo.

21h10h - Quinha, de Caroline Oliveira / Ficção/ Livre/ 19 minutos
Quinha e sua mãe, Rosa, estão à caminho de seu batizado e esperam seus próprios milagres: Quinha procura sinais de mágica, Rosa segue aguardando a volta do marido. Elas se reencontram como uma família completa, de duas mulheres.

Sexta-feira (20/09) - Noite  no Auditório de Odontologia (bloco 6)

19h30 - Mãe e Filha, de Petrus Cariry /Ficção/80 minutos
De volta a Cococi, a filha deve trazer o filho natimorto aos olhos da mãe. A filha deseja enterrar logo a criança; a mãe deseja mantê-la, mesmo morta, à espera do falecido marido, afastado e possível fantasma. Destarte, a questão gira em torno do embate entre gerações, um embate entre tradições: de um lado, a filha, que busca uma forma de romper o peso do misticismo da mãe; do outro, a mãe, que busca unguentar o menino falecido à guisa de um contato espiritual com um além. A cidade do interior é reclusa e isolada. Por ser fantasma, guarda o peso de um passado revestido de tradição. É no minuto que a filha embrenha-se no mato que já vemos as figuras dos cangaceiros à espreita: a terra resguarda forças, um passado imantado. E, assim, o filme nos carrega inundado pelo misticismo daquele espaço: uma cidade abandonada (já filmada por Petrus Cariry em Dos Restos e das Solidões), onde cada pequena ruína guardaria em si a força tresloucada de um espírito em convulsão. Não à toa, é o ruído arrufado que persegue todo o filme, onde os sons da noite se apresentam mesmo em cenas de dia - a noite, a floresta, o desconhecido; enfim, é um lamaçal de simbolismos e sensações sinistras. As questões apontam para um desfecho enérgico e, no mínimo, aberto a interpretações. A filha corre em direção aos cangaceiros, que embargam sua passagem. A corrida é exasperante. Há, portanto, briga, uma vontade de rompimento. Existe luta. Mas, o que exatamente está nossa protagonista buscando? Entre qualquer coisa, aparentemente, o ato, e não o fim. Isto é, importa mais a exasperação do que a finalidade para onde se deseja ir.

21h50h - A poeira dos pequenos segredos, de Bertrand Lira/ Ficção/ 10 anos/ 20 minutos
O curta conta a inusitada estória de um casal, residente da zona rural, que vive esse drama fora de quaisquer padrões: hipnotizado pelo mistério do mundo, o marido gasta o tempo viajando, como se no intento de desvendar esse mistério, ou ao menos de compreendê-lo, enquanto a mulher, sem entender o que se passa, conformada ou não, fica em casa à espera de seu retorno. As viagens se tornam cada vez mais freqüentes e mais longas e os intervalos, em casa, cada vez mais breves. Até que, um dia, tudo para: depois de sua viagem mais longa, ele retorna e confessa à mulher que não faz sentido fazer o que fazia, tentar retirar "a poeira dos pequenos segredos" porque vai sempre haver mais segredos escondidos no mundo, e o processo é interminável.

22h10 - Menino do Cinco, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira / Ficção/ 10 anos/20 minutos.
Ricardo finalmente encontra um amigo, mas ele não pode ser seu.

Sexta-feira (20/09) – Noite - Auditório do bloco 1

19h30 - Guerrilha Conjugal, de Jorge Monclar/ Ficção/ 12 anos/ 9 minutos
Uma jovem esposa (Cláudia Rodrigues) prepara um belo jantar a luz de velas para o seu marido (Marcos Pasquim) mas leva um inesperado Ëolo". Telefona para o seu emprego e descobre que ele não está fazendo Ìerão". Desorientada e sem saber o que fazer, resolve ligar para sua irmã mais velha (Mariana Santos) que vem em seu socorro e estuda um plano para que ele se vingue do marido traidor. Quando arruma a mala para uma fuga para casa da mãe o marido chega e nem percebe que ela preparara para ele. Está estabelecida a guerrilha conjugal.

19h40 -  Saturnica, de Cesar Netto / Ficção/ 12 anos/15 minutos
A atriz Maria Manoella estrela Satúrnica, novo curta da dupla Cesar Netto (diretor) e Rodolfo Barreto (autor e roteirista), que conta a história de Ana (Maria Manoella), uma jovem que cresce mantendo uma estranha compulsão em segredo.

20h – Aerodinâsmicos, de  Carlos Normando/Documentário/ livre/ 20 minutos
A saga de três amigos de Limoeiro do Norte – CE (Ribamar, caminhoneiro; Mazinho, mecânico; e Lucilane, eletricista) que mesmo sem verba e nem formação específica realizaram o sonho de voar em aeronave projetada e construída por eles.

20h20 - O abajour, de  Marcoz Gomez/ Ficção/ 14 anos/80 minutos
O filme conta a História de Guilherme (Alex Reis), morador do Leblon, leva uma vida sofisticada e namora a filha de um importante advogado da cena carioca. Com Características tradicionais da alta sociedade: Roupas de marcas, festas badaladas, além de ser considerado um jovem exemplar por amigos, ele esconde um segredo, parte principal do filme, ele é um "abajour", espécie de informante da polícia, e descobre que seu amigo de infância, Murilo (Daniel Bouzas) é viciado em drogas e está com uma dívida com um agiota (Daniel Braga). A partir do momento que nosso personagem principal resolve ajudar o amigo, se inicia uma batalha intensa, marcada por muita ação e cenas eletrizantes do começo ao fim.




» 30/09/2013 - Orquestra Filarmônica Unicesumar realiza Concerto de Primavera
» 30/09/2013 - Unicesumar participa do Movimento Saúde da RPC TV
» 27/09/2013 - Gastronomia anuncia finalistas do concurso "Chef Revelação"
» 27/09/2013 - Alunos vencem concurso de propaganda
» 25/09/2013 - Capitães da PM recebem capacitação na Unicesumar
» 23/09/2013 - Capes aprova dois novos mestrados para a Unicesumar
» 20/09/2013 - Pró-reitor coordena mesa-redonda em evento nacional
» 20/09/2013 - Grandes chefs marcam presença na Semana de Gastronomia da Unicesumar
» 19/09/2013 - Curso de Planejamento de Comunicação e Mídias está com inscrições abertas
» 18/09/2013 - 16ª Mostra de Profissões acontece dia 4 de outubro
» 18/09/2013 - Governança de TI é debatida na 12ª Jornada de Informática
» 18/09/2013 - Ator Jackson Antunes vem para Festival de Cinema na Unicesumar
» 17/09/2013 - Diretor artístico do Canal Futura fala na Semana de Comunicação
» 16/09/2013 - Júri simulado reúne mais de 300 pessoas
» 16/09/2013 - Festival de Cinema: Conheça as sinopses dos filmes apresentados na Unicesumar
» 16/09/2013 - 12ª Jornada de Informática da Unicesumar reúne estudantes e profissionais do mercado
» 13/09/2013 - 10º Festival de Cinema começa segunda com exibição na Unicesumar
» 12/09/2013 - Unicesumar participa da "Ação para uma cidade sustentável"
» 12/09/2013 - Semana de Comunicação reúne estudantes e profissionais de jornalismo e publicidade na Unicesumar
» 11/09/2013 - Vice-presidente do CFF abre Jornada de Farmácia
» 11/09/2013 - FIES traz oportunidade de estudo superior para os jovens
» 10/09/2013 - Semana de Música discute formação do professor
» 10/09/2013 - Cursos de comunicação da Unicesumar estão entre melhores no ranking da Folha
» 09/09/2013 - Jornada de Farmácia recebe vice-presidente do CFF
» 09/09/2013 - Aluno de Jornalismo ganha prêmio nacional no Intercom
» 06/09/2013 - Revista Rama sobe na qualificação da Capes
» 06/09/2013 - Unicesumar abre terça inscrições para o vestibular
» 05/09/2013 - 1ª Semana de Música da Unicesumar traz diversidade de debates
» 05/09/2013 - Fundação Cesumar realiza pregão para compra de passagens aéreas
» 05/09/2013 - Estudante moçambicano ingressa na Unicesumar com bolsa de estudo
» 04/09/2013 - Jornada de Fisioterapia debate perícia judicial e outros temas inovadores
» 04/09/2013 - Especialista expõe sobre didática do pensamento crítico na Unicesumar
» 04/09/2013 - Orquestra e Coral Unicesumar apresentam"Concerto da Independência" neste domingo
» 04/09/2013 - Congresso discute novos direitos e direitos da personalidade
» 04/09/2013 - Unicesumar e Universidade de Missouri acertam parceria
» 02/09/2013 - Unicesumar tem 19 cursos estrelados no Guia do Estudante
» 02/09/2013 - Estão abertas as inscrições para o JOICE 2013
» 02/09/2013 - Colação de grau marca final de semana na instituição
» 02/09/2013 - Pós-graduação reúne MBA's em Dia de Campo

 

Notícias anteriores