Unicesumar - Nova marca

- Sistemas
  
14/01/2014
Ano Novo: oportunidade para empregar-se
Fabiana Cristina de Azevedo*
 
Ano Novo: oportunidade para empregar-se
Em janeiro, as empresas fizeram seu planejamento e iniciam as atividades com as contratações para obter as metas estabelecidas de 2014
  Notícia(s) Relacionada(s)
Escrevo este artigo para você, querido aluno, que deseja ingressar no mercado de trabalho e está em dúvida sobre o período ideal de ir à busca da melhor oportunidade. Tenho plena certeza de que agora é o momento ideal, uma vez que as empresas fizeram seu planejamento e iniciam as atividades com as contratações para obter as metas estabelecidas de 2014.

Outro agente motivador para iniciar a busca pelo emprego é que neste período do ano, uma grande parcela dos alunos está em férias na praia, no campo e na casa dos familiares. Ou seja, a concorrência é menor, o que possibilita que mesmo aqueles que não tenham experiências possam garantir maior efetividade na busca e contratação.

Para você ter sucesso em sua busca do novo, ou do primeiro emprego, seguem oito dicas:

1.    Faça um bom currículo
No currículo não se esqueça de colocar telefone de contato e e-mail. Por incrível que pareça, a falta destas informações é bem frequente e impossibilita que o entrevistador faça contato com o candidato. Valorize suas qualidades e capacidades, sem mentir. Destaque suas experiências, dando enfoque a aspectos profissionais relacionados ao cargo que vai disputar. Se não tem experiência profissional, conte sobre um trabalho vonluntário, experiência acadêmica em empresa júnior, projeto de pesquisa e outros. Cuidado para não fazer um currículo muito extenso ou muito curto, no máximo duas folhas.

2.    Não perca tempo
Enquanto procura o emprego, não perca tempo e aprimore-se: leia sobre sua área de atuação, sobre novidades: economia, finanças, política, enfim, o candidato dever estar sempre atualizado. Faça cursos: redação, idioma e informática. Utilize a internet para aprender, o que pode acontecer muitas vezes sem custo.

3.    Onde quero trabalhar
Liste as empresas que gostaria de trabalhar e cadastre seu currículo no site das mesmas, outra forma eficaz é cadastrar-se em agência de empregos/estágio e consultorias de RH. O Linkedin é uma ferramenta eficiente de busca de emprego para posições maiores: Especialistas, Gerenciais e Diretorias, se você está iniciando sua carreira, faça o Linkedin para estar conectado com o mercado, mas não crie muitas expectativas.

4.    Networking
Tenha um bom Networking, converse com professores, amigos, colegas e conhecidos. Hoje, estima-se que 50% das contratações se dão por indicações, portanto, relacione-se.Use as redes sociais para conectar-se ao mundo. Mas, tenha cautela, muitos recrutadores avaliam como o candidato se comporta nestas redes sociais, principalmente no Facebook, não faça da sua vida um livro aberto.

5.    Entrevista de Emprego
Se você for convidado para uma entrevista de emprego, prepare-se. Seja pontual, estude sobre a empresa: segmento, área de atuação, mercado, filosofia de trabalho, conheça os produtos ou serviços, busque o máximo de informações sobre ela.

6.    Mantenha a calma e tranquilidade
Durante a entrevista acalme-se, nervoso você não conseguirá organizar as ideias. Responda de forma objetiva e clara o que for perguntado, sem mentir ou omitir. O recrutador está preparado para detectar mentiras ou informações contraditórias.

7.    Roupas e comportamentos adequados
Apresente-se de forma educada e cortês. Demonstre responsabilidade e maturidade em suas ações. Traje roupas adequadas para uma entrevista de emprego: Mulheres nada de decotes, roupas justas e curtas (se for usar saia, tem que ser na altura do joelho), também não mostre a barriga, não tem nada mais deselegante. Homens preferencialmente usem camisa, nada de calça Ìargo", façam a barba ou pelo menos a apare.

8.    Finalize bem sua entrevista
Ao término da entrevista agradeça o recrutador pela oportunidade de ser entrevistado, diga o porquê deve ser contratado, o quanto agregará para a empresa e estabeleça quais serão os próximos passos. Se não obtiver uma resposta após a data marcada, ligue uma vez se achar necessário e fique aguardando.  Ligar insistentemente pode demonstrar ansiedade e imaturidade.

Por fim, deixo uma brilhante frase para análise: "No mundo dos negócios, todos são pagos em duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois.", por Harold Geneen, Ex-CEO da ITT Corporation

*Fabiana Cristina de Azevedo é diretora executiva da Unicesumar Empresarial e consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência no mercado executivo. Formada em administração de empresas pela Unicesumar, possui duas pós-graduações, uma em MBA Executivo em Negócios e outra em MBA em Recursos Humanos, também pela Unicesumar.