Unicesumar - Nova marca

- Sistemas

29/01/2014
Presidente da Vita Derm assina parceria para oferecer curso de cosmetologia na Unicesumar
A estética e cosmetologia é o terceiro mercado que mais cresce hoje no Brasil, exigindo cada vez mais qualificação, segundo o executivo
Assessoria de Imprensa Unicesumar

O presidente da Vita Derm, Marcelo Schulman (de terno escuro), conversa com o reitor Wilson Matos, ao lado da diretora de Saúde e os coordenadores de Estética e Farmácia
  Notícia(s) Relacionada(s)
O presidente da Vita Derm, uma das principais fabricantes de cosméticos do Brasil, esteve ontem  (28) na Unicesumar.  Marcelo Schulman, que também preside o Instituto Schulman de Investigação Científica (ISIC), acertou parceria com o reitor Wilson de Matos Silva para a oferta de cursos na instituição. Amparado pela expertise  da Vita Derm (empresa com 30 anos de mercado), o ISIC irá oferecer ainda neste semestre o curso de cosmética, dirigido a profissionais e estudantes da área de saúde que tenham interesse neste tipo de conhecimento, assim como esteticistas, visagistas e outros interessados.

Schulman disse que a estética é o terceiro setor que mais cresce hoje no Brasil (ficando atrás apenas da indústria automobilística e da construção civil) e, como tal, necessita de qualificação permanente.  Segundo ele, esse mercado é crescente devido ao estímulo para a qualidade de vida. "As pessoas estão vivendo mais e querem estar bem. É muito melhor comprar um cosmético que não tem prescrição do que comprar um medicamento", observou o executivo, que também é professor.

Ao mesmo tempo, o mercado da beleza vem se segmentando e se especializando cada vez mais.  "Se antes existia apenas um shampoo para toda a família, hoje existe uma infinidade de fórmulas tanto deste como de outros produtos. A própria cosmética masculina já ocupa um quarto das prateleiras do mundo inteiro", observou o professor, que tem mestrado em tecnologia de cosmético na Espanha.

Cenário competitivo

Neste cenário, a indústria cosmética vem se especializando, produzindo princípios ativos que entram inclusive no campo da saúde, segundo frisou Schulman. "A ampliação do mercado é incontestável, até porque várias profissões trabalham com a estética, como o químico, farmacêutico, bioquímico, fisioterapeuta, nutricionista, cabeleireiro, maquiador, engenheiro químico."

Junto com esse mercado crescem também os eventos, cursos, especializações que ajudam a movimentar a economia mundial. Há 21 anos, Schulman fundou no Brasil o primeiro curso superior de Estética e hoje já são cerca de 140. Pessoas de fora do Brasil estão vindo se especializar no País, segundo informou, além de destacar os grandes congressos que acontecem na Itália, França, Alemanha e Espanha.

"Assim, as perspectivas para os profissionais são imensas", afirma Schulman, mas ele diz que é preciso correr atrás dos novos conhecimentos, para se destacar num mercado competitivo, em que o cliente cobra e exige competência.  "Tem de viajar, pesquisar, ir atrás. Estar em dia com as informações, a novidade é que faz a diferença."

Curso na Unicesumar

O primeiro curso do Instituto Schulman com a Unicesumar contempla os cinco principais direcionamentos da cosmetologia com muita prática e vivência de laboratório. Trata-se de um curso de extensão de 80 horas, que será destinado a esteticistas, visagistas, farmacêuticos e outros profissionais de saúde que tenham interesse em se aprofundar na área, bem como acadêmicos do segmento da saúde em geral, que têm em comum o campo da beleza, em todos os seus aspectos. Mais informações e inscrições em breve.