Unicesumar - Nova marca

- Sistemas

24/06/2014
Augusto Cury ministra aula na Unicesumar
Aula foi uma descrição da Teoria de Freemind que trabalha desenvolvimento do cérebro e será adotada na instituição

Augusto Cury ministra aula na Unicesumar
O médico e escritor (segundo à esq.), no estúdio da EAD,ao lado do reitor Wilson Matos e do pró-reitor de Educação a Distância, Willian de Matos Silva
  Notícia(s) Relacionada(s)
Psiquiatra e escritor, autor de livros que já venderam mais de 20 milhões de exemplares só no Brasil e publicados em mais de 60 países, Augusto Cury esteve na Unicesumar na última sexta-feira. Ele foi convidado a gravar uma aula que será disponibilizada para todos os alunos da instituição pela modalidade à distância.

Augusto Cury foi recebido pelo reitor Wilson de Matos Silva e pelo pró-reitor da Educação à Distância, Willian Kendrick de Matos Silva. Em sua aula, gravada nos estúdios da EAD (Educação a Distância), ele discorreu sobre a "Teoria Freemind", um método que foi desenvolvido por ele para potencializar o uso da mente.

A Teoria de Freemind baseia-se no uso de doze técnicas que ajudam a pessoa a organizar melhor o pensamento, desenvolver a criatividade, o raciocínio, a associação de ideias, levando em conta a própria organização do cérebro e o autoconhecimento. O desenvolvimento do método é resultado de longos anos de estudos do psiquiatra e psicoterapeuta, incluindo sua tese de doutorado.

A Unicesumar será a primeira universidade do país a
adotar o método, integrando-o à disciplina de Formação Sócio Cultural e Ética, que é oferecida a todos os alunos da instituição. O objetivo é aumentar os recursos disponibilizados para os alunos e ajudá-los no desenvolvimento da capacidade intelectual. "Queremos que nossos alunos sejam gestores de suas mentes e autores de sua história", propõe o reitor sobre o programa.

Augusto Cury explica que as pessoas são bombardeadas de informações desde a pré-escola até a pós-graduação com milhões de dados para que desenvolvam suas competências técnicas, porém, nenhuma informação para o desenvolvimento das habilidades emocionais é imposta. A proposta da Freemind na Unicesumar é justamente esta, ensinar os alunos a serem gestores de sua própria mente e, estáveis emocionalmente para que encontrem soluções criativas aos problemas que se apresentam, obtendo sucesso pessoal e profissional através de mentes livres e saudáveis.

"O que queremos ensinar é o controle da mente para não sermos instintivos, agir sem pensar. Quando entendemos alguns processos da nossa mente vamos perceber que a não reação, tem tanto ou mais valor, do que a reação", explica Augusto Cury.