Unicesumar - Nova marca

- Sistemas
  
11/07/2014
Professor Lievore ministra treinamento na Unicesumar e dá dicas de carreira
"É preciso buscar sempre mais e colocar o coração naquilo que se faz. Aquele que se limita a trocar sua função pelo dinheiro, não vai para frente"
 
Professor Lievore ministra treinamento na Unicesumar e dá dicas de carreira
Professor Lievore:"O sucesso e a realização profissional são a consequência daquilo que se planta hoje"
  Notícia(s) Relacionada(s)
Com mais de 20 anos atuando como executivo de empresas como Alpargatas, Topper, Grendene, Seagram do Brasil, especialista em Administração, Marketing e Finanças pela Drexel University (EUA) e autor de livros como "Marketing Pessoal. O Sucesso é Você..." e "Sucesso na Cabeça", o professor José Alfredo Lievore esteve na Unicesumar semana passada para ministrar um treinamento aos colaboradores da instituição. Em entrevista ao nosso site, ele respondeu questões sobre motivação no ambiente de trabalho, carreira e crescimento profissional. Confira.

Independente da profissão, que tipo de postura deve ter a pessoa para se destacar no mercado de trabalho?
É preciso lembrar que a carreira de uma pessoa pertence a ela e não é responsabilidade dos outros. Assim, a própria pessoa é responsável por aquilo que constrói e deve pensar em sua carreira como um produto, planejando, fazendo bem feito e mostrando o seu trabalho. O comprometimento com o que se faz é fundamental.

Como criar motivação em nossas tarefas diárias?
Pensando sempre que estamos no trabalho a fim de construir algo, que é a nossa própria carreira. Se essa construção não for bem feita, podemos não ter sucesso lá na frente. Não podemos também deixar que os problemas pessoais interfiram no nosso trabalho.

E o papel da empresa para motivar os seus colaboradores, qual é?
Hoje, a empresa que não estiver focada no bem-estar de seus colaboradores, está fadada ao fracasso. O salário indireto é muito importante. Fazer reuniões, dar treinamento, oferecer uma premiação pelos objetivos atingidos (não precisa ser muito), servem como estímulo. Os funcionários de uma empresa também constroem e são coautores do negócio. Mas lembro que comprometimento, garra, determinação, coragem, interesse, vontade, não se ensina, isso é construído no seio materno, vem da própria pessoa.

Hoje em dia se fala muito na necessidade de construção de uma carreira. Quais os passos para essa construção?
Conhecimentos de informática, finanças, administração, gestão de negócios, saber lidar com gente, vontade, determinação, interesse, coragem, percepção aguçada, saúde física e mental, emoções inteligentes, relacionamento, facilidade de trabalho em equipe, múltiplas habilidades, equilíbrio emocional, pontualidade, liderança, comprometimento, e muita vontade de vencer. Estes são requisitos para o profissional hoje em dia. É preciso buscar sempre mais e colocar o coração naquilo que se faz. Aquele que se limita a trocar sua função pelo dinheiro, não vai para frente.

Também se defende a necessidade do marketing pessoal para quem deseja crescer na profissão. Além disso, o que mais é preciso?
 Não basta estar bem vestido, é preciso ter algo mais. Esse algo mais vem de dentro e vem do coração. Isso eu não posso ensinar. Amar a si próprio, e amar aquilo se você faz. Postura profissional é ferramenta do marketing pessoal e fundamental para quem quer ter sucesso. A postura depende e se adequa a cada ambiente. Não posso esperar que um DJ se apresente de terno e gravata no seu local de trabalho. Sempre sugiro o bom senso e a observação, mas acima de tudo, honestidade, humildade, respeito humano, domínio da sua rotina, comprometimento, entusiasmo, fé em Deus...

Que orientações o senhor dá, então, a quem deseja sucesso e realização profissional?
O sucesso e a realização profissional são a consequência daquilo que a pessoa planta hoje. E plantar algo significa, também, investir constantemente em qualificação profissional. Ninguém vai adiante se não se capacitar.