Unicesumar - Nova marca

- Sistemas

24/07/2014
Representantes de empresas japonesas discutem projetos de eficiência energética com a Unicesumar
Tecnologias desenvolvidas no Japão podem ser aplicadas no Brasil; empresas querem qualificação de mão-de-obra

Coordenadores da área tecnológica participam das discussões junto com reitor e o presidente da Unicesumar
  Notícia(s) Relacionada(s)
Uma comitiva de representantes de empresas japonesas liderada por Yoshiaki Oshiro, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, esteve hoje na Unicesumar com o propósito de discutir projetos de eficiência energética e o estabelecimento de parcerias neste campo.

Em encontro com o reitor Wilson de Matos Silva, o presidente da Unicesumar e vice-prefeito, Cláudio Ferdinandi e coordenadores da área tecnológica, os visitantes fizeram apresentações sobre tecnologias desenvolvidas por suas empresas e manifestaram o interesse em introduzi-las no Brasil.

Representantes de empresas como Panasonic, Mayekawa, que possui 90 filiais espalhadas pelo mundo, Furuksawa, AGC (tecnologia de painéis em vidro para geração de energia) MEC, e Jase-World (aliança de negócios que reúne 65 empresas-membro) estiveram presentes.

Reconhecido como país com maior eficiência energética do mundo, o Japão tem muito a contribuir com o Brasil, mas, segundo o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Japão, as parcerias entre os dois países só podem acontecer se houver formação de mão-de-obra.

"Acreditamos que o Brasil precisa avançar neste campo e estamos nesta visita à Unicesumar, porque são as universidades que podem ajudar na preparação de pessoas", disse Yoshiaki Oshiro, ao propor acordos para levar estudantes e pesquisadores para dentro das empresas japonesas e vice-versa.

José Ricardo de Oliveira, representante da EY, empresa japonesa de consultoria em eficiência energética com atuação em todo o mundo, ressaltou as "smart grid" (rede elétrica inteligente) como uma grande solução para o futuro.  Segundo ele, essas redes podem economizar até 50% de energia, porém o Brasil está atrás de outros países. Ele citou a Copel como empresa pública que vem desenvolvendo projeto piloto nesta tecnologia e ressaltou que o avanço não é maior por falta de definições de regras neste setor que assegure o retorno dos investimentos. "Maringá pensa o futuro e isso nos atrai", salientou por fim o consultor.

O reitor Wilson Matos disse ter ficado satisfeito com a vista porque a Unicesumar tem a cultura da inovação e está aberta para absorver as novidades tecnológicas. "Temos de aproveitar as experiências positivas para poder avançar. Esta e a forma de sermos competitivos no mundo", concluiu.

O vice-prefeito Cláudio Ferdinandi, respondendo interinamente pelo município, fez a instalação do Gabinete na Unicesumar para atender oficialmente aos visitantes.