Unicesumar - Nova marca

Unicesumar participa de encontro de aproximação com empresas de TI
O professor Marcello Erick Bonfim informou sobre os projetos da Unicesumar
  Notícia(s) Relacionada(s)
Na última sexta-feira, dia 27, empresários e professores da área de Tecnologia da Informação estiveram frente a frente com representantes de empresas locais com o objetivo de apresentar os trabalhos desenvolvidos nas instituições de ensino superior e buscar direcioná-los ao encontro das necessidades do setor. O projeto chamado Café do Conhecimento foi promovido pelo Centro de Inovação (CIM), APL de Software e Software by Maringá e SindTI.

Durante o encontro, professores da Unicesumar e outras instituições locais apresentaram em que áreas são desenvolvidos projetos e onde existem oportunidades de parceria dentro das instituições de ensino. Depois da apresentação, houve um momento em que professores e empresários puderam dialogar e tirar possíveis dúvidas.

Segundo disse o presidente da SbM, Edney Mossambani, "conhecendo qual o potencial da academia, nós, empresários, podemos mostrar aos professores quais os nossos problemas, nossas carências e onde precisamos de inovação". Havendo a possibilidade de parceria, os empresários podem contratar estudantes através de bolsa para desenvolver os projetos dentro das suas empresas.

O presidente do CIM e Secretário de Planejamento do Paraná, Silvio Barros, participou do encontro e lembrou que em Maringá a academia produz mais de 5.000 trabalhos ao ano. "Metade dos alunos, quando chega na fase do TCC, não tem ideia do que vai pesquisar. Por outro lado, temos demandas no setor produtivo. Unindo as partes, encontraremos respostas para os problemas, fazendo com que estes trabalhos de conclusão de cursos sejam úteis", esclarece Barros.

O dirigente frisa que o projeto de bolsas do CIM começou em 2014, quando foram desenvolvidos 10 projetos e, entre os resultados, vários deles estão se transformando em startups. O secretário diz que está levando o projeto ao governo para que seja replicado em instituições de ensino de todo estado. "É uma contribuição fundamental da academia para com a sociedade. Essa é a ponte que começamos a desenvolver, começou a funcionar e vamos aperfeiçoar ainda mais este sistema. Tenho certeza que vamos mostrar o caminho para muita gente."

O gerente do CIM, Leonardo Quintino, ressalta que em 2014 foram ofertadas 34 bolsas pelas empresas e que 24 delas não foram executadas. A meta em 2015 é aprovar 50 bolsas. As demandas são do setor privado, poder público e de instituições da comunidade. Entre os objetivos do projeto estão o estudo e solução de problemas, estimular a pesquisa junto a acadêmicos de graduação, proporcionar suporte financeiro, oportunizar a criação de novos negócios, contribuir para a formação de recursos humanos, conectar o estudo com a prática local.  O Edital será lançado no dia 10 de abril.

O professor da Unicesumar, Marcello Erick Bonfim, informou aos empresários que a instituição oferece cinco cursos de gradução na área de TI e que os alunos têm  bastante vontade de participar de editais, de se desenvolver. "Quando há propostas boas como esta do CIM, sempre há interesse", ressaltou. Ele disse que há possibilidades de projetos nas áreas de Educação, Saúde, Entretenimento, Geolocalização, Automatização de Serviços, Trânsito, Jogos Digitais, Processos de Negócio, Segurança da Informação, Infraestrutura em TI, Comunicação de dispositivos sem fio e TV Digital.

O diretor de Ciências Exatas da Unicesumar, professor Ângelo César Colombini, também participou do encontro e disse que todo esforço é válido para aproximar a academia do setor produtivo, de forma que as experiências possam ser produtivas aos dois lados. "Nós temos muito potencial de produção e desenvolvimento de inovação em todas as áreas e esperamos que essa proximidade com o setor de tecnologia da informação traga novas oportunidades tanto aos alunos como aos empresários na  solução de problemas."

Contribuição: Assessoria de Imprensa Software By Maringá

» 30/03/2015 - Alunos de Design de Interiores realizam mostra de móveis restaurados
» 27/03/2015 - Mestrado realiza palestras com professores de renome internacional
» 27/03/2015 - Presidente da Unicesumar é homenageado em congresso de direito