Unicesumar - Nova marca

- Sistemas
  
26/01/2016
Unicesumar oferece cinco residências médicas
Especialidades serão implantadas em parceria com o Hospital Municipal de Maringá e irão beneficiar a população no atendimento
Assessoria de Imprensa Unicesumar
 
Unicesumar oferece cinco residências médicas
Inscrições abertas para processo seletivo
  Notícia(s) Relacionada(s)
Numa parceria efetivada com o Hospital Municipal de Maringá, nesta terça-feira, a Unicesumar irá oferecer a partir deste ano cinco residências médica nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina de Família e Comunidade. As residências funcionarão dentro do HM com supervisão da Comissão de Residência Médica (Coreme) montada pela instituição.

Para abrir os cursos, foi necessário à Unicesumar obter aprovação do Conselho Nacional de Residência Médica e credenciamento do Ministério da Educação. As portarias autorizando o funcionamento já foram publicadas no Diário Oficial da União e a partir de então a instituição está apta a oferecer a formação. Serão duas vagas para cada especialidade e as residências começam no dia 1º de março.

Durante a assinatura do convênio com o prefeito Roberto Pupin, o reitor Wilson de Matos Silva, disse que as residências médicas são uma conquista tanto para a instituição quanto HM, "que irá receber novos profissionais para colaborar no trabalho de atendimento à população".
Para o prefeito Roberto Pupin, trata-se de um apoio que o município recebe para a saúde. "Nós agradecemos à Unicesumar por esta parceria."
 
Já a secretária municipal de Saúde, Carmem Inocente, disse que o hospital fará de tudo para contribuir com a formação dos novos médicos e pretende intensificar principalmente as cirurgias. "Será uma excelente contribuição aos usuários do SUS", destacou.

Além de referência em dengue e HIV para toda a região, o HM realiza cerca de 400 cirurgias de pequeno e médio porte por mês. Com os residentes e os médicos preceptores que atuam junto a eles, poderá ter um incremento no número de cirurgias e atender a demandas reprimidas em algumas áreas, segundo a diretora da unidade, Marly Maçaneiro.

Parceria
Visando viabilizar a atuação dos médicos residentes, a Unicesumar realizou obras de contrapartida ao hospital. Espaços para consultórios, ambulatórios, biblioteca médica e transferência do laboratório de análises clínicas para uma nova área estão entre as obras já concluídas.
Conforme o presidente do Coreme-Unicesumar, o médico Edson Arbini Miguel, este ano serão dez residentes e a partir do próximo, o HM passará a contar permanentemente com 20 residentes, mais quatro médicos preceptores para cada especialidade.  "Isso, sem dúvida, será um ganho para os pacientes e a cidade em geral", considerou.

Responsável pelo processo de credenciamento junto ao MEC, Sandra Franchini explicou que as residências médicas são parte do projeto de implantação do curso de medicina. "Hoje, para abrir cursos de medicina, o MEC exige que as universidades implantem também programas de pós-graduação na área. Estamos, assim, consolidando o curso de medicina na Unicesumar e avançando em nossa proposta de ensino."

Processo seletivo
A Unicesumar realizará o primeiro processo seletivo para a entrada dos residentes, no dia 24 de fevereiro. Podem participar profissionais graduados em medicina de curso reconhecido pelo MEC e médicos com diploma estrangeiro revalidado no Brasil. Todas as vagas são contempladas com bolsa/remuneração oferecida pela própria instituição.

O período de inscrições para o processo seletivo está aberto e vai até o dia 22 de fevereiro pelo site da instituição (www.unicesumar.edu.br/2016/residenciamedica/). O edital estará disponível em breve na página eletrônica da instituição e na secretaria do Coreme, no Hospital Municipal.