Unicesumar
Unicesumar

Núcleo de Apoio Acadêmico

Nosso objetivo: auxiliar o estudante durante a graduação

O NAAC é o setor da UniCesumar responsável por desenvolver programas e políticas de apoio ao estudante, visando ampliar e potencializar sua experiência de aprendizagem por meio de ações de acolhimento, inclusão e melhora do desempenho acadêmico.

Objetivos do NAAC:

  • Proporcionar ao estudante uma melhor adaptação e integração ao ambiente acadêmico e à rotina do Ensino Superior.
  • Orientar a organização e gestão dos estudos para uma aprendizagem mais efetiva.
  • Auxiliar na melhora da performance acadêmica do estudante.
  • Elaborar ações de apoio ao estudante em suas dificuldades de aprendizagem ou questões emocionais que possam interferir na sua trajetória acadêmica.
  • Desenvolver ações para a promoção da inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais.
  • Desenvolver programas e práticas visando a promoção da saúde mental.
  • Atender os estudantes em suas demandas individuais, proporcionando acolhimento e encaminhamento para atendimentos especializados quando necessário.
  • Orientar e apoiar a equipe docente e coordenações quanto à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.

Acadêmicos

Acadêmico, você pode entrar em contato com o NAAC sempre que quiser, mas em especial quando estiver com dificuldades nos estudos, precisar melhorar seu desempenho acadêmico ou quando necessitar de orientação sobre a sua rotina universitária.

Professores

Professor, você pode procurar o NAAC sempre que precisar de apoio para melhor atender seus alunos com dificuldades de aprendizagem, necessidades educacionais especiais ou questões emocionais que possam interferir no seu bom desempenho acadêmico.

Se você está:

Se sentindo sozinho;

Desmotivado;

Com dificuldade de aprendizagem;

Com dificuldade em acompanhar a turma;

Insatisfeito com o curso (coordenador/professor/metodologia de ensino);

Achando que não vai dar conta;

Apresentando notas baixas ou queda no rendimento;

Encontrando dificuldades em conciliar os estudos com o trabalho/família;

Ou qualquer outro motivo.

Dicas

Superando uma nota baixa

Você verifica a nota daquela disciplina, que pensava ter se saído bem, e, de repente, a realidade: nota baixa. E agora? A reação costuma ser imediata: desânimo, indignação, vontade de parar com tudo. Mas até voltar ao caminho, para evitar o mesmo resultado nas próximas provas, é preciso ser capaz de reagir da melhor forma possível.
Então... o importante, nessa hora, é aprender a superar e seguir em frente.
Mas de que maneira?

Mantendo a calma nessa hora

Não se desespere! Aceite a realidade. O resultado é esse e está feito! É hora de encarar o problema de cabeça erguida e repensar onde foi que você errou. Entrar em pânico diante da situação atual não vale a pena. Afinal, todos escorregam de vez em quando. Então, tire o mais importante dessa realidade e faça o melhor na próxima, para que o resultado não se repita.

Busque Ajuda para se sair melhor

Procure seu professor. Essa atitude demonstra interesse de sua parte e vontade de aprender para melhorar seu desempenho. Mesmo que isso seja muito difícil de fazer, muita coisa boa pode vir desse encontro com seu professor, pois ele poderá sanar as dúvidas que surgiram durante explanações em sala de aula.
Peça ajuda aos seus colegas, principalmente àqueles que mostram maior facilidade na compreensão dos conteúdos.

Dicas para se sair melhor na próxima prova

 Estude de forma mais eficaz e não necessariamente por mais tempo. Muitos acham que o certo é estudar por um período longo para assimilar melhor o conteúdo. Isso nem sempre é real. Mas se você estudar com determinação e entusiasmo, o resultado pode ser o esperado.

Sempre reserve tempo para descansar a mente. Mente cansada não conseguirá assimilar conteúdo nenhum.

Tome nota do que estuda. O ato de escrever melhora a memória de longo prazo, segundo alguns estudos.

Não deixe para estudar apenas na véspera da prova. Esse hábito te deixará cansado, com uma compreensão fraca do conteúdo.

Alguns dias antes da prova verifique se o material trabalhado pelo professor em sala de aula está atualizado.

Seu corpo e sua mente necessitam de uma boa noite de sono para que sua capacidade seja restabelecida e seu sucesso seja maior.

Não faça "cola"! A fraude poderá lhe custar caro!

Não estude apenas pela nota. Estude pelo prazer de aprender, lembrando do seu objetivo quando chegou até aqui: vencer sua caminhada acadêmica e seguir com a profissão escolhida!

Não existe uma receita exata que sirva para todos os alunos. Ao seguir essas dicas, é importante que cada um leve em consideração seu processo próprio de aprender, respeitando sempre seus limites.

 Procure seu professor. Essa atitude demonstra interesse de sua parte e vontade de aprender para melhorar seu desempenho. Mesmo que isso seja muito difícil de fazer, muita coisa boa pode vir desse encontro com seu professor, pois ele poderá sanar as dúvidas que existiram durante explanações em sala de aula.

 Peça ajuda aos seus colegas, principalmente àqueles que mostram maior facilidade na compreensão dos conteúdos.

Depoimentos

"Eu gostaria de expressar minha satisfação em participar do momento organizado pelo NAAC sob coordenação das Psicólogas Lucinéia e a Josélia as quais foram muito acolhedoras com os alunos presentes, objetivas e esclarecedoras com o conteúdo trabalhado, propondo uma baixa na tensão, organização e disciplina para estudar antes das provas. Desde já me sinto motivada e acolhida também pela Faculdade por organizar momentos como este, bem como o envio do NAAC para este Campus no qual também apresenta muitas demandas a serem trabalhadas principalmente a saúde mental dos acadêmicos, tenho orgulho de ser Unicesumar."

(Aluna participou da Oficina de Administração da Ansiedade, realizada em julho de 2019 - Campus Ponta Grossa)

"Não é só aquela pressão de estudar, de semana de provas, vamos ter algumas técnicas de relaxamento, para dar uma descontraída, quem sabe usar naquela hora tensa no trabalho..."

(Aluna do 2º ano de psicologia - Campus Ponta Grossa)

"Estamos muito satisfeitos com o acompanhamento que o nosso filho tem recebido pela Unicesumar, especialmente pela equipe do NAAC"

Pais de aluno do 1º semestre de Gastronomia - Campus Curitiba

"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui. Nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, pois a próxima tentativa pode ser a vitoriosa."

(Albert Einstein)

Venha nos procurar

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O NAAC?

Maringá:                    (44) 99105-7292                     naac.maringa@unicesumar.edu.br
Curitiba: (41) 99148-6587                     naac.curitiba@unicesumar.edu.br
Londrina: (43) 99170-3132                     naac.londrina@unicesumar.edu.br
Ponta Grossa: (42) 99166-5325                     naac.pontagrossa@unicesumar.edu.br

Horário de Atendimento:

Segunda a Sexta, das 08h às 22h.

Bloco 06 - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

EMAIL: naac.saude@unicesumar.edu.br
Telefone: 44 3027 6360 | RAMAL: 1530

Bloco 07 - Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias

EMAIL: naac.exatas@unicesumar.edu.br
Telefone: 44 3027 6360 | RAMAL: 1529

Bloco 08 - Centro de Ciências Humanas e Sociais

EMAIL: naac.humanas@unicesumar.edu.br
Telefone: 44 3027 6360 | RAMAL: 1535

Conheça também o NAEME

O Núcleo de Apoio ao Estudante de Medicina (Naeme) desenvolve programas e políticas de apoio focado no estudante de Medicina, buscando ampliar e potencializar a experiência de aprendizagem. O Naeme promove ações de acolhimento, cuidado, inclusão, suporte emocional e melhoria do desempenho acadêmico.

Quando você pode procurar o Naeme?

Quando o aluno quiser, mas em especial quando estiver com dificuldades nos estudos, precisar melhorar o desempenho acadêmico ou quando necessitar de orientação sobre a rotina universitária.

Como entrar em contato com o Naeme?

Por meio do número 44 99122-3957 e por e-mail: naeme@unicesumar.edu.br