Unicesumar
Unicesumar

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

RECOMENDE:

CEUA

Comissão de Ética no Uso de Animais

concea

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação tem o prazer de dar as boas-vindas a professora Dra. Maria de Los Angeles Perez Lizama, que a partir deste mês assume a coordenação do Comitê de Ética no Uso de Animais CEUA da Unicesumar.

A importância do respeito ao animal dentro dos padrões éticos da pesquisa.  Assista o vídeo!

A Comissão de Ética no uso de Animais da Unicesumar (CEUA) constitui um colegiado interdisciplinar, independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os atos de abuso e/ou crueldade, primando por manter posturas de respeito ao animal como ser vivo e pela contribuição científica que ele proporciona dentro dos padrões ético e legal.

Arquivos para download
ATENÇÃO - anexar esta carta resposta somente quando o projeto tiver com pendência no parecer. (Enviar junto com o formulário e o projeto).
Leitura Recomendada

Objetivos

A CEUA tem por finalidade orientar, analisar, emitir parecer e avaliar protocolos de atividades (ensino, pesquisa e extensão) que envolvam a utilização de animais, realizados por docentes, discentes, técnicos e pesquisadores, sob os aspectos ético e legal, bem como fiscalizar o cumprimento de seu Regulamento interno.

Prazos

O prazo previsto para análise e deliberação quanto à aprovação de projetos e planos de ensino encaminhados para avaliação à CEUA é de 60 (sessenta) dias, a contar da data da próxima reunião, posterior à data de recebimento da documentação necessária pela secretaria desta Comissão, podendo este prazo ser maior ou menor dependendo do projeto e/ou plano de ensino analisado. O pesquisador responsável deverá prever o período de tramitação interna deste Comitê quando do envio de projeto para pedido de bolsas e auxílios.

Reuniões

As reuniões da CEUA são realizadas mensalmente.

Leis, Decretos e Regulamentações

Membros

Coordenador:
Maria de los Angeles Perez Lizama

Membros:

Arícia Gomes Sprada - Ciências Agrárias;
Nathan Bandiera Lopes - Representante da Sociedade Civil;
Nattaly Bonacin Pinto - Ciências da Saúde;
Rogério Minini dos Santos - Ciências da Saúde;
Sandra Andrea Pierini - Ciências Biológicas;
Valéria Ferreira Garcês - Ciências da Saúde;

Contato
Secretaria
Natally Juvencio Barbosa Gallego - ceua@unicesumar.edu.br