Unicesumar
Unicesumar

TV Unicesumar

Canais

28.1 (TV aberta)

21 e 97 (Net)

A sede da TV UniCesumar fica em Maringá, um município que se destaca pela indústria da confecção, do setor tecnológico, da educação e com ampla produção agropecuária.

A TV UniCesumar é uma retransmissora do Canal Futura (Fundação Roberto Marinho). As produções têm como premissa o caráter educativo da Fundação Cesumar e promovem o desenvolvimento, a cultura, a responsabilidade em relação ao meio ambiente, inclusão social e o desenvolvimento do senso crítico.

Além de jornalismo e entretenimento, o objetivo é dar a oportunidade para que qualquer morador de Maringá ou região possa assistir a palestras de especialistas, debates e conteúdos específicos das mais diversas áreas do conhecimento.

A autorização de instalação da TV UniCesumar foi assinada no final de 2010 e a autorização de funcionamento em maio de 2011. As transmissões tiveram início em março de 2012.

ESTRUTURA

A emissora está autorizada para transmitir o sinal aberto com uma potência de 1,0 KW, o que significa que a área de abrangência atinge um raio de 40 km. Além de toda a cidade de Maringá, são cobertos os municípios de Ângulo, Floresta, Jandaia do Sul, Ivatuba, Iguatemi, Itambé, Mandaguari, Marialva, Paiçandu, Presidente Castelo Branco, Sarandi, entre outras.

Desde 2010, a Fundação UniCesumar tem investido em equipamentos de última geração. São câmeras digitais com qualidade Full HD com tecnologia Panasonic. Hoje são aproximadamente 40 horas de programação semanal própria, com notícias, informação, entretenimento, cultura e conteúdo educativo.

Como faz parte de uma instituição de ensino, além da contratação de profissionais para desempenhar funções técnicas e jornalísticas, a TV UniCesumar proporciona treinamento e estágios para estudantes dos cursos de comunicação e também de outras áreas, além de fazer parcerias em projetos de extensão com professores e coordenadores de áreas relacionadas à comunicação.

CONTATO

Gerente: Wall Barrionuevo

Endereço: Av. Guedner, 1470
Fone: 44. 3123-3990

PROGRAMAS

Duração: 30 minutos

O programa, exibido ao vivo de a 6ª feira, das 18h00 às 18h30, teve sua estreia no dia 7 de outubro de 2013. Além de reportagens tem também entrevistados em estúdio, trazendo assuntos nas áreas de educação, saúde, serviços, cultura, lazer.

Tem reprises às 21h e ao meio dia e meia do dia seguinte.

Duração: 15 segundos a um minuto

Alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda produzem boletins diários, gravados na redação, com informações relevantes e curiosas de interesse da comunidade, em geral. Os boletins vão ao ar durante a programação da TV Unicesumar, de segunda a sexta-feira, em horários alternados. Os boletins que não têm validade factual são reprisados de acordo com a relevância da informação. O Notícias da Redação tem como objetivo preparar os estudantes para o mercado de trabalho, bem como trabalhar a dinâmica de fala e postura diante da câmera, além de oferecer conteúdo relevante à comunidade que assiste à TV Unicesumar.

Duração: 60 minutos

Supervisionado pelo curso de Teologia da Unicesumar o programa prima por uma construção e valorização da Fé. Através do uso do recurso audiovisual é possível levar a um grande número de pessoas (neste caso, telespectadores da TV Unicesumar) informações históricas e bíblicas.

Tem exibição de um programa inédito semanal e mais três reprises.

Duração: 60 minutos

Uma oportunidade do colegiado, acadêmicos e demais pessoas de assistirem aos principais palestrantes que visitam a instituição. O objeto é também levar informação, nas mais diferentes áreas do conhecimento, à comunidade em geral.

O tema é semanal, com reprises.

Duração: 30 minutos

Programa direcionado ao público acadêmico e à comunidade, em geral.  O programa trata de assuntos relacionados à saúde e ao meio ambiente e traz novidades sobre pesquisas desenvolvidas no meio acadêmico.

Programa semanal (inédito) com duas reprises.

Duração: 15 minutos

O programa traz as principais notícias do Brasil e do mundo na área de tecnologia. Por ser um assunto bastante complexo existe o cuidado de traduzir o mundo digital e tecnológico para os mais diferentes públicos, sem, contudo, tirar o interesse das pessoas que gostam, tenham bastante conhecimento ou trabalham nessa área.

Programa inédito aos domingos, com três reprises semanais.

Duração média: 10 minutos

Produzido por alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o programa traz informações sobre o que acontece na Unicesumar. Material institucional.

Programa semanal, com reprises.

Duração média: 9 minutos

O programa traz análises filosóficas de livros que são indicados para o telespectador, como sugestão de literatura.

Programa semanal com reprises.

Duração média: 6 minutos

O programa traz questionamentos e respostas na área jurídica, desde assuntos mais simples como os mais complexos.

Programa semanal com reprises.

Duração média: 4 minutos

O programa traz informações sobre projetos e setores da Unicesumar que contemplam a comunidade em geral.

Programa semanal com reprises.

Duração média: 6 minutos

O programa trabalha temas tecnológicos complexos para que se tornem de fácil entendimento do público em geral.

Programa semanal com reprises

Duração média: 6 minutos

São exibidos vídeos institucionais sobre os diversos setores da IES.

Programa semanal com reprises.

Duração média: 4 minutos

São enquetes de pessoas nas ruas que têm dúvidas sobre a atuação do farmacêutico bem como uso e conservação de medicamentos.

Programa semanal com reprises.

Duração: 30 minutos

Um programa de entrevistas que aborda assuntos temáticos ou que estejam em destaque no Brasil, no mundo ou na região. A apresentadora tem sempre convidados, especialistas nas áreas que estão sendo abordadas, para que o assunto seja discutido e debatido afim de ampliar o leque de informações dos telespectadores.

Programa semanal com três reprises.

Duração: 30 minutos

O programa fala sobre design, arquitetura, engenharia, beleza e moda, Traz, de uma forma bastante ilustrativa, informações para quem quer reformar, construir ou apenas mudar alguma coisa no local onde vive. Traz dicas e sugestões de decoração, paisagismo, entre outros.

Programa inédito uma vez por semana, com reprises.

Duração: 15 minutos

O programa traz informações atuais e também curiosidades sobre o mundo das artes: cinema, música, teatro, shows, HQs e games.

Programa semanal, com reprises.

Duração: 15 minutos

O universo dos cursos de extensão, os trabalhos sociais desenvolvidos com a comunidade e alunos da instituição, o desenvolvimento de atividades que contribuam com o dia a dia e a qualidade de vida da comunidade, são temas do programa Unicesumar na Prática.

Ele é semanal, com reprises.