Os nossos alunos estão sempre engajados quando o assunto é meio ambiente. Por isso, separamos algumas atividades sobre ações ambientais dos estudantes do primeiro ano de Gestão Ambiental. É um mais lindo que o outro! Vamos conferir?

Fernando Rubens Baader, do polo de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina

O nosso aluno usa a bicicleta como seu meio de transporte principal. Além disso, realiza a separação de lixo reciclável em sua casa e uso da água da chuva. Fernando elaborou um vídeo contando um pouquinho de suas atividades. Confira aí!

Marilza Garete Lima e Aparecida Tosoni Marcotti, do polo de Maringá, no Paraná

A Marilza dá uma dica incrível de como reaproveitar a água da máquina de lavar roupas para lavar a calçada. Demais essa ideia, né? E é assim, com atitudes no nosso dia a dia que contribuímos de forma positiva para o meio ambiente. Veja o vídeo da nossa aluna e inspire-se!
A aluna Aparecida Tosoni Marcotti também demonstra como realiza o aproveitamento de água da máquina de lavar roupas em sua casa. Assista ao vídeo!

Douglas Henrique da Conceição dos Santos, do polo João Monlevade, em Minas Gerais

Na primeira ação, o aluno demonstra como realiza a separação do lixo: papéis alumínio, plásticos e papelão. Ele também separa garrafas de vidro, pois um posto de gasolina perto de sua casa recolhe os objetos para reaproveitá-los.

douglas
Atividade – Douglas Henrique da Conceição dos Santos

Na segunda ação, o aluno utiliza água da cisterna para lavar banheiro e o carro. Na falta de água, ele adiciona cloro na água da cisterna para usar dentro de casa. Assim, utiliza para lavar banheiro e vasilha, assim não precisa comprar galões de água. Conheça a ação do Douglas em vídeo.

Mariana Talita Martins, do polo de Birigui, em São Paulo

A aluna fez o plantio de duas mudas em um local de lazer. Lá, existem dois espaços, uma quadra de futebol e um espaço de skate. Em volta, um gramado com apenas duas árvores plantadas por moradores locais. No vídeo, a aluna mostra o plantio de novas mudas no ambiente. Confira o vídeo da ação!

Antonio Carlos Mazzetti, do polo de Ourinhos, em São Paulo

Hoje, nosso aluno Antonio, com quase 56 anos completos, fala sobre o curso de Gestão Ambiental. Há muito tempo ele estava parado e voltou a estudar. Ele descreve que a Unicesumar proporcionou o conhecimento sobre como reciclar os materiais. Antigamente, ele não tinha o hábito de separá-los adequadamente. Ele descreve que aprendeu muito com o curso e mostra uma fotografia com a ação de separação de papelão que faz em casa.

papelao_aluno
Atividade – Antonio Carlos Mazzetti

Adilson Miguel Raulino, do polo de Palhoça, em Santa Catarina

O aluno desenvolveu um projeto e envolveu aos alunos da modalidade de ensino EJA. Ele trabalhou a reciclagem como instrumento interdisciplinar para auxiliar os jovens a gerar renda para educação. Para o aluno, o presente trabalho salienta a importância da utilização de materiais recicláveis como ferramenta de geração de renda. Assim sendo, tem por base um estudo de caso realizado na turma de ensino fundamental (1° ao 4° ano) da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, na Escola Municipal Irmã Maria Tereza, da cidade de Palhoça, Santa Catarina. Na turma citada, foram realizadas atividades teóricas e práticas sobre do tema reciclagem envolvendo, inclusive, a confecção de produtos artesanais. As atividades docentes desenvolvidas tiveram como objetivo incentivar os alunos ao estudo para a produção de artesanatos a partir de materiais recicláveis, possibilitando um incremento em sua renda familiar. “Essa é a minha contribuição com a minha comunidade e muita realização com o curso que estou fazendo”, conta o aluno.

Aparecida Tosoni Marcotti, do polo de Maringá, no Paraná

A aluna reutilizou sobras de tecidos para confeccionar roupas. Além disso, elaborou um mimo reaproveitando sobras de tecido também para doação.

aparecida
aparecida
capturar

Sebastião Adailton Gomes de Souza, do polo de Teófilo Otoni, em Minas Gerais

O aluno, no dia 05 de junho, conversou com a população da região do vale do Mucuri. Em conversa, o aluno falou de diversos temas para informar sobre a melhoria do meio ambiente. A intenção é fazer com que a população tenha uma qualidade de vida melhor, respirando um ar mais puro, consumindo uma água mais potável etc.

Sebastião e seus colegas dedicaram parte do tempo deles discutindo sobre as riquezas naturais. Apesar de vários movimentos  como para o Rio Todos os Santos em sua região, ele não deixou de citar a relação das florestas com a água na bacia hidrográfica. Além disso, sobre o desmatamento, a manutenção deficiente de estradas vicinais etc. Outro fator crucial que o aluno não poderia deixar de citar é a área de preservação ambiental em sua região.

Foi um dia muito especial para todos de sua região! Cada um de pôde expor opiniões que, com certeza, caso sejam estudadas e executadas, trarão um ganho muito grande não só para a região do vale do Mucuri, mas sim pra todos.

Além das ações ambientais dos nossos alunos, conheça o curso!

Faça Gestão Ambiental na modalidade a distância na Unicesumar. Visite o site e confira o curso.

gestao-ambiental

Avalie este post