Os nossos alunos estão sempre engajados quando o assunto é meio ambiente. Por isso, separamos algumas atividades sobre ações ambientais dos estudantes do primeiro ano de Gestão Ambiental. É um mais lindo que o outro! Vamos conferir?

Fernando Rubens Baader, do polo de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina

O nosso aluno usa a bicicleta como seu meio de transporte principal. Além disso, realiza a separação de lixo reciclável em sua casa e uso da água da chuva. Fernando elaborou um vídeo contando um pouquinho de suas atividades. Confira aí!

Marilza Garete Lima e Aparecida Tosoni Marcotti, do polo de Maringá, no Paraná

A Marilza dá uma dica incrível de como reaproveitar a água da máquina de lavar roupas para lavar a calçada. Demais essa ideia, né? E é assim, com atitudes no nosso dia a dia que contribuímos de forma positiva para o meio ambiente. Veja o vídeo da nossa aluna e inspire-se! 
A aluna Aparecida Tosoni Marcotti também demonstra como realiza o aproveitamento de água da máquina de lavar roupas em sua casa. Assista ao vídeo!

Douglas Henrique da Conceição dos Santos, do polo João Monlevade, em Minas Gerais

Na primeira ação, o aluno demonstra como realiza a separação do lixo: papéis alumínio, plásticos e papelão. Ele também separa garrafas de vidro, pois um posto de gasolina perto de sua casa recolhe os objetos para reaproveitá-los.

douglas
Atividade – Douglas Henrique da Conceição dos Santos

Na segunda ação, o aluno utiliza água da cisterna para lavar banheiro e o carro. Na falta de água, ele adiciona cloro na água da cisterna para usar dentro de casa. Assim, utiliza para lavar banheiro e vasilha, assim não precisa comprar galões de água. Conheça a ação do Douglas em vídeo.

 Mariana Talita Martins, do polo de Birigui, em São Paulo

A aluna fez o plantio de duas mudas em um local de lazer. Lá, existem dois espaços, uma quadra de futebol e um espaço de skate. Em volta, um gramado com apenas duas árvores plantadas por moradores locais. No vídeo, a aluna mostra o plantio de novas mudas no ambiente. Confira o vídeo da ação! 

Antonio Carlos Mazzetti, do polo de Ourinhos, em São Paulo

Hoje, nosso aluno Antonio, com quase 56 anos completos, fala sobre o curso de Gestão Ambiental. Há muito tempo ele estava parado e voltou a estudar. Ele descreve que a Unicesumar proporcionou o conhecimento sobre como reciclar os materiais. Antigamente, ele não tinha o hábito de separá-los adequadamente. Ele descreve que aprendeu muito com o curso e mostra uma fotografia com a ação de separação de papelão que faz em casa.

papelao_aluno
Atividade – Antonio Carlos Mazzetti

 

Adilson Miguel Raulino, do polo de Palhoça, em Santa Catarina

O aluno desenvolveu um projeto e envolveu aos alunos da modalidade de ensino EJA. Ele trabalhou a reciclagem como instrumento interdisciplinar para auxiliar os jovens a gerar renda para educação. Para o aluno, o presente trabalho salienta a importância da utilização de materiais recicláveis como ferramenta de geração de renda. Assim sendo, tem por base um estudo de caso realizado na turma de ensino fundamental (1° ao 4° ano) da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, na Escola Municipal Irmã Maria Tereza, da cidade de Palhoça, Santa Catarina. Na turma citada, foram realizadas atividades teóricas e práticas sobre do tema reciclagem envolvendo, inclusive, a confecção de produtos artesanais. As atividades docentes desenvolvidas tiveram como objetivo incentivar os alunos ao estudo para a produção de artesanatos a partir de materiais recicláveis, possibilitando um incremento em sua renda familiar. “Essa é a minha contribuição com a minha comunidade e muita realização com o curso que estou fazendo”, conta o aluno.

Aparecida Tosoni Marcotti, do polo de Maringá, no Paraná

A aluna reutilizou sobras de tecidos para confeccionar roupas. Além disso, elaborou um mimo reaproveitando sobras de tecido também para doação.

aparecida
Atividade – Aparecida Tosoni Marcotti
aparecida
Atividade – Aparecida Tosoni Marcotti
capturar
Atividade – Aparecida Tosoni Marcotti

 

Sebastião Adailton Gomes de Souza, do polo de Teófilo Otoni, em Minas Gerais

O aluno, no dia 05 de junho, conversou com a população da região do vale do Mucuri. Em conversa, o aluno falou de diversos temas para informar sobre a melhoria do meio ambiente. A intenção é fazer com que a população tenha uma qualidade de vida melhor, respirando um ar mais puro, consumindo uma água mais potável etc.

Sebastião e seus colegas dedicaram parte do tempo deles discutindo sobre as riquezas naturais. Apesar de vários movimentos  como para o Rio Todos os Santos em sua região, ele não deixou de citar a relação das florestas com a água na bacia hidrográfica. Além disso, sobre o desmatamento, a manutenção deficiente de estradas vicinais etc. Outro fator crucial que o aluno não poderia deixar de citar é a área de preservação ambiental em sua região.

Foi um dia muito especial para todos de sua região! Cada um de pôde expor opiniões que, com certeza, caso sejam estudadas e executadas, trarão um ganho muito grande não só para a região do vale do Mucuri, mas sim pra todos.

Além das ações ambientais dos nossos alunos, conheça o curso!

Faça Gestão Ambiental na modalidade a distância na Unicesumar. Visite o site e confira o curso.

gestao-ambiental

 

Avalie este post

Comentários

Comentários