Unicesumar
Unicesumar

Comunidade acadêmica avalia positivamente o Cesumar


O resultado da avaliação institucional 2008 divulgado pela CPA mostra satisfação com o nível geral da instituição

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Cesumar divulgou recentemente o resultado da Avaliação Institucional 2008, feita com acadêmicos, professores e funcionários, tanto do sistema presencial quanto a distância de ensino. Os indicadores apontaram alto índice de satisfação, ficando claro, na modalidade presencial, que a estrutura de salas de aula, laboratórios, equipamentos, estacionamentos, materiais didáticos e o nível dos professores agradam muito os estudantes.

Já no Ensino a Distância, os acadêmicos estão muito satisfeitos com a atualidade dos temas apresentados para estudo e a contribuição do conteúdo para a prática profissional. Enquanto o primeiro item recebeu 93,78% de conceitos bom e excelente, o segundo ficou com 91,94%.

Na avaliação dos estudantes do ensino presencial, entre os itens que mais receberam aprovação positiva estão a biblioteca e as atividades acadêmicas, com índices de 82% e 72%, respectivamente, de bom e muito bom. A maioria dos estudantes (54,26%) também considerou bom e muito bom o perfil geral dos cursos, indicando como pontos mais fortes a adequação do currículo à realidade profissional, o uso de novas tecnologias e o sistema de avaliação-aprendizagem.

"Isso mostra a seriedade do Cesumar com o compromisso da qualidade da instituição e a preocupação em mantê-lo, já que os instrumentos indicados como positivos são extremamente necessários para o bom desenvolvimento do acadêmico", comentou o diretor de Desenvolvimento Institucional, Amir Limana.

Com relação à biblioteca foram indicados como pontos positivos o acervo, o atendimento, o sistema de empréstimo e os espaços individuais de estudo. Já com relação às salas de aula, os estudantes apontaram como ponto positivo o espaço físico e a presença de fiscais de prova.

Outro ponto que os acadêmicos consideraram positivo ao responderem o questionário aplicado no mês de novembro foram as atividades acadêmicas, com índice de 72% entre bom e muito bom. Os fatores analisados neste item foram a assiduidade dos professores, a constante qualificação e as atividades propostas por eles.

Perfil geral

No perfil geral, a instituição foi considerada boa ou muito boa por 59,33% dos estudantes e 61,72% dos professores. Já entre os funcionários técnico-administrativos, a satisfação com as condições de trabalho foi apontada em 70% das respostas. Entre os pontos salientados como fator de motivação estão a possibilidade de aprender novos métodos de trabalho para participar de atividades propostas pela instituição e ajudar na melhoria do setor em que trabalham.

No questionário aplicado aos professores, 78% deles apontaram a satisfação em relação ao serviço de apoio que recebem. Eles destacam o auxílio dos fiscais de prova, dos funcionários de laboratórios, o atendimento e orientação das diretorias de Ensino e de Serviços Acadêmicos, do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), bem como o sistema online de serviços acadêmicos como pontos positivos.

De acordo com Amir Limana, a instituição está muito satisfeita com os resultados da avaliação geral da CPA. Para ele, os bons frutos resultam do trabalho dos dirigentes e de todos os colaboradores. Ê integração da equipe e a importância de cada colaborador são fundamentais para o desenvolvimento da instituição", segundo o diretor, o qual afirma que o Cesumar deve utilizar os resultados para melhorar ainda mais os pontos abordados na pesquisa.

"As eventuais fragilidades identificadas na avaliação contribuem para indicar precisamente os quesitos que devem ser trabalhados continuamente para que o Cesumar alcance a excelência do fazer acadêmico. Sempre teremos espaço para melhorar o que fazemos, mesmo que tenhamos a certeza de que é feito da melhor forma. Pensar no desenvolvimento institucional é pensar em um projeto a longo prazo. Só assim a instituição consegue cumprir seu compromisso, que é formar universitários capacitados", ressaltou Limana.

Na avaliação do diretor institucional, os dados da CPA vêm ao encontro do que já mostram os indicadores do MEC com relação ao desempenho do Cesumar. Ou seja, a instituição figura hoje entre as 30% melhores IES (Instituição de Ensino Superior) do seu gênero do país; está entre as primeiras do Estado do Paraná e muito acima da média regional, quando analisados os dados do Enade, do IGC (Índice Geral de Cursos) ou, ainda, o índice de aprovação nos exames da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), por exemplo.

"Esse resultado não se deve apenas à estrutura moderna, acolhedora, organizada e segura do Cesumar. Temos certeza que se deve a uma administração eficiente da instituição, que conta com colaboradores, desde os técnicos administrativos aos docentes, que fazem à diferença e influenciam na excelência do ensino do Cesumar, ao trabalharem com seriedade, dedicação e comprometimento. Além da infraestrutura de ótima qualidade, as pessoas comprometidas com o projeto Cesumar são o diferencial aqui dentro", finalizou o diretor da Diretoria de Desenvolvimento Institucional.

Últimas notícias

Categorias