Prof. Dra. Ana Maria Silveira Machado de Moraes, coordenadora de Medicina, participa da oficina Teste de Progresso do NAPSUL II, em Curitiba

A coordenadora do curso de Medicina da UniCesumar, Dra. Ana Maria Silveira Machado de Moraes, participou do “Teste de Progresso”, promovido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Interinstitucional Sul (NAPISUL) em agosto deste ano. O objetivo do evento foi discutir aspectos do teste como a aplicabilidade dos resultados na execução do projeto pedagógico e qualidade das questões.

A palestra principal foi do médico Carlos Fernando Collares, responsável pelo teste equivalente na Universidade de Maastricht e mais 4 escolas do consórcio local Holandês. Juntamente a Olavo Franco Ferreira Filho, médico, professor da UEL, responsável pela condução e análise do TPMED do NAPISUL, Collares analisou os dados de 2018, afirmando que os resultados demonstram que a prova que elaboramos tem significância estatística no dimensionamento do aprendizado dos alunos.

Também houve uma explicação sobre como as análises são feitas, dando oportunidade para os coordenadores discutirem outros aspectos como a elaboração de matriz de conhecimento para solicitação das questões, alternativas para apresentação dos resultados a professores e alunos entre outras questões pontuais de cada instituição presente. Num segundo momento, os participantes se reuniram para discutir especificamente a elaboração da matriz de conhecimento e planejarmos ações com a finalidade de melhorar a qualidade dos itens aplicados.

Segundo a Dra. Ana Maria Silveira Machado de Moraes, todo o evento foi muito proveitoso, pois nessa reunião foi decidido todo o cronograma e calendário do teste, sendo que em outubro cada escola deverá organizar treinamento para os professores elaboradores de itens. Em fevereiro será feita revisão das questões por setores e em março de 2020 ocorrerá a reunião anual para seleção final das questões que serão aplicadas e análise do resultado de 2019.