Unicesumar
Unicesumar

Finanças pessoais: dicas em um e-book gratuito

Escrito pelo coordenador do curso de Ciências Econômicas da EAD Unicesumar, o material ensina sobre planejamento financeiro e apresenta ferramentas para gestão do dinheiro

Noticia_EAD_Site16 (1)Você tem a sensação de que o mês é muito longo para o seu salário? Pois é, você não está sozinho nessa. E esta situação não é só um problema do atual cenário econômico, que vem apertando o orçamento dos brasileiros. Segundo o professor e coordenador do curso de Ciências Econômicas da EAD Unicesumar, Silvio Castro, a questão é uma falha na educação. Considerando que conhecimentos financeiros são essenciais para o sucesso profissional, este conteúdo deveria ser incluído nos Ensinos Fundamental e Médio.

No e-book “Finanças Pessoais com uso de ferramentas web e mobile”, além de apresentar ferramentas para a gestão financeira, Castro também aborda os motivos históricos e culturais da população brasileira não ter tido esse tipo de educação na escola. “O e-book vai além de apresentar aplicativos de finanças pessoais, mesmo porque eles não resolvem o problema. Minha proposta é que o leitor entenda sobre a importância do planejamento financeiro para se ter bons resultados”, explica.

O e-book está disponível gratuitamente através do link: conteudo.unicesumar.edu.br/financas-pessoais-lp

De antemão, o professor deixa 5 dicas sobre organização financeira:

1) Comece agora a organizar sua vida financeira

Não tenha medo de conhecer sua situação financeira atual. Seja ela positiva ou negativa. Se for negativa, quanto mais rápido souber, menos custoso e com menor tempo poderá sair dessa situação.

2) Tome conhecimento de suas receitas e seus gastos

Comece a relacionar suas fontes de receita e onde ocorrem seus gastos. Você pode se surpreender em saber para onde vai e quanto dinheiro é gasto com algumas coisas desnecessárias.

3) Três coisas que todo mundo deveria saber sobre dinheiro aos 18 anos

- Nunca é cedo demais para cuidar do dinheiro.

- Planejamento financeiro é um benefício, não “coisa de gente rica”.

- Desejos de consumo sempre existirão e custarão cada vez mais.

4) Pague seu cartão de crédito em dia

E isso não significa utilizar o cheque especial para pagar a fatura do cartão de crédito. Juros do cartão de crédito e cheque especial são os maiores do mercado financeiro. Fazer uso de qualquer um deles é desastroso.

5) Não compre por impulso

As possibilidades de compra dos últimos 20 anos se multiplicaram infinitamente. Atualmente, com as lojas de venda pela internet, produtos antes nunca imaginados podem ser adquiridos com alguns cliques no mouse. Analise a real necessidade daquilo que vai comprar.

Últimas notícias

Categorias