EAD Unicesumar é finalista do Prêmio Melhores Projetos em Educação Inovadora

Na categoria Artigos Acadêmicos, a Unicesumar ficou em 2° lugar com trabalho que apresenta a integração do Ensino Híbrido e Novas Tecnologias Digitais

Durante o 2˚ Encontro de Universidades, promovido pela FEA-USP, FIA e INFI-FEBRABAN, no dia 24 de outubro, em São Paulo, a Educação a Distância da Unicesumar foi reconhecida no Prêmio Melhores Projetos em Educação Inovadora, na categoria Artigos Acadêmicos, com o trabalho "Integração do Ensino Híbrido e Novas Tecnologias Digitais – Uso de Realidade Aumentada e Metodologias Ativas nos Cursos de Engenharia EAD", de autoria de Thuinie Daros, Daniel Hey e Celso Filho.

A instituição também ficou entre os finalistas na categoria Games, com o trabalho "Monitoramento de aspectos cognitivos em raciocínio lógico por meio de gamificação de nivelamento para os cursos de EAD - Game Joia do Conhecimento", desenvolvido por Yasminn Zagonel, Leandro Naldei e Daniel Hey.

Leandro Naldei, Yasminn Zagonel e Daniel Hey foram finalistas na categoria Games

O evento teve como objetivo debater sobre as transformações nas organizações e a consequente necessidade de sinergia entre a educação acadêmica e corporativa, contando com a presença de representantes das principais instituições educacionais e bancárias do Brasil.

O trabalho premiado discorre sobre a necessidade de qualificar os processos de ensino-aprendizagem e o uso de tecnologias para aproximar uma educação de qualidade e com recursos acessíveis. A Unicesumar concebeu um modelo educacional que integra o ensino híbrido e as metodologias ativas, trazendo uma experiência inovadora por meio da utilização de novas tecnologias digitais em material didático, como o uso de realidade aumentada, pílulas de aprendizagem por meio de QR Codes, gamificação e trilhas de aprendizagem presentes nos materiais.

Para Thuinie Daros, head de Cursos Híbridos e Metodologias Ativas da EAD Unicesumar, o reconhecimento feito pela FEA-USP, FIA e INFI-FEBRABAN é de grande relevância para instituição. “Estar entre os finalistas deste prêmio reforça a qualidade, dedicação e inovação do trabalho pedagógico realizado diariamente por toda nossa equipe”, afirma Thuinie.

Com base no gerente de Projetos Especiais, Daniel Hey, os artigos consistem em um esforço conjunto, fundamentando os trabalhos de inovação desenvolvidos na instituição que, por sua vez, refletem na utilização de recursos tecnológicos com base em metodologias ativas de ensino aplicadas nos cursos híbridos. O prêmio é um dos resultados reconhecidos entre os projetos especiais desenvolvidos no setor de Produção de Materiais EAD.

Produção de Materiais EAD Unicesumar

A célula de Projetos Especiais da Produção de Materiais faz parte da Pró-Reitoria de Ensino EAD Unicesumar, desenvolvendo, aprimorando e monitorando todos os processos internamente, desde a criação de recursos educacionais em 2D e 3D, uso de QR Codes, desenvolvimento de aplicativo próprio para exibição dos recursos e mapeamento do alcance desses objetos de aprendizagem digitais. Cada ambiente de realidade aumentada é planejado ao longo do processo de escrita das disciplinas, a fim de ensinar de forma interativa, audiovisual, aberta e construtiva. A relevância no uso de tecnologias está amparada sob o contexto das metodologias ativas e práticas pedagógicas do formato híbrido, criando um ambiente de ensino-aprendizagem dinâmico, inovador e de impacto.

Celso Filho, head de Produção de Conteúdo, ressalta a grande preocupação da equipe de Produção de Materiais em construir objetos e recursos que proporcionem a inovação e o uso de novas tecnologias, focando, principalmente, em uma aprendizagem significativa, que resulte em uma formação consistente, e no desenvolvimento de habilidades e competências do estudante.