Estrutura do módulo e disciplinas
O curso de 2ª Licenciatura em História da EAD Unicesumar é organizado de forma modular, permitindo que os ingressos sejam, basicamente, trimestrais, totalizando quatro novas turmas durante o ano letivo, além de agrupar conteúdos inter-relacionados, de forma a garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

Cada módulo é composto por 3 disciplinas curriculares, cada qual com setenta horas/aula distribuídas em dez semanas. Nessas semanas acontecem os momentos de autoestudo, os interativos e os presenciais obrigatórios.
Sistema e Regras de Avaliação
Para ser aprovado(a) em cada disciplina, a Unicesumar exige que você tenha a nota média mínima de 6,0 (seis) pontos. Essa nota é composta por atividades online e prova presencial (realizada nos polos da Unicesumar), que ocorrem durante vigência da disciplina.
Estágios
O estágio supervisionado obrigatório faz parte da sua matriz curricular, sendo indispensável para a aprovação e conclusão do curso. Ele é o exercício da experiência profissional que leva o aluno à interpretação da realidade. Por meio dos estágios, é possível consolidar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e estabelecer a relação entre a teoria e a prática. Sendo assim, o estágio supervisionado se torna um componente curricular que proporciona ao aluno a reflexão contextualizada, dando condições para que ele se torne autor de sua própria prática.
Diferenciais do Curso
Ao longo das disciplinas do curso de 2ª Licenciatura em História, as atividades desenvolvem a capacidade interpretativa dos acadêmicos, como na atividade Material de Avaliação de Aprendizagem Prática (MAPA). Outra vantagem que o curso oferece é o conhecimento desenvolvido em atividades teóricas e práticas. Ainda, tem-se a oportunidade de trocar ideias com os professores e com os demais alunos da sala de aula no chat em tempo real, bem como debates com lives.
Além dessas, no curso de 2ª Licenciatura em História, o aluno tem contato com trabalhos de campo, projetos de ensino e visitas técnicas que integram a formação do acadêmico de forma a permitir que teoria e prática se articulem.