Unicesumar
Unicesumar

Curso de Engenharias em
Engenharia Elétrica

Descubra mais

Engenharia Elétrica

Sobre o Curso Atuar em projetos de sistemas elétricos de potência (SEP), envolvendo as etapas de planejamento e execução, além de sua expansão, manutenção e análise de sistemas já existentes.

O curso de Engenharia Elétrica da Unicesumar tem como principal objetivo formar profissionais habilitados a projetar, acompanhar e executar obras na área de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, incluindo as fontes renováveis de energia solar e eólica que estão em plena expansão na matriz energética brasileira.

Faz parte do conjunto de competências do profissional engenheiro eletricista formado pela Unicesumar: atuar em projetos de sistemas elétricos de potência (SEP), envolvendo as etapas de planejamento e execução, além de sua expansão, manutenção e análise de sistemas já existentes.

A atuação do engenheiro eletricista se estende desde a área técnica específica até a gestão e planejamento de equipes de trabalho, atuando em projetos relacionados a obras elétricas e contemplando itens como fluxo de materiais, normas técnicas e de segurança – seguindo à risca a regulamentação, como as normas NR-10 e NBR-5410, constantemente consultadas pelo profissional.

O curso de Engenharia Elétrica da Unicesumar atende aos pré-requisitos estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia e as definições previstas pelo Conselho Federal de Engenharia – CONFEA, proporcionando formação alinhada com as responsabilidades e atribuições profissionais previstas para o profissional engenheiro eletricista.

  • Modalidade: Graduação EAD
  • Duração: 60 meses
  • Carga horária: 4660 horas
  • Atividades complementares: 100 horas
  • Turno: Noturno
  • Aula: Segunda-feira, Quarta-feira

INVESTIMENTO DO CURSO
Compartilhe:

Tenho Interesse

carregando...
  • Estrutura

    Com mais de 100.000m², é na sede da Unicesumar que os melhores cursos são construídos para fazer a diferença na sua vida acadêmica.

  • Reconhecimento

    Entre as 4% melhores instituições de ensino superior do Brasil.

  • Ensino
    de qualidade

    A Unicesumar possui nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, numa escala de 1 a 5.

  • Apoio presencial

    Em cada uma das unidades espalhadas pelo Brasil, o aluno pode contar com o apoio presencial de tutores.

Corpo docente de alto nível

Fábio Augusto Gentilin

Coordenador Fábio Augusto Gentilin

Mestre em Engenharia Elétrica – UEL (2012); Especialista em Automação de Processos Industriais – UniCesumar (2008); Engenheiro de Controle e Automação – UniCesumar (2015); Tecnólogo em Automação Industrial – UniCesumar (2006); Técnico em Eletrônica – Graham Bell (1999).

Áreas de atuação: Geração de energia solar – ALIANCE (1998) INDEL (2001-2009); Automação de processos industriais-INDEL (2001-2009); Eletrônica embarcada – INDEL (2001-2009) UniCesumar (2007-atual); Sistemas de Energia para Telecomunicações – INDEL (2001-2009); Redes Industriais – UniCesumar (2007-atual); Docência Superior na graduação e especialização – UniCesumar (2007-atual); Coordenação de cursos na graduação – UniCesumar (2013-atual); Coordenação de cursos de especialização – UniCesumar (2011-atual); Elaborador de provas para concursos – Instituto AOCP (2015 – 2016).

Áreas de pesquisa: Espectroscopia NIR (Near Infrared); Instrumentação Eletrônica; Agricultura de precisão.

Fale com o coordenador

Profissão em Foco

O engenheiro eletricista possui amplo campo de atuação, incluindo os sistemas elétricos de potência (SEP), onde se dão os processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Além disso, pode atuar nos segmentos industrial, residencial, na automação de processos, eletrônica, projetos de equipamentos, inovação tecnológica, consultoria, modernização, manutenção etc.

O crescente mercado de energias alternativas aposta nas tecnologias de geração de energia solar fotovoltaica e eólica, sendo necessária a presença desse profissional para realizar seu dimensionamento, operação e manutenção.

As empresas que contratam esse tipo de profissional atuam com concessionárias de energia elétrica, empreiteiras, construtoras, setor industrial, empresas de projetos de engenharia, empresas de consultoria em sustentabilidade, mercado de finanças, empresas de telecomunicações, entre diversas outras áreas que necessitam das habilidades do profissional formado em Engenharia Elétrica.

INSCREVA-SE em Engenharia Elétrica Estude no melhor Centro Universitário do sul do Brasil. Inscreva-se aqui.