Unicesumar
Unicesumar

Curso de Engenharias em
Engenharia Mecatrônica

Descubra mais

Engenharia Mecatrônica

Sobre o Curso Atuar em projetos de sistemas de controle de processos industriais desde seu planejamento e execução até sua expansão, manutenção e análise funcional e de viabilidade.

O curso de Engenharia Mecatrônica da Unicesumar tem como principal objetivo formar profissionais habilitados a projetar, acompanhar e executar obras na área controle de processos, desde sua modelagem matemática e simulação via software até a implantação da estratégia de controle em ambiente físico.

Faz parte do conjunto de competências do profissional engenheiro mecatrônico, formado pela Unicesumar, atuar em projetos de sistemas de controle de processos industriais desde seu planejamento e execução até sua expansão, manutenção e análise funcional e de viabilidade.

A atuação ocorre principalmente na solução de problemas relacionados aos sistemas automáticos de controle industriais, onde há a necessidade de projetos que atribuam ao processo industrial a capacidade de tomada de decisões baseada em algoritmos embarcados em estrutura robusta de controle eletrônico, como é o caso de sistemas de controle automático de temperatura, pressão ou nível, variáveis comuns em ambientes industriais.

O curso de Engenharia Mecatrônica da Unicesumar atende aos pré-requisitos estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia e as definições previstas pelo Conselho Federal de Engenharia – CONFEA, proporcionando formação alinhada com as responsabilidades e atribuições profissionais previstas para o profissional Engenheiro Mecatrônico.

  • Modalidade: Graduação EAD
  • Duração: 60 meses
  • Carga horária: 4660 horas
  • Atividades complementares: 100 horas
  • Turno: Noturno
  • Aula: Segunda-feira, Quarta-feira

INVESTIMENTO DO CURSO
Compartilhe:

Tenho Interesse

carregando...
  • Estrutura

    Com mais de 100.000m², é na sede da Unicesumar que os melhores cursos são construídos para fazer a diferença na sua vida acadêmica.

  • Reconhecimento

    Entre as 4% melhores instituições de ensino superior do Brasil.

  • Ensino
    de qualidade

    A Unicesumar possui nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, numa escala de 1 a 5.

  • Apoio presencial

    Em cada uma das unidades espalhadas pelo Brasil, o aluno pode contar com o apoio presencial de tutores.

Corpo docente de alto nível

Fábio Augusto Gentilin

Coordenador Fábio Augusto Gentilin

Mestre em Engenharia Elétrica – UEL (2012); Especialista em Automação de Processos Industriais – UniCesumar (2008); Engenheiro de Controle e Automação – UniCesumar (2015); Tecnólogo em Automação Industrial – UniCesumar (2006); Técnico em Eletrônica – Graham Bell (1999).

Áreas de atuação: Geração de energia solar – ALIANCE (1998) INDEL (2001-2009); Automação de processos industriais-INDEL (2001-2009); Eletrônica embarcada – INDEL (2001-2009) UniCesumar (2007-atual); Sistemas de Energia para Telecomunicações – INDEL (2001-2009); Redes Industriais – UniCesumar (2007-atual); Docência Superior na graduação e especialização – UniCesumar (2007-atual); Coordenação de cursos na graduação – UniCesumar (2013-atual); Coordenação de cursos de especialização – UniCesumar (2011-atual); Elaborador de provas para concursos – Instituto AOCP (2015 – 2016).

Áreas de pesquisa: Espectroscopia NIR (Near Infrared); Instrumentação Eletrônica; Agricultura de precisão.

Fale com o coordenador

Profissão em Foco

O profissional engenheiro mecatrônico pode atuar em diversas áreas, principalmente em automação de processos industriais, onde a fabricação padronizada e controlada de produtos é necessária. Ele também pode se envolver em projetos de sistemas de controle para automatizar a execução de tarefas que se fazem impraticáveis por um ser humano e que uma máquina poderia executar sem riscos à vida ou à saúde das pessoas.

As indústrias que absorvem tal mão de obra estão alinhadas ao uso de tecnologias de programação, eletrônica, acionamentos elétricos, sistemas supervisórios industriais, máquinas elétricas e mecânicas etc.

Os ramos de atuação se dão nos segmentos de alimentos, automobilístico, nutrição animal (fábrica de rações), usinas de álcool e açúcar, indústrias químicas e petroquímicas, empreiteiras, escritórios de projetos inteligentes, robótica, sistemas inteligentes, mercado financeiro e diversas outras áreas onde o engenheiro mecatrônico é requisitado por sua alta imersão em tecnologias e inovação.

INSCREVA-SE em Engenharia Mecatrônica Estude no melhor Centro Universitário do sul do Brasil. Inscreva-se aqui.