Unicesumar
Unicesumar

Tecnólogo em
Gastronomia Estude Gastronomia a distância em uma das melhores instituições do Brasil!

Descubra mais

Gastronomia

Sobre o Curso Pessoas versáteis e criativas, que sabem inovar e introduzir novos conceitos no processo de trabalho, capazes de acompanhar as rápidas mudanças do mercado. Esses são nossos profissionais de Gastronomia!

O objetivo do nosso curso é formar profissionais proativos, capazes de atuar na operação, gestão e consultoria de empreendimentos, na implementação e gestão de seu próprio negócio ou em posições administrativas em organizações de preparo e venda de alimentos. Gestão de empreendimentos de alimentos e bebidas, no que diz respeito às áreas de vendas e marketing, planejamento estratégico, custos, gestão de equipes e controle também são conhecimentos essenciais para a profissão. Além dessas competências profissionais, nossos alunos são cientes de sua responsabilidade social e conduta ética no mercado de trabalho.

Curso autorizado pelo MEC|Resolução CONSUNI nº 27 de 01 de setembro de 2014

  • Modalidade: Graduação EAD
  • Duração: 2 anos
  • Carga horária: 1900 horas
  • Atividades complementares: 114 horas
  • Turno: Noturno
  • Aula: Quinta-feira

INVESTIMENTO DO CURSO
Compartilhe:

Tenho Interesse

carregando...
  • Estrutura

    Com mais de 100.000m², é na sede da Unicesumar que os melhores cursos são construídos para fazer a diferença na sua vida acadêmica.

  • Reconhecimento

    Entre as 4% melhores instituições de ensino superior do Brasil.

  • Ensino
    de qualidade

    A Unicesumar possui nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, numa escala de 1 a 5.

  • Apoio presencial

    Em cada uma das unidades espalhadas pelo Brasil, o aluno pode contar com o apoio presencial de tutores.

METODOLOGIA Assista ao vídeo e entenda como funciona o curso de Gastronomia a distância da Unicesumar!

Gastronomia

Estrutura dos módulos e disciplinas

O curso de Gastronomia a distância da Unicesumar é organizado de forma modular, permitindo que os ingressos sejam, basicamente, trimestrais, totalizando quatro novas turmas durante o ano letivo, além de agrupar conteúdos inter-relacionados, de forma a garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Cada módulo é composto por três disciplinas curriculares, cada qual com 60 horas/aula distribuídas em dez semanas. Nessas semanas acontecem os momentos de autoestudo, os interativos e os presenciais obrigatórios.

gastro ESTRUTURA DOS MODULOS

gastro ESTRUTURA DISCIPLINA

 Atividades de estudo

No curso de Gastronomia, as atividades de estudo acontecem nas três semanas de aulas ao vivo das disciplinas teóricas. São baseadas no conteúdo abordado naquela semana e valem até 0,5 ponto cada, se entregues no prazo estipulado pelo calendário acadêmico. Essa atividade é composta de dez questões online, objetivas, com níveis de dificuldade crescentes.

Atividade Integrada

Nas disciplinas teóricas o aluno fará também a Atividade Integrada, que está relacionada com o conteúdo teórico das três disciplinas do módulo. Tem valor de 1,0 ponto.

MAPA

É uma atividade avaliativa, onde o aluno (a) registra, por meio de fotografias, o passo-a-passo da preparação de sua receita – que pode ser executada em casa ou no local de sua preferência - mostrando como chegou ao resultado final. Depois de tudo registrado, é só enviar pelo AVA, em modelo disponibilizado pela instituição. A atividade vale 3,0 pontos.

Estágio

Faz parte da sua matriz curricular, sendo indispensável para a aprovação e conclusão do curso. Ele é o exercício da experiência profissional, levando o aluno à interpretação da realidade. Por meio dos estágios é possível consolidar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e estabelecer a relação entre a teoria e a prática. Sendo assim, o estágio supervisionado se torna um componente curricular que proporciona ao aluno a reflexão contextualizada, dando condições para que ele se torne autor de sua própria prática.

Momentos Presenciais

Durante as disciplinas, você pode desenvolver todas as suas atividades onde preferir, através da internet. Os momentos presenciais obrigatórios são as avaliações, tanto a avaliação da disciplina, quanto provas de segunda oportunidade ou substitutivas.

 

Campus, Polos e Unidades de Apoio Presencial Encontre abaixo o Polo ou Unidade mais próximo de você | veja a lista com todos os polos »

Corpo docente de alto nível

Alexandre Gimenes da Cruz

Coordenador Alexandre Gimenes da Cruz

Bacharel em Turismo e Hotelaria.
Especialista em Gastronomia, Planejamento e Gestão Estratégica.
Mestrando em Gestão do Conhecimento nas Organizações.
Possui cursos de especialização e aperfeiçoamento em diversos institutos de renome em Gastronomia como: Escola da Arte Culinária Laurent Suaudeau, Italian Culinary Institute for Foreigns (ICIF), Instituto de Artes Culinárias Mausi Sebbes,(Buenos Aires), e The Culinary Institute of América,(Califórnia-EUA).
Possui mais de 15 anos de experiência no mercado gastronômico, com passagens por diversos restaurantes e hotéis estrelados como: Loch Fyne (Londres) Costão do Santinho (Florianópolis), Transamérica Comandatuba (Bahia) e os restaurantes Aguzzo, Parigi e Fasano (SP).
Atua como professor de Gastronomia no ensino superior desde 2005.

Profissão em Foco

No que diz respeito ao mercado de trabalho, o tecnólogo em Gastronomia desenvolve habilidades para atuar como cozinheiro, barman, sommelier, gestor de eventos e gestor de micro, pequenas e/ou médias organizações do segmento de alimentação, como restaurantes, hotéis, bares, cozinhas industriais, etc. Além disso, também está apto para abrir e gerenciar o seu próprio negócio ou ainda atuar como consultor na área de gastronomia. Dessa forma, nosso curso promove a possibilidade de trabalhar em vários segmentos da alimentação fora de casa.

INSCREVA-SE em Gastronomia Estude no melhor Centro Universitário do sul do Brasil. Inscreva-se aqui.

Quer Pagar menos?

Quer estudar a distância na Unicesumar pagando menos na mensalidade?

Conheça nossos programas