Unicesumar
Unicesumar

Curso de Bacharelado em
Serviço Social

Descubra mais

Serviço Social

Sobre o Curso A graduação em Serviço Social da Unicesumar qualifica seus alunos para trabalharem tanto em empresas como em organizações da sociedade civil e em movimentos sociais, com a competência para formular, implementar e gerenciar políticas sociais no âmbito dos direitos sociais dos cidadãos.

O curso segue as diretrizes curriculares para os cursos de Graduação em Serviço Social. Desse modo, o aluno poderá atuar nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

O Curso de Bacharelado em Serviço Social da Unicesumar  é referência de qualidade de ensino, com foco na formação generalista prepara você para atuar na elaboração, planejamento, execução e gestão das políticas públicas e privadas.

 

  • O Curso de Serviço Social Unicesumar está inserido no contexto de  uma instituição sólida que de acordo com os indicadores do MEC, tem se destacado entre os 4% das melhores IES do país.
  • Corpo docente altamente qualificado entre Doutores, Mestre e Especialistas com vasta experiência profissional no campo das Políticas Públicas.
  • Oficinas e Fóruns permanentes para alunos, supervisores acadêmicos e de campo de estágio supervisionado.
  • Eventos científicos para debate com temas de demandas contemporâneas.
  • Formação focada na perspectiva de direitos humanos e sociais e de cidadania.
  • Forte atuação em prefeituras e ONGs.
  • Participação de alunos em projetos de extensão universitária de Oficinas de Cidadania, Mediação familiar, Análise de Indicadores Sociais entre outros.

Curso autorizado pelo MEC | Resolução CONSUNI nº 23 de 05 de setembro de 2013

 

 

  • Modalidade: Graduação EAD
  • Duração: 4 anos (48 meses)
  • Carga horária: 3.320 horas
  • Atividades complementares: 100 horas
  • Turno: Matutino
  • Aula: Sábado

INVESTIMENTO DO CURSO
Compartilhe:

Tenho Interesse

carregando...
  • Estrutura

    Com mais de 100.000m², é na sede da Unicesumar que os melhores cursos são construídos para fazer a diferença na sua vida acadêmica.

  • Reconhecimento

    Entre as 4% melhores instituições de ensino superior do Brasil.

  • Ensino
    de qualidade

    A Unicesumar possui nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, numa escala de 1 a 5.

  • Apoio presencial

    Em cada uma das unidades espalhadas pelo Brasil, o aluno pode contar com o apoio presencial de tutores.

METODOLOGIA Assista ao vídeo e entenda como funciona o curso de Serviço Social a distância da Unicesumar!

Serviço Social

Estrutura do módulo e disciplinas

O curso de Serviço Social da EAD Unicesumar é organizado de forma modular, permitindo que os ingressos sejam, basicamente, trimestrais, totalizando quatro novas turmas durante o ano letivo, além de agrupar conteúdos inter-relacionados, de forma a garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

geral ESTRUTURA DOS MODULOS

Cada módulo é composto por disciplinas curriculares, cada qual com cem horas/aula distribuídas em dez semanas. Nessas semanas acontecem os momentos de autoestudo, os interativos e os presenciais obrigatórios.

Sistema e Regras de Avaliação

Para ser aprovado(a) em cada disciplina, a Unicesumar exige que você tenha a nota média mínima de 6,0 (seis) pontos. Essa nota é composta por atividades online, além da prova presencial, que ocorre durante a disciplina.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso é um trabalho acadêmico de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo relacionado ao seu curso. Ele pode ser realizado durante ou ao final do processo de formação acadêmica e, além de conhecimento específico, deve apresentar autonomia, senso investigativo, flexibilidade, entre outras qualidades. Para desenvolver um bom trabalho, é necessário que você empregue os saberes assimilados ao longo do curso e aponte uma contribuição efetiva no avanço científico e tecnológico da área escolhida.

Para concluir o curso de Serviço Social, o TCC é obrigatório.

Estágio 

O estágio supervisionado obrigatório faz parte da sua grade curricular, sendo indispensável para a aprovação e conclusão do curso. Ele é o exercício da experiência profissional que leva o aluno à interpretação da realidade. Por meio dos estágios, é possível consolidar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e estabelecer a relação entre a teoria e a prática. Sendo assim, o estágio supervisionado se torna um componente curricular que proporciona ao aluno a reflexão contextualizada, dando condições para que ele se torne autor de sua própria prática.

 

Momentos Presenciais

Durante as disciplinas, você pode desenvolver todas as suas atividades onde preferir, através da internet. Os momentos presenciais obrigatórios são as avaliações, tanto a avaliação da disciplina quanto provas de segunda oportunidade ou substitutivas.

Campus, Polos e Unidades de Apoio Presencial Encontre abaixo o Polo ou Unidade mais próximo de você | veja a lista com todos os polos »

Corpo docente de alto nível

Maria Cristina Araújo de Brito Cunha

Coordenador Maria Cristina Araújo de Brito Cunha

Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003); Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba (1990); Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1985);   Experiência docente na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, gestão de processos acadêmicos, consultora em assuntos educacionais, Coordenadora do Curso de Serviço Social do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar.

Fale com o coordenador

Profissão em Foco

O Assistente Social trabalha na área de políticas públicas com atuação no Ministério Público, Juizado da Infância e Adolescência, Promotoria Pública, Previdência Social, Saúde, Assistência Social, Educação, Habitação, Emprego e Geração de Renda, Meio Ambiente, em empresas privadas e ONG’s

A área de atuação é muito abrangente e requer profissionais especializados nos diversos segmentos dos setores da sociedade.

  • Dotado de formação intelectual, cultural, generalista crítica, propositivo, criativo.
  • Saber elaborar e realizar pesquisas, planejar e gerenciar programas e projetos sociais.
  • Atuar na perspectiva interdisciplinar,
  • intervir direto nas questões sociais formulando e implementando propostas de intervenção por meio de políticas públicas, ações empreendedoras nos espaços empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

O mercado de trabalho está sempre em alta e todos os anos são milhares de vagas ofertadas em ditais de concursos públicos nas 3 esferas de governo Municipal, Estadual e Federal.

Outro campo em larga expansão está no setor privado, em empresas, nas organizações não governamentais (ONG’s), assessoria aos movimentos sociais, no campo sociojurídico – promotorias, vara da infância e juventude, defensoria pública, além da docência no ensino superior, além dos espaços de consultoria em projetos sociais na área de  empreendedorismo e sustentabilidade social.

INSCREVA-SE em Serviço Social Estude no melhor Centro Universitário do sul do Brasil. Inscreva-se aqui.

Quer Pagar menos?

Quer estudar a distância na Unicesumar pagando menos na mensalidade?

Conheça nossos programas