Unicesumar
Unicesumar

Enade - EAD

RECOMENDE:

Perguntas Frequentes

1) O que é Enade?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos de todos os cursos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar e diploma. Os cursos são avaliados a cada três anos, divididos por área de conhecimento.
O Enade foi criado em 2004 pelo Ministério da Educação e sua aplicação está sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao MEC, cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o sistema educacional brasileiro. O objetivo do Enade é subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.
Clique aqui para acessar o site do Inep.

2) Quais os cursos participarão do Enade em 2016?

Participarão pela EAD Unicesumar, os alunos dos cursos de tecnólogo em Gestão Ambiental e Agronegócio.

3) Quando será realizado o Enade 2016?

A prova será aplicada no dia 20 de novembro de 2016, com início às 13 horas (horário de Brasília).

Não será permitido o acesso ao local de prova após as 13h (horário oficial de Brasília).

Importante!
Os estudantes que participarão do Enade deverão apresentar-se no local da prova às 12h15min horário de Brasília , para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento de identificação com fotografia, e caneta esferográfica preta ou azul.
Atenção! Não será permitida a entrada no local da prova após este horário.

4) Como o aluno fica sabendo sobre o local da prova?

A Portaria Normativa nº 05, de 09 de março de 2016, determina que o estudante realize a prova no município de funcionamento do próprio curso de graduação. Os estudantes de cursos oferecidos na modalidade de educação a distância serão alocados no município do polo de apoio presencial ao qual estejam vinculados.
Alunos EAD Unicesumar serão comunicados pela instituição por meio de: Mural de Avisos (AVA), mensagem de celular, ligação telefônica e listagem nos polos de apoio presencial. O Enade também disponibilizará um hotsite com informações completas. O local da prova é definido pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

5) Quais os estudantes habilitados a participar do Enade?

Estão habilitados a participar do Enade os estudantes do último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados. Sendo:
- estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia, que encerrarão os estudos até dezembro de 2016 ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária até o dia 31 de agosto de 2016.

6) É obrigatório fazer a prova?

Sim, a realização do Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, sendo o registro de participação condição indispensável para emissão do histórico escolar.

7) Qual a situação do estudante inscrito que não realizar a prova?

O estudante inscrito que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Inep/MEC, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação. O Enade é componente curricular obrigatório.

8) Como o estudante inscrito, que não realizar a prova, poderá regularizar sua situação junto ao Enade?

O aluno deverá justificar e comprovar sua ausência junto ao Inep/MEC. Para esta justificativa é necessário ficar atento às orientações da EAD Unicesumar.

9) No caso de ausência e envio de justificativa, o estudante está dispensado e com situação regularizada?

Não. O estudante somente será dispensado se o INEP aceitar a justificativa para a ausência, caso contrário o estudante fica em situação irregular e deverá ser inscrito na próxima edição do Enade.

10) Se o estudante troca de IES, a irregularidade desaparece?

Não. A irregularidade é do estudante, que deve ser inscrito no Enade pela IES que está vinculado no momento das inscrições para o Enade.

11) Quais são as implicações para a situação acadêmica dos ausentes que não tiverem suas justificativas aceitas?

O estudante fica impedido de colar grau até regularizar a sua situação junto ao Enade.

12) O estudante que não comparecer será automaticamente escrito pela IES na próxima edição do Enade?

Os estudantes ausentes em 2015, que não tiverem aceitas as suas justificativas, serão reinscritos automaticamente pela IES em 2016 com o status de "estudante irregular" para que possam assim, regularizar a sua situação junto ao INEP/MEC.

13) Como deve proceder o estudante inscrito em mais de um curso? (alunos matriculados em dois cursos de forma concomitante e que atendam ao critério de inscrição em ambos)

O estudante habilitado ao Enade 2016, que for inscrito em mais de um curso, deverá optar por uma das provas e comparecer ao local determinado. A confirmação de presença e participação em uma das provas, na ata de presença publicada pelo INEP, o dispensa da outra prova e sua situação fica regular em ambos.

14) Quando o aluno recebe a informação sobre o local de prova e impressão do cartão de informação do estudante?

Assim que o aluno responde o “Questionário do Estudante”, terá acesso a informação sobre o local de sua prova.

15) Qual a importância de responder o Questionário do Estudante?

O Questionário do Estudante faz parte da nota do Conceito Preliminar do Curso e seu preenchimento é obrigatório. É muito importante preenche-lo de forma completa e cuidadosa. Evitar alternativas "sem informação". O preenchimento deste questionário é on-line e os colaboradores dos polos de apoio presencial Unicesumar estão aptos a orientar os alunos.

16) Qual o período para preenchimento do Questionário do Estudante?

O período de preenchimento será divulgado, exclusivamente por meio de endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br.

ATENÇÃO: Alunos EAD Unicesumar poderão responder o questionário no polo de apoio, junto com o tutor presencial.

17) Como o estudante acessa o Boletim de Desempenho Individual?

Para conhecer sua nota no Enade, o estudante deve acessar seu Boletim de Desempenho, disponível em http://portal.inep.gov.br – Educação Superior – Enade – Boletim de Desempenho. Observe, nesse caso, as orientações para gerar senha e preencha as informações solicitadas. Importante lembrar que as informações prestadas devem estar de acordo com os dados fornecidos por sua instituição de educação superior – IES no momento de sua inscrição no Enade (inclusive sem acentuação gráfica). Caso o sistema esteja apresentando inconsistência em relação aos dados informados, entre em contato com sua IES para esclarecimentos acerca das informações cadastradas em seu nome. Após gerar senha, é possível acessar o Boletim de Desempenho no mesmo endereço eletrônico.

Lembramos que o acesso ao resultado individual obtido no Enade é restrito ao concluinte ou ingressante que tenha participado da prova, conforme legislação vigente.

O resultado não é enviado pela Unicesumar, e sim, pelo Ministério da Educação MEC.

18) Onde posso encontrar mais informações sobre o Enade?

No site do Inep (http://portal.inep.gov.br/enade) encontram-se todos os dados referentes às avaliações do Sistema Educacional Brasileiro. O coordenador e os mediadores dos cursos avaliados também estão disponíveis para esclarecer qualquer dúvida do aluno.

 

19) Qual o formato da prova?

A prova é composta por 40 questões, sendo 10 questões relacionadas à parte de formação geral e 30 à formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.

Dicas e orientações

Questões objetivas

  • Leia atentamente as instruções gerais e as instruções específicas para cada questão.
  • Distribua seu tempo em função do tipo (discursiva e objetiva) e da dificuldade das questões (inicie a prova pelas mais fáceis e não se detenha longamente nas difíceis).
  • Procure responder a todas as questões, mesmo fazendo uso de conhecimentos parciais e/ou eliminando alternativas.
  • Assinale, para revisão posterior, as questões respondidas com certo grau de incerteza.
  • Analise todas as alternativas, mesmo tendo localizado a resposta que você acredita ser a correta.
  • Certifique-se de que as marcações na folha de respostas conferem com os números das questões.
  • Analise atentamente ilustrações, figuras, tabelas, quadros, gráficos, pois constituem parte importante da questão.

Questões discursivas

  • Leia, inicialmente, todas as questões.
  • Anote as ideias principais e secundárias que vão ocorrendo durante a leitura.
  • Se atente para as instruções dadas em cada enunciado. Ordens como "Analise", "Exemplifique", "Compare", "Justifique", "Descreva", por exemplo, determinam diferentes tipos de raciocínio.
  • Faça um esquema de resposta para cada questão, conforme a instrução recebida.
  • Utilize terminologia técnica, sempre que necessário.
  • Seja consistente e sucinto em sua resposta: divagações não contribuem para a qualidade do conteúdo.
  • Releia suas respostas e acrescente detalhes, enriquecendo o conteúdo e corrigindo eventuais erros de linguagem.