Unicesumar
Unicesumar

ICETI Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação

RECOMENDE:

lab-engenharia-ambientalO laboratório é voltado para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa nas áreas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Além dos equipamentos básicos que compõe o laboratório, destaca-se o de SISTEMA DE CROMATOGRAFIA A GAS C/ ESPECTOFOTOMETRO DE MASSAS Utilizado para análise qualquer tipo de amostra pode ser analisada (sólida, líquida ou gás) com a restrição de que ela deve ter compostos voláteis. Caso não tenha a presença de compostos voláteis ou de peso molecular baixos é necessário a derivatização destas amostras antes da injeção. O equipamento permite fazer análise de amostras biológicas até substâncias voláteis em amostras de água (tais como: halometanos), pode ser utilizado também para quantificações analíticas como exames antidoping ou determinar presença de fertilizantes, defensivos agrícolas em amostras de alimentos.

projetos-de-pesquisa

Resumo do projeto:

Fabricação de novos materiais, utilizando resíduos provenientes dos setores industriais e/ou urbanos como cargas de reforço, e tendo como matriz, materiais poliméricos, cerâmicos ou metálicos.

Pesquisador Responsável:

Luciana Cristina Soto Herek Rezende

Resumo do projeto:

Avaliar a utilização peixes e seus parasitos como bioindicadores de poluentes ambientais provenientes de rios e riachos paranaenses, verificando o potencial da técnica como marcador de qualidade ambiental (biomarcadores), além de monitorar a qualidade da água em locais onde há efluentes industriais e residenciais, bem como o uso de ações com a população para evitar ainda mais o impacto desses locais.

Pesquisador Responsável:

Maria De Los Angeles Perez Lizama

Resumo do projeto:

O monitoramento dos pesticidas, especialmente nos ambientes próximos à sua aplicação, constitui um importante indicador ambiental balizador de políticas públicas e ações de controle. Assim, este trabalho tem como objetivo geral identificar, determinar e quantificar a presença de pesticidas em amostras de alimentos, águas e sedimentos, e também identificar os quadros de intoxicações provocados pelo uso pesticidas de forma direta e indireta.

Pesquisador Responsável:

Dr. José Eduardo Gonçalves

Resumo do projeto:

O objetivo da pesquisa é a síntese de óxido de grafeno, adsorção de diferentes contaminantes e a verificação da atividade bactericida deste material. Especificamente sintetizar o óxido de grafeno pelo método de Hummers modificado; sintetizar o composto híbrido de grafeno e ferrita de manganês pelo método solvotérmico; caracterizar o óxido de grafeno e o composto híbrido de ferrita de manganês e grafeno por técnicas instrumentais avançadas; testar a capacidade de adsorção de diferentes contaminantes e testar a atividade bactericida do material desenvolvido.

Pesquisador Responsável:

Drª. Natália Ueda Yamaguchi