Inspira 2022 marca o início das atividades do ano letivo para os professores

Em três dias de evento, professores participaram de mais de 20 horas de formação acadêmica transmitidas pela plataforma Zoom.

Com o mote “O docente que vive a educação, sabe construir, formar e transformar”, o Inspira 2022 reuniu, nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro, mais de 2.700 docentes do ensino presencial, a distância e também do Colégio Objetivo. O evento faz parte do calendário de ações promovidas pela UniCesumar, que tem como foco a troca de experiência, de conhecimento e de aprendizado, além de preparar toda a equipe para o início do ano letivo.

Toda a programação foi transmitida pelo Zoom e contou com a interação ao vivo dos participantes. Foram mais de 20 horas de formação acadêmica distribuídas entre palestras e talk shows. Além disso, o Inspira contou ainda com momentos culturais, com participação da Orquestra Filarmônica UniCesumar.

O reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, ministrou a primeira palestra, que teve como foco a importância de o professor ser o gestor do conhecimento. Matos também falou sobre as mudanças que a tecnologia proporciona no processo de aprendizagem. “Nós estamos mergulhados no tempo da cibercultura, que é fortemente marcada pelas tecnologias digitais. O professor é a alma da educação, mas os meios tecnológicos contribuem intensamente para que os objetivos finais sejam alcançados. A ordem agora é o mundo digital e nós temos aqui na UniCesumar uma das maiores salas digitais do Brasil: o studeo. Milhões de pessoas se conectam anualmente.”

Para o vice-reitor da UniCesumar, Wilson Filho, o Inspira contribui profissionalmente para a atuação e carreira dos docentes. “O conhecimento é o alicerce de transformação de nossas vidas e nosso desejo é que os professores vivam a educação por meio de momentos inesquecíveis, como o Inspira”.

O primeiro talkshow do Inspira 2022 teve como tema A Felicidade sob a perspectiva da ciência, ministrada por Rossandro Klinjey, escritor, Psicólogo Clínico, Mestre em Saúde Coletiva, Doutor em Psicanálise e Consultor em Desenvolvimento Humano.

DIA 2

O segundo dia do Inspira 2022 começou com formações continuadas com as temáticas de “Autonomia e Produção de conteúdos autorais e digitais”, “Canva como recurso de ensino e aprendizagem” e “A prática de construção de slides: desconstruindo o tradicional”. Já os talkshows contribuíram com informações sobre as novas formas de ensinar e aprender. O primeiro talkshow, com o palestrante Felipe Anghinoni, incentivou os professores a utilizarem a criatividade e desenvolverem novas habilidades. Já no segundo talkshow, o palestrante Alex Bretas trouxe uma conversa sobre aprendizagem autodirigida e a importância do protagonismo para a transformação.

A pró-reitora executiva de ensino presencial, Andrea Borim, destacou que toda a programação do Inspira foi planejada para agregar conhecimento e trocas de experiências entre os docentes. “Por meio das formações e talkshows, queremos inspirar nossos professores a construírem novos caminhos para a educação e garantirem a melhor formação para os nossos alunos. O objetivo principal é sempre que os nossos professores possam viver a educação”.

DIA 3

Para encerrar o último dia do Inspira 2022, o palestrante do talkshow foi o jornalista Caco Barcellos. Repórter, escritor e contador de histórias, Caco conversou com a comunidade acadêmica sobre a construção de narrativas e como isso pode contribuir com a atuação profissional dos nossos docentes e a formação dos alunos. “O melhor remédio para vencer o medo é a informação e vocês são formadores de informação. Estudar é uma forma de vencer o medo”, destacou o palestrante.

Para o pró-reitor de ensino a distância, Janis Fidelis, ser professor é um desafio em qualquer instituição e 2022 já se apresentou com novos desafios. “A UniCesumar investe com muito capricho na formação dos professores. O Inspira 2022 trouxe um olhar para o desenvolvimento da autonomia autoral digital dos docentes, preparando os professores para as competências futuras. ”

PREMIAÇÕES

Como forma de valorizar e incentivas as práticas desenvolvidas pelos docentes, o Inspira conta também com premiações. Os prêmios são divididos nas categorias: Professor Inspiração - destinado ao docente que desenvolver a melhor prática pedagógica; Professor Autor - destinado ao docente que inscrever o melhor material autoral; Professor Aprimoração -  que dá visibilidade aos docentes que se empenharam em realizar e concluir os cursos de formação continuada de forma presencial ou pela plataforma do Universo Corp; Professor Participação - aos professores que mais participaram de projetos desenvolvidos aos docentes da instituição; e Professor Presença Digital - aos professores que se utilizam das mídias sociais para publicarem conteúdos que causam reação e interação por parte dos seguidores e/ou por parte daqueles que recebem seus conteúdos de um modo geral.

Confira os ganhadores das premiações do Inspira 2022:

Professor Inspiração – Ensino Presencial

1º        Ricardo da Silveira e Silva      Prof. Inspiração          - Ciências Contábeis

2º        Douglas Roberto Ferreira      -           Direito

Professor Inspiração – Ensino a Distância