Inspirados em heróis dos quadrinhos, alunos de Publicidade e Propaganda promovem Campanha do Agasalho

Iniciativa surgiu após atividade e concurso interno do curso de Publicidade e Propaganda com participação de alunos e professores do curso

O inverno começou oficialmente na sexta-feira (21) e, pensando nisso, os estudantes do primeiro semestre de Publicidade e Propaganda da UniCesumar estão realizando uma Campanha de Arrecadação de Agasalhos. O projeto conta com a orientação da professora Tayza Rossini, da disciplina de Comunicação e Expressão. As doações podem ser feitas até sexta-feira (28), em frente à coordenação dos cursos de Humanas (Bloco 08, terceiro piso), onde foi colocada uma caixa para receber as roupas doadas.

A ideia, explica a professora, partiu de uma proposta de atividade em que seriam aplicadas questões teóricas abordadas nas aulas. Durante a atividade, foi sugerida a realização de uma ação prática que pudesse explorar as potencialidades dos alunos. Assim, foi proposta a realização de uma campanha de arrecadação de agasalhos, batizada de “Heróis do Inverno” pelos alunos.

“Infelizmente, nos últimos anos temos visto um número crescente de moradores em situação de rua em nossa Cidade. O projeto ‘Heróis do Inverno’ veio com o intuito de alcançar essas pessoas que estão à margem da sociedade. Acreditamos que simples ações colaboram para a prática de valores que estão sendo esquecidos nos dias de hoje. Um simples ‘bom dia’ pode mudar a perspectiva do valor que uma vida tem”, completa a professora Tayza.

Escolha do nome e da arte

Após a apresentação da proposta de realização da Campanha do Agasalho, os alunos foram divididos em grupos. Cada equipe ficou responsável por confeccionar propostas de artes para banners e imagens de divulgação nas redes sociais. Após essa etapa, um concurso foi realizado entre os estudantes, para escolher qual arte melhor representava a proposta do projeto.  A “banca de jurados” foi formada por professores do curso de Publicidade e Propaganda.

A arte escolhida representa a capa de uma revista em quadrinhos, trazendo o Super-Homem em destaque e estimulando o público a também ser um “herói”. O desenho, assim como o nome “Heróis do Inverno” foi criado pelos estudantes Rafael do Nascimento Vasques, Natália Rangel Baena, Lorena Santos Macedo e João Vinicius Guedes. A ideia, segundo eles, era fazer algo que chamasse a atenção do público, mas que não remetesse aos “clichês” comuns em campanhas do gênero.