O que você está procurando?

fechar

Medida possibilitará que os formandos possam concorrer às vagas do programa Mais Médicos, do Governo Federal

A Unicesumar, antecipou para a tarde dessa quinta-feira, 22, a colação de grau de mais de 101 alunos do curso de Medicina. O objetivo é permitir que os recém-formados possam concorrer às vagas do programa Mais Médicos, do Governo Federal do Brasil.

A cerimônia contou com a presença da coordenadora do curso de Medicina da UniCesumar, Ana Maria Machado Silveira, a conselheira do curso, Nilce Marzolla Ideriha, a diretora do curso, Solange Lopes, do secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Nardi, do presidente da mantenedora, Claudio Ferdinandi e do reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva.

Diante da necessidade do país, os formandos procuraram a instituição e, em uma decisão coletiva, aconteceu a antecipação da cerimônia de colação de grau. “Nós temos essa responsabilidade enquanto instituição. Partindo disso, somamos esforços junto ao Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e à Junta Militar de Maringá e conseguimos fazer a entrega dos certificados aos alunos. Agora, eles conseguirão toda a documentação em tempo hábil para se inscreverem no programa”, explica Solange Lopes, diretora do curso de Medicina na UniCesumar.

Recém-formada, Amanda Letícia Andre destaca a importância da medida. “A instituição nos ouviu e apoiou a nossa causa, possibilitando a nossa inscrição no Mais Médicos. Tanto para o governo quanto para nós, era uma medida emergencial e necessária”.

A rapidez na obtenção do registro junto ao CRM está relacionada à definição do Conselho Federal de Medicina para que os órgãos regionais atuem em esquema de força-tarefa e deem prioridade aos recém-formados, também por conta do edital do Mais Médicos.

O secretário Estadual do Paraná, Antonio Carlos Nardi, enalteceu a formação dos novos médicos. “Parabéns pela grande conquista na vida pessoal e profissional. Vocês farão a diferença para a assistência médica do Paraná e do Brasil. Desejo muito sucesso e realização profissional para todos e lembrem-se que o futuro do nosso País depende dos médicos formados hoje”.

O reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, destacou o momento de conclusão de mais uma etapa na vida dos estudantes. “Parabéns pelos sonhos que vocês tiveram lá atrás e hoje estão realizando. Espero que vocês não parem os estudos por aí e continuem sendo eternos estudantes. A partir de agora, farão a diferença em todo o nosso país e posso dizer tranquilamente que estão prontos para isso, porque na nossa instituição temos diversas ações que fazem vocês aprenderem de verdade. Boa sorte na nova caminhada”.

O Ministério da Saúde abriu as inscrições na última terça-feira e previa o encerramento no domingo. Mas, segundo o ministério, tentativas de ataques de hackers tornaram o sistema lento, o que pode ter impedido profissionais de se cadastrarem. Até a manhã desta quinta-feira, foram registradas 6.394 inscrições na seleção emergencial para substituir profissionais cubanos. Diante das intercorrências, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar o prazo para inscrição no programa até o dia 07 de dezembro.

O chamado do governo federal abre 8.517 vagas em quase 3 mil municípios e 34 distritos indígenas. O salário é de R$ 11.800. Podem se candidatar os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país.