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Objetivos
do Curso

Com a intenção de formar profissionais preparados para atuarem na sociedade, de maneira ética, humana e solidária, a UniCesumar oferece uma educação transformadora, por meio de inúmeras iniciativas que promovem a formação ideal do futuro médico. Deslize a tela para baixo e conheça mais sobre o nosso curso.

Matriz Curricular
Planejar o Desenvolvimento

Metodologias
Ativas

Projeto atual e inovador. O curso de Medicina da UniCesumar segue as Diretrizes Curriculares do MEC, que visam à formação de médicos com visão generalista e um atendimento humano na saúde. O projeto pedagógico adota as metodologias ativas de ensino-aprendizagem (PBL), o que favorece o conhecimento da realidade de saúde e a construção do compromisso social do futuro médico.

Interação Comunitária

Segundo o dicionário Aurélio a palavra “interação” ou “integração” tem entre outros sentidos “influencia recíproca”, “ação que ocorre entre duas ou mais entidades”, “ação de incorporar algo novo”.
Em nosso contexto entendemos que tem sentido de:
Trabalho colaborativo entre a Universidade e o Serviço de Saúde, em que alunos, professores, comunidade e profissionais colaboram entre si para que ocorra aprendizado significativo e de qualidade.
Articulação do Processo ensino aprendizado, nos quais os alunos são reconhecidos de forma integral, a teoria e a prática são articuladas de forma dialógica a partir da realidade social concreta e a avaliação é desenvolvida ao longo do processo de formação.

Grupos de Interação Comunitária:

  1. Serviços de Saúde e atenção Primária a Saúde – focado em Serviços de saúde e Território; e Observação Participante.
  2. Vigilância e Promoção da Saúde – focado em Grupos e Comunidade e Aprendizado no Serviço.
  3. Atenção Integral a saúde – focado em Indivíduos e famílias e Métodos clínicos centrados em pessoas.

PBL

Problem Based Learning, ou seja, Aprendizagem Baseada em Problemas.
Consiste no desenvolvimento da aprendizagem baseada em situações hipotéticas, nas quais os alunos se aprofundam na solução e compreensão do caso proposto.


Vantagens do PBL:

  • Aumento do senso de responsabilidade.
  • Incentivo aos alunos se aprofundarem no conteúdo.
  • Estímulo ao trabalho em equipe.
  • Permite e facilita a troca de informações.
  • Acesso às experiências práticas desde o início da graduação.

Habilidades Clínicas e Atitudes I Semiologia

Introduz o aluno ao aprendizado assertivo da comunicação médico-paciente. A fim de compreender as reações do paciente perante a doença e estimular a promoção da saúde, no intuito de CONSTRUIR novos significados para o cuidado, nas famílias e consequentemente na comunidade. Nesta abordagem fomenta-se a capacidade de aprender com todos os envolvidos, em todos os momentos do trabalho em saúde, respeitando o conhecimento prévio dos envolvidos e o contexto sociocultural de cada um. É ressaltada a relação profissional e ética no contato com pacientes, familiares e/ou responsáveis, estabelecendo uma relação respeitosa e valorizando o esforço de cada um, para um ambiente solidário.
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Emanuelle Marcomini

“Eu escolhi fazer Medicina na UniCesumar por conta da metodologia de ensino, o PBL. Exatamente o que eu estava procurando. O método nos ensina a estudar diariamente, com temas de acordo com os módulos, e provas orais duas vezes na semana. Uma metodologia bem versátil”. Aluna do 5º Ano de Medicina.

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