FAQ

Está com dúvida sobre o funcionamento da UniCesumar e as atividades acadêmicas neste período de enfretamento do Coronavírus? Continue a leitura e veja as respostas dos questionamentos mais frequentes. Se ainda continuar com dúvida, entre em contato com a gente pelos canais oficiais da instituição: redes sociais, 0800 604 4422, Fale Conosco aqui do Site ou pelo Studeo, se você for nosso aluno.

Como medida preventiva as atividades acadêmicas teóricas presenciais da graduação serão substituídas por atividades remotas, em razão do risco de contaminação pelo novo coronavírus, em todas as unidades presenciais da UniCesumar (Maringá, Londrina, Curitiba e Ponta Grossa) a partir de 20 de março de 2020. Já a carga horária correspondente das atividades praticas deverá ser compensada no retorno das aulas presenciais, conforme calendários específicos.

As atividades acadêmicas presenciais teóricas da graduação serão disponibilizadas na plataforma Studeo, durante o período de substituição das atividades presenciais. A participação nas atividades remotas é obrigatória para alunos e professores e contarão para o cumprimento da carga horária da matriz curricular.

As atividades remotas terão os seguintes formatos: fórum, aula gravada e materiais complementares.

Toda comunicação entre alunos e professores deverá ser realizada pelos canais oficiais fornecidos pela instituição, não sendo autorizada a utilização de redes sociais, como Whatsapp, sem prévia permissão da instituição.

A presença dos alunos será considerada mediante sua participação/interação nas atividades propostas nos Fóruns do Studeo. As avaliações serão aplicadas no retorno das aulas presenciais, mantendo-se o previsto nos Planos de Ensino de cada disciplina.

A substituição das atividades acadêmicas será por prazo indeterminado, sendo que seu término será comunicado pelos meios oficiais da instituição.

Não, todos os eventos institucionais internos e externos, assim como os eventos de terceiros a serem realizados nas dependências dos campi, principalmente aqueles previstos para os auditórios foram cancelados.

A UniCesumar instaurou um Comitê Institucional que tem acompanhado diariamente a evolução do cenário e tem proposto soluções para o eventual agravamento da crise. A Instituição tem seguido todas as recomendações e orientações da Organização Mundial da Saúde, bem como do Ministério da Saúde e das Secretarias de Estado e Município de Saúde.

Alunos que apresentem sintomas de gripe não deverão participar das atividades acadêmicas presenciais, pelo período de 3 (três) dias. O acadêmico deverá comunicar sua situação por meio do e-mail institucional da Coordenação do Curso a qual está vinculado ou requerimento no Ambiente On-line. Em casos de agravamento dos sintomas, o acadêmico deverá protocolar atestado médico, solicitando afastamento e realização de atividades domiciliares e submetendo-se aos protocolos dos órgãos de saúde.

Todos os alunos que tenham chegado de viagem do exterior encontram-se em restrição, ainda que assintomáticos, devendo comunicar sua situação por meio do e-mail institucional da Coordenação do Curso a qual está vinculado ou requerimento no Ambiente On-line, solicitando atividades domiciliares.

Alunos que tenham tido contato com suspeitos de contaminação pelo COVID-19 encontram-se em regime de restrição, pelo período de 14 dias, devendo o acadêmico comunicar sua situação por meio do e-mail institucional da Coordenação do Curso a qual está vinculado ou requerimento no Ambiente On-line, solicitando atividades domiciliares.

Atente-se aos canais oficiais de comunicação da UniCesumar para verificar novas orientações.