Unicesumar
Unicesumar

Bem-estar deve reger a experimentação animal, afirma coordenadora do Concea no Simpósio realizado na USP que comemorou os 10 anos da Lei Arouca

conceaO coordenador da Comissão de Ética na Utilização de Animais (CEUA) em ensino e pesquisa da Unicesumar, Professor Doutor Marcelo Picinin Bernuci, participou do simpósio que comemorou os 10 anos da Lei Arouca. O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, realizou o evento nos dias 13 e 14 de agosto na Universidade de São Paulo (USP).

O ministro Gilberto Kassab participou da cerimônia de abertura, e afirmou que o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) é um dos pilares da ciência no Brasil ao harmonizar os princípios éticos no uso de animais em atividades de ensino e pesquisa com a importância do desenvolvimento científico.

Aprovada em 2008, após tramitar por 13 anos no Congresso Nacional, a Lei Arouca regulamenta o uso de animais em experimentos científicos. Foi responsável pela criação do Concea, que formula normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica, bem como estabelece procedimentos para instalação e funcionamento de centros de criação, de biotérios e de laboratórios de experimentação animal. A legislação ainda trouxe como avanço a criação do Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais (Ciuca), que reúne as entidades que trabalham com experimentação animal em todo o país e conta hoje com 500 cadastros.

A Unicesumar é uma das instituições cadastradas e o CEUA-Unicesumar têm avaliado todos os projetos e planos de aula que requerem o uso de animais na instituição.