Unicesumar
Unicesumar

Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, Jun./2017 – Curitiba/PR

edneia3Professora: Edneia Aparecida de Souza Paccola

Evento: Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, Jun./2017 – Curitiba/PR

O Fórum Internacional de Resíduos Sólidos – FIRS consolida-se como o evento técnico e científico mais importante do Brasil no tema resíduos sólidos, apresentando uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial, com o propósito de difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos, provocando uma reflexão que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída.

A busca de soluções para o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos tem se constituído em desafio, tanto para o setor público como para o setor privado. Há preocupação, sobretudo no que concerne à poluição dos recursos hídricos, bem como na compreensão dos mecanismos de biodegradação da massa de rejeito e sua influência no comportamento dos aterros sanitários e, por extensão, na vida das populações.

O trabalho “Aplicação do resíduo do café no desenvolvimento de Impatiens walleriana”, apresentado pela professora Dra. Edneia Ap. de Souza Paccola (Mestrado em Tecnologias Limpas/Agronomia) com os alunos Luiz André Oliveira Rosa (Agronomia) e Lidiane Santos Nakaie (Mestrado em Tecnologias Limpas) demostrou que a borra de café embora sendo ela um resíduo de baixo valor para a sociedade pode trazer grandes benefícios para produção de Impatiens walleriana quando misturado com outros resíduos.