ICETI tem dois projetos aprovados com fomento da Fundação Araucária/CNPq

Sob a coordenação dos professores Dr. Braulio Branco e Dr. Leonardo Pestillo, dois projetos científicos foram aprovados no edital “CP 20/18: Jovens Pesquisadores – PPP” da Fundação Araucária, com apoio do CNPq. Os projetos, intitulados “Efeitos de diferentes modelos de intervenção para o tratamento da obesidade em adolescentes” e “Uso de intervenções de baixo custo em usuários de álcool e autogestão da saúde mental”, vão receber o apoio de quase 50 mil reais para o desenvolvimento.

Os professores competiram com universidades públicas e privadas de todo o Paraná, sendo que dos 8 projetos aprovados, 2 deles foram do ICETI.  Para os professores, a contemplação do edital reforça que os projetos desenvolvidos no ICETI/UniCesumar podem ser considerados inovadores e impactantes para a ciência paranaense e brasileira.

O projeto aprovado pelo professor Braulio irá mensurar o efeito de diferentes intervenções com enfoque no tratamento da obesidade em adolescentes, com a utilização de modelos conjugados e modelos isolados de tratamento. O objetivo é identificar a efetividade de cada área no tratamento da obesidade, isto é, educação física, nutrição e psicologia, de forma isolada e conjunta. Os modelos de intervenção aprovados no edital apresentam características de baixo custo e podem, futuramente, ser incorporados pelos sistemas públicos e privados de saúde.

Já o projeto aprovado do professor Dr. Leonardo visa proporcionar estratégias de custo efetivas para o tratamento do alcoolismo e manejo da gestão da saúde mental. Os projetos de pesquisa disponibilizarão 4 bolsas para alunos de iniciação científica e materiais de uso permanente e consumo para a consumação das coletas. Com duração de 24 meses, os pesquisadores pretendem submeter os resultados das pesquisas em periódicos indexados nas principais bases de dados internacionais.

Por fim, considerando que os recursos para as pesquisas são escassos nos dias atuais, a aprovação neste edital corrobora que o ICETI/UniCesumar está comprometido com pesquisas de excelência.