Professores do Mestrado em Promoção da Saúde visitam a Universidade de Loma Linda, na Califórnia, (Nov/2018)

Os professores Dra. Sônia Maria Marques Gomes Bertolini e Dr. Braulio Henrique Magnani Branco, do programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da UNICESUMAR, no dias 28, 29 e 30 de novembro, visitaram a Universidade de Loma Linda, na Califórnia.

Durante a visita conheceram a Escola de Saúde Pública, o Centro de Medicina Preventiva, o Programa de Saúde dos Adventistas, o Programa de Pós-Graduação em Nutrição, o Centro de Cuidados Preventivos, o Centro de Promoção da Saúde, Laboratórios de diferentes contextos e pesquisas em andamento. A cidade de Loma Linda na Califórnia, Estados Unidos da América (EUA), apresenta uma expectativa de vida 10 anos maior que a média dos EUA.

Em vista disso, os docentes puderam conhecer parcialmente o trabalho realizado pelos pesquisadores da referida universidade, quanto à longevidade dos moradores desse município norte americano. Dentre os pontos associados à longevidade, verificou-se que a redução do consumo de tabaco, álcool, sal, bem como a reeducação alimentar, estímulos à prática de atividade física e meditação, são elementares na promoção da saúde no decurso do processo de envelhecimento.

Adicionalmente, a cidade de Loma Linda está entre as 5 zonas “azuis” da longevidade mundiais que foram elencadas pelo National Geographic, justificando a relevância da visita dos dois professores do PPGPS/UNICESUMAR. As 5 zonas “azuis” são: a ilha de Okinawa, no Japão, a cidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), a ilha de Ikaria, na Grécia, na Sardenha (Itália) e a península de Nicoya, na Costa Rica. Assim, foram feitos diferentes contatos com os pesquisadores da Universidade de Loma Linda, com o intuito de alinhar parcerias no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.