Na prática, este bacharel projeta, constrói e gerencia a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos. É responsável pelo diagnóstico, avaliação e prevenção da poluição do ar, do solo ou da água, causada por indústrias e construção de residências em áreas vulneráveis, como encostas e mananciais. Pode trabalhar em secretarias municipais e estaduais, ou em polos industriais, na construção e na manutenção de redes de água, esgoto e coleta e disposição de lixo. Pode lidar, ainda, com a construção de sistemas de drenagem, para prevenir enchentes.
O currículo é multidisciplinar, com disciplinas das áreas das Ciências Exatas e Biológicas. Aulas de física, química e estatística alternam-se com as de ecologia, geologia, hidrologia, topografia e hidráulica. A partir do terceiro ano, começam as disciplinas profissionalizantes, como tratamento de resíduos, cálculo de emissões na atmosfera, hidráulica ambiental e recursos hídricos e a avaliação de impactos ambientais. O estágio é obrigatório, bem como a apresentação de um projeto de conclusão de curso.
Investimento | |
---|---|
Mensalidade | A definir |
O curso conta com aulas teórico-práticas nas quais os alunos alinham os conhecimentos teóricos à aplicação prática por meio de visitas técnicas e aulas de campo.
Os principais empregadores do engenheiro ambiental são as empresas de tratamento de água e esgoto, de resíduos sólidos e companhias petrolíferas. No setor privado, merecem destaque a recuperação de áreas degradadas e as ações de sustentabilidade, cobradas com ênfase cada vez maior das indústrias. Grandes construtoras e empresas de energia também demandam estes profissionais, para avaliar e prevenir o impacto ambiental nas obras e manutenção das operações de hidrelétricas e termelétricas. No setor público, as vagas estão em prefeituras e órgãos ligados ao meio ambiente. As oportunidades são maiores nas capitais e cidades de médio porte e nas regiões com maior concentração de atividades industrial e agrícola, no Sudeste e Sul.
Engenheira Civil, (UNG)
Mestre em Análise Geoambiental, (UNG)
MBA em Gestão Empresarial, (Fundação Getúlio Vargas)
Especialização em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, (Uninter).
Atuante nas áreas de Engenharia Civil, financeira, ambiental, segurança do trabalho, saúde e saúde ocupacional.
Docente nos cursos de Engenharia e Arquitetura.
Consultora de gestão empresarial com foco em desenvolvimento, empreendedorismo, gestão de pessoas e negócios.