O perfil delineado para o profissional a ser formado pelo Curso Superior em Tecnologia em Radiologia está alicerçado numa visão proativa, criativa, tecnológica, crítica e analítica do mundo das atividades típicas do profissional. Conforme o Catálogo de Cursos Superior de Tecnologia 2016 o perfil profissional de conclusão é:
O egresso do Curso Superior em Tecnologia em Radiologia – o Tecnólogo de Radiologia deverá dominar, competentemente, o conjunto de informações científicas que orientarão sua prática; desenvolverá a percepção crítica da situação de saúde loco-regional do país e do mundo; estará apto a desenvolver atividades que vinculem o ensino teórico e prático, colaborando em pesquisas de Tecnologia em Radiologia. Como campo de atuação do profissional temos hospitais, clínicas, unidades especializadas de saúde com serviços de diagnóstico por imagem e/ou radiologia industrial, radioterapia, comércio de produtos médico-hospitalares e radiológicos, assessoria e consultorias técnicas, como também em empresas que realizem dosimetria e docência em Radiologia do Ensino Superior.
Investimento | |
---|---|
Mensalidade | A definir |
O mercado de trabalho para o Tecnólogo em Radiologia está crescendo. Novos equipamentos surgem com a necessidade de profissionais habilitados para operá-los. O Tecnólogo é fundamental na produção da imagem médica, auxiliando o médico a fazer um diagnóstico mais preciso. O profissional irá atuar nos serviços de radiodiagnóstico em hospitais públicos e particulares, clínicas de radiologia, além de serviços radiológicos de outra natureza como veterinária, indústria, medicina nuclear, empresas de equipamentos radiológicos, dentre outras.
Com os grandes avanços do Diagnóstico por Imagem, com a utilização de aparelhos que fazem uso de tecnologia avançada objetivando a aquisição de imagens cada vez melhores, é notória a necessidade de atualização constante dos profissionais que os manipulam, adquirindo conhecimentos apropriados para a realização de tais tarefas.
De acordo com a pesquisa realizada no mercado de trabalho, pode-se deduzir que o setor de diagnóstico por imagem e, de radioterapia também, estão interessados em profissionais com um preparo adequado e sistematizado, que buscam aprofundar seu conhecimento teórico e visam uma formação humana mais ampla.
O profissional do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Faculdade CESUMAR tem como principal atividade preparar e operar equipamentos de diagnóstico por imagem. Estes equipamentos são fundamentais na medicina moderna, pois garantem um auxílio extra para os médicos, que podem detectar doenças através das imagens de estruturas internas do organismo. A preparação do ambiente para a realização do exame envolve o preparo de soluções químicas, a utilização de meios de contrastes radiológicos e a observação das normas de radioproteção. Também faz parte do trabalho deste profissional a preparação do paciente para exames como: mamografia, radiografia convencional, ressonância magnética e tomografia, entre outros.
Nesse sentido, a Faculdade CESUMAR tem como objetivo para o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Habilitar o profissional para atuar em vários radiodiagnósticos como na execução de tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, densitometria óssea, mamografia e radiologia digital.
Além de atividades na área da medicina nuclear e radiologia industrial Diante disso, atenta às exigências e necessidades da região onde se insere a Faculdade CESUMAR, que preza pela qualidade do ensino, dispõe de estrutura física adequada à formação de um profissional preparado para contribuir com a sociedade em que vive, com laboratórios adequados às necessidades de ensino específicas, atualização de infraestrutura de apoio (acervo bibliográfico e materiais de laboratórios), solicita a autorização do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia para atender a demanda de alunos que pretendem se inserir neste mercado promissor.