Educação Especial e Inclusão Educacional

Educação Especial e Inclusão Educacional

O curso se desenvolverá na abordagem dos conteúdos na perspectiva da inclusão social e escolar, enfatizando as singularidades e especificidades das pessoas que apresentam algum tipo de necessidade educacional especial. Tem como objetivo capacitar os pós-graduandos para o atendimento pedagógico aos alunos que apresentam algum tipo de Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento ou Altas Habilidades/Superdotação, compreendendo a organização pedagógica necessária para uma abordagem estratégica na condução de ações relacionadas ao atendimento educacional especializado aos alunos que, pelas suas características, demandam para aprender e se desenvolver, estratégias metodológicas diversificadas, recursos pedagógicos específicos, acessibilidade física/arquitetônica e curricular e adaptações curriculares significativas.

O presente curso de Especialização “Lato Sensu” justifica-se pela necessidade de profissionais da área da educação e da saúde conhecerem sobre as áreas da Educação Especial, especialmente o que diz respeito à deficiência intelectual, auditiva, visual, intelectual, múltiplas deficiências, surdocegueira, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; e ainda, o contexto das escolas especializadas, denominadas de Escolas de Educação Básica, Modalidade da Educação Especial, aprovadas pelo Parecer 07/2014, do Conselho Estadual de Educação do Paraná/CEE e o Serviço de Atendimento de Escolarização à Rede Hospitalar (SAREH).

CERTIFICAÇÃO:

O Curso de Especialização em “Educação Especial e Inclusão Educacional” atende às determinações da Resolução CNE/CES nº 1 de 8 de junho de 2007, do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior.

PÚBLICO-ALVO:

• Profissionais do setor privado ou público com formação superior em qualquer área do conhecimento, especialmente com licenciaturas, como: professores, coordenadores, supervisores, diretores de instituições de ensino; ainda psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros; que querem atuar e/ou atualizar seus conhecimentos na área da Educação Especial.

Políticas Públicas da Educação Especial: Os Atendimentos Educacionais Especializados
Relação Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, Escola e Família
Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem: Raciocínio Lógico-Matemático
Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem: Leitura e Escrita
Educação Física Adaptada
A Escola Inclusiva na Sociedade Contemporânea (Disciplina Online)
Práticas Pedagógicas: Visitas Técnicas às EEBMEE
Metodologia de Ensino: Transtornos Globais do Desenvolvimento
Intervenções Pedagógicas: Altas Habilidades/Superdotação
Metodologia de Ensino: Deficiência Física/Neuromotora
Metodologia de Ensino: Deficiência Intelectual
Metodologia da Pesquisa (Disciplina Online)
Metodologia de Ensino: Surdez
Metodologia de Ensino: Deficiência Visual
Metodologia de Ensino: Surdocegueira E Múltipla Deficiência
Organização Pedagógica e Administrativa das Escolas Especializadas - EEBMEE
Gestão de Pessoas (Disciplina Online)
Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar: Princípios Didáticos-Pedagógicos
Adaptações Curriculares e Tecnologias Assistivas
Serviço de Atendimento de Escolarização à Rede Hospitalar
Educação de Jovens E Adultos/Educação Profissional E O Mercado De Trabalho
Metodologia de Ensino (Disciplina Online)

curitiba.posgraduacao@unicesumar.edu.br

Local Curitiba
Modalidade Especialização
Duração20 meses
Carga Horária400 horas
Horários: aulas quinzenais, aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h.
18 x R$ 366,00
24 x R$ 289,00
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00

* Valores para 2020

• 12.000m² de área construída;

Coordenador Andréa de Fátima Rua Estácio

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002),
MBA em Gestão de Pessoas na Unicuritiba e mestrado em Administração pela Universidade Positivo (2009). Atualmente é docente da FAESP.
Consultora em Gestão de Pessoas e Administração na empresa Qualimaster.
Na docência tenho experiência nos cursos de Administração, Ciências contábéis, Tecnológos em RH, Gestão industria, logistica, gestão da qualidade, sendo várias disciplinas ministradas.

Fale com o coordenador

• Fotocópia autenticada do Diploma da Graduação;
  • Fotocópia RG e CPF;
  • Fotocópia comprovante da taxa de inscrição;
  • 1 Foto 3x4.
  • Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva convalidação por universidade pública autorizada.

30% DE DESCONTO PARA ALUNOS EGRESSOS* NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO**
  • (**) Desconto de 30% na pós-graduação para egressos da graduação;
20% DE DESCONTO NA PÓS-GRADUAÇÃO ***
  • (***) Benefício válido para empresas vinculadas ao programa PEIEX;
10% DE DESCONTO****
  • (****) Benefício válido para alunos residentes em municípios vizinhos.
10% DE DESCONTO *****
  • (*****) Benefício válido para funcionários de empresas conveniadas, comprovar mediante declaração de vínculo empregatício.
18 x R$ 366,00
24 x R$ 289,00