MBA em Gerenciamento e Execução de Obras

Estatísticas realizadas por institutos de pesquisa dizem que já há falta de mão de obra especializada em diversas profissões, como alguns ramos da engenharia e arquitetura. Essa falta de mão de obra representa um risco eminente de não conseguirmos fazer frente à demanda esperada por produtos e serviços. A indústria da construção civil ocupa um papel de destaque na economia brasileira, respondendo por uma fração significativa do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e com perspectivas de crescimento, conforme apontam estudos do IBGE e IPEA. Atualmente, o setor emprega mais de 4 milhões de trabalhadores e com forte tendência de aumento na oferta de empregos. Portanto, as oportunidades para o setor da construção civil são inúmeras e consistentes em longo prazo, conforme apontam os estudos.

A especialização dos profissionais nos vários ramos da construção civil tem colaborado ainda mais para a compartimentação da construção civil, dificultando aos técnicos o entendimento mais amplo do funcionamento “complexo” de uma obra. Em geral, os engenheiros que se especializam em projeto de fundações não dominam o comportamento das alvenarias; os que lidam com estruturas desconhecem detalhes do desempenho das impermeabilizações; os arquitetos têm dificuldades em entender a logística envolvida na construção, e assim por diante. Tal constatação e o fato de que muitas patologias surgem exatamente nas interfaces entre os distintos elementos da construção, aliado à preocupação contínua e crescente com a racionalização de recursos, são motivações importantes para o desenvolvimento do MBA em Gerenciamento e Execução de Obras.

PÚBLICO-ALVO:

• Portadores de diplomas de cursos de graduação em Engenharia Civil, Arquitetura e áreas correlatas, interessados em ampliar o campo de conhecimento sobre gestão na construção civil;
  • Empreendedores, gestores e coordenadores que desejam aliar competência técnica com a gerencial em empreendimentos imobiliários sob o enfoque de otimização de seus processos;
  • Superintendências, secretarias e órgãos públicos que tenham como foco a construção de empreendimentos civis, por meio da concepção integrada do planejamento, execução e controle de projetos.

Legislação e Normas Técnicas aplicadas à Construção Civil
Gerenciamento de Projetos
Noções de Segurança do Trabalho
Empreendedorismo e Inovação (Disciplina online)
Suprimentos e Logística na Construção Civil
Planejamento de Canteiro de Obras
Orçamento e Viabilidade de Empreendimentos
Responsabilidade Social e Sustentabilidade (Disciplina online)
Finanças para Gestores de Negócios em Construção Civil
Inovações na Construção Civil
Tecnologia no Concreto
Processos Construtivos
Gestão de Pessoas (Disciplina online)
Instalações Prediais
Manutenção Predial e Assistência
Projetos versus Obras: Racionalização, Compatibilização e Gestão de Projetos
Processos Executivos de Fundações e Geotecnia
Metodologia da Pesquisa (Disciplina online)

curitiba.posgraduacao@unicesumar.edu.br
    (41) 9 9141-7321 Sandra Azevedo
    (41) 9 9557-5963 Andréa

Local Curitiba
Modalidade MBA
Duração18 meses
Carga Horária360 horas
Vagas30
Horários: aulas quinzenais, aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h.
18 x R$ 731,00
24 x R$ 560,00
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00

* Valores referentes ao primeiro semestre de 2020

• 12.000m² de área construída;

Coordenador Andréa de Fátima Rua Estácio

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002),
MBA em Gestão de Pessoas na Unicuritiba e mestrado em Administração pela Universidade Positivo (2009). Atualmente é docente da FAESP.
Consultora em Gestão de Pessoas e Administração na empresa Qualimaster.
Na docência tenho experiência nos cursos de Administração, Ciências contábéis, Tecnológos em RH, Gestão industria, logistica, gestão da qualidade, sendo várias disciplinas ministradas.

Fale com o coordenador

• Fotocópia autenticada do Diploma da Graduação;
  • Fotocópia RG e CPF;
  • Fotocópia comprovante da taxa de inscrição;
  • 1 Foto 3x4.
  • Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva convalidação por universidade pública autorizada.

30% DE DESCONTO PARA ALUNOS EGRESSOS* NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO**
  • (**) Desconto de 30% na pós-graduação para egressos da graduação;
20% DE DESCONTO NA PÓS-GRADUAÇÃO ***
  • (***) Benefício válido para empresas vinculadas ao programa PEIEX;
10% DE DESCONTO****
  • (****) Benefício válido para alunos residentes em municípios vizinhos.
10% DE DESCONTO *****
  • (*****) Benefício válido para funcionários de empresas conveniadas, comprovar mediante declaração de vínculo empregatício.
18 x R$ 731,00
24 x R$ 560,00