Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial

Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial

As doenças e transtornos mentais afetam mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), entre 75% e 85% das pessoas que sofrem desses males não têm acesso a tratamento adequado. No Brasil, a estimativa é de que 23 milhões de pessoas passem por tais problemas, sendo ao menos 5 milhões em níveis de moderado a grave.

A opção por uma educação generalista na graduação impõe a necessidade de complementar a formação de psicólogos e profissionais da saúde para a prática em saúde mental, bem como a demanda social para atendimento em saúde mental significativa, conforme dados apresentados acima, adicionadas à carência de profissionais tanto no âmbito do magistério superior quanto no envolvimento com pesquisas, acarreta avanços na área da saúde mental. Neste sentido, propomos um curso consistente, com professores reconhecidamente capacitados, que contemple o diálogo com outras áreas do conhecimento científico (Ciências Sociais, Medicina, Educação, Filosofia, Arte, entre outras), tanto para ampliar a compreensão das condições de vida do ser humano na atualidade, como para favorecer o desenvolvimento de novas modalidades de intervenção clínica e de extensão à comunidade: diagnósticos, intervenções terapêuticas com crianças/adolescentes/adultos em centros de saúde, ambulatórios, hospitais, creches, clínicas especializadas, entidades de atendimento a portadores de deficiências físicas e/ou mentais, juizado de menores, juizado de família.

Determinantes Históricos e Conceituais do Campo da Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial
Atenção Primária à Saúde: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde na Família (ESF), CAPS, NASF, Teorias e Práticas de um Novo Modelo de Atuação
Fundamentos da Psicopatologia, Classificação Diagnóstica – CID e DSM
Descrição dos Principais Quadros em Saúde Mental: Transtornos e Doenças Mentais
Saúde Mental na Infância e Adolescência
Saúde Mental e Deficiência
Saúde Mental e Envelhecimento
Saúde Mental e Quadros Orgânicos
Processos Sociais e Saúde
Saúde Mental e Dependência Química
Psicofármacos: Tipos, Classificação, Mecanismos de Ação, Interação e Efeitos Colaterais
Terapias Emergentes: Arteterapia, Equoterapia, Musicoterapia
Construção do Projeto Terapêutico
Organização e Gestão nos Serviços de Saúde Mental
Metodologia da Pesquisa (Disciplina online)

curitiba.posgraduacao@unicesumar.edu.br

Local Curitiba
Modalidade Especialização
Duração400h

• 12.000m² de área construída;

• Fotocópia autenticada do Diploma da Graduação;
  • Fotocópia RG e CPF;
  • Fotocópia comprovante da taxa de inscrição;
  • 1 Foto 3x4.
  • Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva convalidação por universidade pública autorizada.

15% DE DESCONTO PARA ALUNOS EGRESSOS*
10% DE DESCONTO **
  • (**) Benefício válido para funcionários de empresas conveniadas, comprovar mediante declaração de vínculo empregatício.