Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial

Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial

As doenças e transtornos mentais afetam mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), entre 75% e 85% das pessoas que sofrem desses males não têm acesso a tratamento adequado. No Brasil, a estimativa é de que 23 milhões de pessoas passem por tais problemas, sendo ao menos 5 milhões em níveis de moderado a grave.

A opção por uma educação generalista na graduação impõe a necessidade de complementar a formação de psicólogos e profissionais da saúde para a prática em saúde mental, bem como a demanda social para atendimento em saúde mental significativa, conforme dados apresentados acima, adicionadas à carência de profissionais tanto no âmbito do magistério superior quanto no envolvimento com pesquisas, acarreta avanços na área da saúde mental. Neste sentido, propomos um curso consistente, com professores reconhecidamente capacitados, que contemple o diálogo com outras áreas do conhecimento científico (Ciências Sociais, Medicina, Educação, Filosofia, Arte, entre outras), tanto para ampliar a compreensão das condições de vida do ser humano na atualidade, como para favorecer o desenvolvimento de novas modalidades de intervenção clínica e de extensão à comunidade: diagnósticos, intervenções terapêuticas com crianças/adolescentes/adultos em centros de saúde, ambulatórios, hospitais, creches, clínicas especializadas, entidades de atendimento a portadores de deficiências físicas e/ou mentais, juizado de menores, juizado de família.”

OBJETIVOS:

“Capacitar profissionais de saúde e áreas afins para a atuação em saúde mental, quanto o atendimento, planejamento e gerenciamento na atenção em saúde mental e suas psicopatologias, capacitando-os nos processos de transformação da assistência psiquiátrica brasileira através das políticas públicas.
De forma que possibilite conhecimento teórico e prático a respeito dos diferentes dispositivos de saúde mental, para uma atuação crítica e reflexiva sobre sofrimento psíquico, possibilitando a aplicação de técnicas adequadas e validadas para o tratamento em saúde mental, enfrentando os desafios do trabalho em rede de atenção psicossocial.

PÚBLICO-ALVO:

O curso é destinado a profissionais Graduados em Ciências da Saúde, bem como, Enfermagem, Psicologia, Assistência Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Farmácia, Educação Física, Pedagogia, Musicoterapia, Psicopedagogia e demais profissionais que desejam atuar em saúde mental.

Determinantes Históricos e Conceituais do Campo da Saúde Mental 30
Descrição dos Principais Quadros em Saúde Mental: Transtornos e Doenças Mentais 30
Saúde Mental e Atenção Psicossocial 30
Psicopatologia: Fundamentos da Psicopatologia, Classificação Diagnóstica – CID e DSM 30
Avaliação Neuropsicológica e Psicológica em Saúde Mental 30
Psicopatologias, Psicodiagnóstico e Psicofarmacologia 30
Bioética, Legislação e Contratos 30
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 30
Terapias Emergentes: Arteterapia, Equoterapia, Musicoterapia 30
Processos Sociais e Saúde 30
Saúde Mental na Infância e Adolescência e Saúde Mental e Envelhecimento 30
Tópicos Avançados 30

curitiba.posgraduacao@unicesumar.edu.br
    (41) 9 9141-7321 Sandra Azevedo
    (41) 9 9557-5963 Andréa

Local Curitiba
Modalidade Especialização
Duração18 meses
Carga Horária360 horas
Horários: Quinzenalmente às Sextas (das 19h às 23h) e Sábados (das 08h às 12h e das 13h às 17h) e, 18 meses ou Semanalmente às Segundas, terças e quartas (das 19h às 23h) em 11 meses.
Entrada de R$ 400,00
18 R$ 534,00
24 R$ 410,00

* Valores para os alunos que iniciarem os cursos em Março de 2021

• 12.000m² de área construída;

Coordenador Andréa de Fátima Rua Estácio

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002),
MBA em Gestão de Pessoas na Unicuritiba e mestrado em Administração pela Universidade Positivo (2009). Atualmente é docente da FAESP.
Consultora em Gestão de Pessoas e Administração na empresa Qualimaster.
Na docência tenho experiência nos cursos de Administração, Ciências contábéis, Tecnológos em RH, Gestão industria, logistica, gestão da qualidade, sendo várias disciplinas ministradas.

Fale com o coordenador

• Fotocópia autenticada do Diploma da Graduação;
  • Fotocópia RG e CPF;
  • Fotocópia comprovante da taxa de inscrição;
  • 1 Foto 3x4.
  • Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva convalidação por universidade pública autorizada.

30% DE DESCONTO PARA ALUNOS EGRESSOS* NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO**
  • (**) Desconto de 30% na pós-graduação para egressos da graduação;
20% DE DESCONTO NA PÓS-GRADUAÇÃO ***
  • (***) Benefício válido para empresas vinculadas ao programa PEIEX;
10% DE DESCONTO****
  • (****) Benefício válido para alunos residentes em municípios vizinhos.
10% DE DESCONTO *****
  • (*****) Benefício válido para funcionários de empresas conveniadas, comprovar mediante declaração de vínculo empregatício.
Entrada de R$ 400,00
18 R$ 534,00