Curso Bacharelado em
Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica)
indisponível

Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica)

Sobre o Curso A profissão do Engenheiro de Controle e Automação - Mecatrônica dimensiona, implementa e opera sistemas, em que componentes e equipamentos mecânicos e computacionais interagem em processos produtivos que garantam o padrão de qualidade dos produtos fabricados.

A criação de máquinas robotizadas e sistemas automáticos de segurança são alguns produtos que podem ser construídos por esta área da engenharia. Diante destas características e para melhor preparar os alunos, o curso de Engenharia de Controle e Automação da Unicesumar oferece ótima estrutura física nos laboratórios, aulas práticas desde o primeiro ano, cursos de nivelamento, monitorias, desenvolvimento de projetos integradores, com possibilidade de registro de patentes, participação em exposições tecnológicas e visitas técnicas orientadas.

Esta área da engenharia enfatiza os trabalhos práticos em laboratório, com o objetivo de permitir que o estudante aplique a teoria vista na sala de aula em problemas reais de engenharia. Com isso, o curso da Unicesumar oferece, também, estágios supervisionados em empresas conceituadas na área.

Turno Matutino / Noturno
Vagas 100 / 100
Duração 5 anos
Matutino Noturno
Portaria n° 254 de 12/04/2018 - DOU de 13/04/2018
Mensalidade R$ 1.131,00

* Valor com desconto promocional de 30%, já aplicado até a conclusão do curso, para ingressantes em 2019. Em 2020, os valores poderão ser reajustados.

A Prática

O curso aplica na prática os conceitos teóricos transmitidos em sala de aula. Prepara os alunos para o ambiente real de trabalho em laboratórios diferenciados nas seguintes áreas:

• Física;
  • Química;
  • Eletrônica Aplicada;
  • Eletrônica de Potência;
  • Acionamentos Elétricos;
  • Instalações Elétricas;
  • Geração de energia Eólica;
  • Geração de energia Solar fotovoltaica;
  • Distribuição de Energia;
  • Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos;
  • Processos de fabricação mecânica;
  • Informática industrial e redes Fieldbus (redes industriais);
  • Informática aplicada;
  • Desenho técnico (prancheta e computador).

Além das aulas práticas, os alunos participam todos os anos da Mostra Tecnológica; feira industrial que reúne todos os alunos em uma exposição de projetos que permite a difusão do conhecimento obtido ao longo da formação e o contato com as empresas locais que participam do evento.

O curso atende ao preconizado pelas diretrizes nacionais do Ministério da Educação e aos critérios estabelecidos pelo CREA/CONFEA, conferindo, ao profissional formado, a possibilidade de registro junto ao CREA-PR.

PROFISSÃO EM FOCO

imagem temporario [ está imagem será substituida ]

O mercado encontra-se em expansão, apresentando excelente demanda nas áreas: metalmecânica, agroindustrial, sucroalcooleira, automobilística, eletroeletrônica, computação/informática, docência, inovação tecnológica e de empreendedorismo.

O Engenheiro de Controle e Automação (Mecatrônico) formado pela Unicesumar pode atuar nas seguintes áreas:

• Projetar, gerenciar e operar equipamentos utilizados nos processos produtivos das indústrias em geral;
  • Programar máquinas, integrar softwares aos processos industriais;
  • Dimensionar ou redimensionar e manter os sistemas e equipamentos já instalados;

Atribuir inteligência de tomada de decisão a processos automáticos.

Coordenador Carlos Henrique Vici

Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Londrina, com formação Pedagógica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mestre em Física Nuclear pela Universidade Estadual de Londrina.
Título de Reconhecimento Público pela Câmara Municipal de Londrina por serviços prestados a coletividade.
Fellow pela ABDL/LEAD International no Programa de Lideranças na Área de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade.
Atua em pesquisas que buscam soluções para problemas ambientais e responsabilidade social.
Vencedor do Prêmio Top de Marcas Sustentabilidade em 2011, entre outros prêmios na área educacional e da sustentabilidade.
Com 26 anos de experiência na área educacional, sendo que dos 11 últimos anos como gestor educacional focado em promover do ensino de qualidade. Fazer da Educação efetivamente a ferramenta de transformação social, com responsabilidade, ética e sustentabilidade. Gestão sobre processos acadêmicos e administrativos por meio de planos de ação com implantação de radares acadêmicos, administrativos, comerciais e setoriais de modelos 5W2H. Ações fortalecendo a participação responsável de todos os envolvidos no processo educacional gerando sustentabilidade e eficiência na entrega de resultados operacionais e acadêmicos com excelência por intermédio de inovações tecnológicas e sociais.

Fale com o coordenador

Bolsas e Financiamentos

FIES, Prouni, PAI e muito mais. Financie até 100% do curso superior, pagando no máximo R$ 150,00 por trimestre. Saiba mais

Formas de Ingresso

O universo do conhecimento começa aqui. Selecione sua categoria e saiba como ingressar.

Transferência Portador de Diploma Reabertura de Matrícula
Mensalidade R$ 1.131,00